Complexo Portuário registrou 5% de aumento no total de cargas movimentadas

Complexo Portuário registrou 5% de aumento no total de cargas movimentadas.

Oficialmente de acordo com seu relatório final de estatísticas, 86 escalas foram registradas, sendo 20 escalas na APM Terminals e totalizando a movimentação de 1.196.888 toneladas. Na movimentação total de cargas no período dos oito primeiros meses deste ano, ou seja, de janeiro a agosto houve um crescimento de 5% no complexo e no porto público, em específico a margem direita do Rio, na APM Terminals, registrou-se um aumento de 10%.

Na movimentação total do complexo no segmento de cargas contêinerizadas no mês de agosto foi registrado 109.030 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), e na APM Terminals 23.053 TEU’s com registro de 8% de aumento no mês.

Ainda no somatório de janeiro a agosto deste ano, o complexo portuário movimentou 8.161.178 toneladas, sendo 1.414.513 na APM Terminals. Quanto ao número de TEU’s, que foram movimentados, agosto encerrou com 735.321 unidades, sendo 135.023 na área da APM Terminals.

Mesmo havendo o cancelamento de 4 escalas de navios devido a ocorrência de fortes ventos e ondas acima do limite, a impraticabilidade da barra não registrou baixo desempenho na movimentação de agosto, “Estes cancelamentos se deram por motivos de mudanças de rota do Armador e não influenciaram nas operações, portanto, neste mês tivemos a melhor movimentação portuária deste ano em termos de cargas conteinerizadas, tornando-se característico de períodos de segundo semestre indicando um crescimento no total do complexo em 10% ou 11% até o final do ano caso não ocorrer nenhum incidente de percurso” lembra Héder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí.

No Terminal PORTONAVE, 61 escalas foram registradas no mês de agosto e sua movimentação total de cargas foi de 947.939 toneladas com 85.977 TEU’s movimentados, representando um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram contabilizados 429 escalas no acumulado do ano no terminal de Navegantes.

Os demais terminais privativos registraram as seguintes movimentações de navios e cargas no mês de agosto: BRASKARNE (2 escalas) com 6.698 toneladas e crescimento de 17% – TEPORTI (1 escala) com 6.471 toneladas e crescimento 150% – POLY TERMINAIS (1 escala) com 873 toneladas e aumento de 100% , todos tendo como base na movimentação de cargas em relação ao mesmo período de agosto do ano passado.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, essa projeção é positiva até o fim do ano caracterizando-se aumento na movimentação do complexo portuário, “O crescimento deste mês de agosto foi na ordem de 5% e demonstra que a tendência até o final do ano é de termos números superando no total de toneladas e contêineres de 20 pés acima do mesmo período do ano passado, pois até o momento já se demonstra um crescimento no acumulado em 11%. Creio que poderemos chegar a ultrapassar a marca de 1 milhão e 200 mil TEU’s (contêineres)”, destacou Salles.

Na totalização da movimentação da balança comercial, agosto destacou ainda 64% no sentido de cargas exportadas e 36% de cargas importadas do comércio exterior de Santa Catarina, elevando a uma cifra de 1,2 Bilhões US$ com um crescimento de 7,9%.

Confira o relatório completo de estatísticas referentes ao mês de agosto de 2017 aqui.

Fonte: Informativo dos Portos

 

[mc4wp_form id=”31″]