À solução para essa pergunta está em 3 letras: “APIApplication Programming Interface, ou em português Interface de Programação de aplicações.

Sua função é basicamente realizar uma conexão com aplicações permitindo, assim, à utilização das mesmas, pelos mais variados nichos de mercado, bem como por empresas de todos os tamanhos.

Tal tecnologia resultou em evolução de diversos sistemas e ferramentas. As API’s proporcionam uma integração entre sistemas, que portam linguagens completamente diversas, de forma ágil e segura.

As possibilidades apresentadas pelo uso da API vêm disponibilizando aos desenvolvedores de software e aplicativos à vantagem em poder conectar tecnologias dissemelhantes, como divergentes bancos de dados. Além disso, há a possibilidade de permitir que funcionalidades e ferramentas de determinado software, aplicativo ou plataforma sejam utilizados em outros, sem dificuldades.

Você já deve ter notado que o uso desta tecnologia é muito benéfico. No entanto trouxemos mais algumas razões para lhe convencer disso.

  • Segurança:

À disponibilização das informações via API é realizada de maneira extremamente segura. Isso acontece porque elas criam uma espécie de filtro do qual permite à passagem de apenas um conjunto específico de informações, definido pela empresa proprietária das aplicações.

  • Redução no volume de dados

Como já mencionado, tal tecnologia possibilita à integração de forma específica, vinculando apenas as informações realmente importantes para o seu negócio. Fazendo com que haja uma otimização de performance da plataforma. Essa restrição de manipulação de dados desnecessários proporciona maior aproveitamento das informações. A grande vantagem é não ocupar os sistemas com dados supérfluos.

  • Realizar acompanhamento de acessos

À API lhe fornece à possibilidade de obter uma perspectiva detalhada referente à informações de acesso, como quem acessou, quando foi acessado, onde e o que foi consultado.

  • Agilidade

Com a API,  é possível integrar o seu CRM, tornando o seu processo mais ágil. Desta forma não há à necessidade de de acessar vários sistemas, visto que todas as informações que você necessita estarão todas em seu CRM, por meio da integração com à API.

Basicamente à API é uma integração dinâmica, com atualizações constantes, entre sistemas. Tal invenção tecnológica foi um grande avanço na comunicação e trocas de informações empresariais.

Por conta disso nós da LogComex disponibilizamos à nossa API à você, desta forma você pode ter todas as informações do cenário de comércio exterior em tempo real e diretamente em seus sistemas, de forma simplificada. Entre em contato conosco para saber mais!