Conheça as 10 tendências de consumo para 2018

Segundo a Euromonitor Internacional, empresa responsável por pesquisas tendenciais globais de consumo, 2018 terá o fortalecimento da economia global, e consequentemente, um aumento no consumo de bens e serviços. Contudo, as escolha e comportamento das pessoas estão passando por mudanças, que continuarão a influenciar as decisões de negócios das empresas, sendo que a tecnologia e acesso à internet terão um papel fundamental nesse aspecto.

Os avanços tecnológicos estão permitindo que os consumidores conheçam mais sobre si mesmos e suas origens. O desejo por algo único e a busca pela verdadeira autenticidade estão impulsionando a customização à um novo nível permitindo que os consumidores façam parte do processo de produção dos produtos. Não podemos esquecer que a globalização está aumentando a conscientização dos problemas de âmbito global, instigando pessoas a assumirem fortemente suas responsabilidades com a sociedade e o meio ambiente.

 

 

Conheça abaixo as 10 tendências globais de consumo, segundo a Euromonitor.

1 > Vida limpa: Consumidores estão adotando um estilo de vida mais clean e minimalista, no qual a moderação e integridade são palavras chave. Resquícios da geração “straight edge” se aplicam aos consumidores que tiveram acesso à educação superior e que cresceram em meio a fortes recessões econômicas, terrorismo, e turbulências políticas.

2 > Os Inquilinos: Preocupados com a comunidade, preferem aluguel, fazendo do consumo ostentoso uma coisa do passado. A rejeição de bens materiais em prol das experiências e um estilo de vida mais livre são tendência que continua a se desenvolver e se espalhar pelo mundo.

3 > A Cultura da Reinvindicação: Seja colocando suas reclamações no Twitter, espalhando mensagens virais pelas redes sociais ou participando de petições online, consumidores estão dando voz às suas opiniões. O “ativismo hashtag”, embora não seja tão novo, vem ganhando força à medida que as pessoas tenham acesso à internet e redes sociais. E agora é chegada a vez das empresas ouvirem.

4 > Está no meu DNA: A crescente curiosidade das pessoas sobre sua composição genética – que os fazem tão especiais – e a busca por personalização dos produtos/serviços de saúde e beleza estão alimentando a demanda. Os consumidores alvos vão desde aquele que “se preocupam com seu bem-estar” até aqueles que buscam entender suas origens e os fanáticos por nutrição e vida fitness.

5 > Empreendedores Adaptativos: estão buscando mais flexibilidade e preparados para assumir riscos. Os Millennials – principalmente – possuem uma natureza empreendedora, deixando de lado a rotina “das 9 às 17h” e buscando uma carreira que ofereça mais liberdade.

6 > Vejo do meu Quarto: Em 2018, a percepção e realidade se conectam, mesclando imagens digitais com o espaço físico. Consumidores poderão visualizar os produtos antes de comprá-los, seja nas lojas físicas ou pelo e-commerce. A sofisticação dos celulares em 2017 abriu portas para mais funcionalidades, envolvendo a tecnologia de realidade aumentada.

7 > Consumidores Detetives: Com uma maior agitação política em 2017, a desconfiança dos consumidores está crescendo e gerando maior envolvimento emocional e ações por parte deles. Cansados de ouvir retóricas vazias e palavras tranquilizadoras, eles buscam conhecer os detalhes sobre a produção e distribuição dos itens.

8 > Co-Living: A tendência de co-living floresceu entre os Millennials e entre os consumidores acima dos 65 anos. As pessoas dividem uma habitação e compartilham os mesmos interesses e valores. Essa tendência nasceu dos centros urbanos que abraçaram a economia compartilhada como um estilo de vida.

9 > I-Designers: O desejo de alcançar a verdadeira autenticidade está impulsionando a personalização a um outro nível em 2018, transformando os consumidores em criadores, permitindo que eles participem do processo de design e produção dos produtos.

10 > Os Sobreviventes: Dez anos após a crise de crédito, que iniciou a Grande Recessão, a mentalidade superficial dos consumidores permanece inalterada. Apesar das economias terem melhorado, com aumento da renda e queda do desemprego, a disparidade entre o rico e o pobre muito visível. Aqueles que se encontram presos entre os baixos salários/escassos benefícios governamentais e os altos custos de vida continuam lutando para lidar com a austeridade.

 

 

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores. Você pode ler na íntegra o relatório de tendências clicando aqui.