Entenda a importância da logística 4.0 e como se adaptar a ela com a ajuda da Logcomex

Importância da Logística 4.0 e como se adaptar

Nos últimos anos, o volume de mercadorias movimentado ao redor do mundo aumentou exponencialmente. Entretanto, paralelamente, a infraestrutura logística do Brasil não evoluiu, causando um enorme gargalo nas relações de consumo. Na perspectiva dos envolvidos nos processos de supply chain, que lidam com grandes quantidades de produtos, estes certamente são mais flexíveis para adequarem-se aos avanços tecnológicos que beneficiam as suas empresas – e, consequentemente, à Logística 4.0

Assim, conseguem avaliar sua operação, acelerar o processo e ter maior controle. Por outro lado, fato é que o produto é submetido a um fluxo complexo até chegar ao destino final. Essa complexidade é, em parte, devido à dificuldade de obtenção e processamento da informação em toda a cadeia de produção. 

Leia mais: Quais são as vantagens da tecnologia na cadeia logística?

Nesse sentido, nada melhor do que uma solução segura para resolver esse problema que atinge quase que de maneira unânime as empresas no Brasil e no mundo. 

Afinal, a adequação das empresas a sistemas tecnológicos automáticos gera resultados extraordinários, diminuindo o tempo de produção e aumentando os lucros. Venha conhecer a Logística 4.0. 

O que é a Logística 4.0 

Teóricos da administração definem a Logística 4.0 como a integração de toda a cadeia de produção (desde a matéria prima até o consumidor final) à tecnologia.

Significa dizer que, por meio de um sistema centralizado e conectado a todas as etapas logísticas, é possível receber, processar e trabalhar — corrigindo e reenviando os dados pertinentes à operação. 

Evolução da Logística 4.0 

Desde a Revolução Industrial, o surgimento da máquina impactou nas relações de distância e tempo e suas transformações

Com isso, viu-se também a denominação (atrelada à evolução da Indústria) das evoluções da Logística desde a  0, 1.0, 2.0, 3.0 até chegar na que vivenciamos atualmente, a Logística 4.0. 

A essa última, presente desde 1980, dá-se também o nome de Era do Supply Chain — que integra os processos à tecnologia e à rede

Objetivo da Logística 4.0 

A Logística 4.0 tem por objetivo a integração intensa de toda a cadeia a processos automatizados, obtendo-se a otimização do processo produtivo, de tal modo a beneficiar tanto a empresa como o destinatário final. 

Leia mais: 5 motivos imbatíveis para automatizar seus processos no comex

Pelo lado da empresa, ao otimizar o processo, o sistema pode diminuir custos – como estoque e funcionários — e aumentar a produção.

Por outro lado, o destinatário final recebe o benefício de mais agilidade na entrega, serviço customizado e, assim, satisfação

Pilares da Logística 4.0 — e como a Logcomex apoia cada um deles

Em toda boa estrutura existem alicerces muito bem trabalhados, que são fundamentais para um funcionamento perfeito do conjunto, para que tudo funcione com perfeita fluidez. 

Vejamos, portanto, quais são as pilares da Logística 4.0 logo abaixo e como a Logcomex apoia cada um deles. 

Cloud Computing 

Trata-se da substituição de drivers, tecnologia de armazenamento e processamento físicos (como pen-drives e HD) por serviços virtuais.

Eles entregam a mesma funcionalidade, mas com melhorias. Afinal, permitem contratar somente o necessário e pelo melhor preço, com maior comodidade, liberdade e segurança. 

O cloud computing, aliás, tem se mostrado um excelente recurso para hospedar ferramentas SaaS (Software as a Service), para garantir acesso facilitado, seguro e democrático aos sistemas indispensáveis para a fluidez de processos — incluindo os logísticos.

Esse é o caso, por exemplo, da plataforma de visibilidade avançada em tempo real da Logcomex. Com ela, é possível integrar a logística e toda a cadeia de suprimentos com eficiência, sem precisar instalar nenhum sistema.

Basta usar um dispositivo com acesso a internet para acessar com praticidade as informações necessárias para o funcionamento das operações.

Internet das Coisas (Internet of Things — IoT) 

Pode-se definir IoT como a conexão de todo e qualquer objeto físico à tecnologia – por meio de sensores, softwares e integração à TI (Tecnologia da Informação). 

Isso faz com que esses objetos tornem-se passíveis de gerar dados computacionais capazes de serem integrados com outros sistemas e manuseados através da internet.  

Para empresas que importam produtos do exterior para abastecer a produção, por exemplo, o LogManager permite o rastreamento em tempo real de navios na logística internacional e aduaneira. Bem como o transporte rodoviário das remessas, garantindo visibilidade de uma ponta à outra.

Machine Learning 

Como o próprio nome sugere, Machine Learning diz respeito ao aprendizado de máquinas propriamente dito

Ou seja, o equipamento já integrado com o sistema é capaz de obter dados, processá-los e aprender sozinho a obter o melhor comando a ser tomado para cada situação

Nesse sentido, o LogManager combina Inteligência Artificial e Machine Learning para gerar estimativas precisas da chegada até a entrega dos seus produtos.

Otimização de estoque 

Considera-se otimização de estoque a somatória de práticas recomendadas, com a finalidade de melhorar o fluxo de mercadorias, reduzindo estoque e, assim, custos

Nesse sentido, observa-se a previsibilidade da quantidade manuseada e as possíveis aptidões para demandas maiores em tempo hábil de processamento

Em outras palavras, estoques grandes e em excesso tornam-se negativos para a empresa. 

Nesse contexto, o LogManager auxilia trazendo os tempos médios de entrega dos insumos importados. Com base nisso, é possível planejar as novas aquisições com maior assertividade.

Big Data 

De maneira geral, a todas as informações geradas e coletadas em quantidades imensas, com todas as ferramentas integradas, dá-se o nome de “dados”. Os profissionais de TI manuseiam todos esses dados, o que definimos como Big Data

Eles são capazes de processar e manusear esses dados através de softwares específicos e, assim, convertê-los em informações úteis e decifráveis

Benefícios de se adaptar à Logística 4.0 usando o LogManager

Certamente são inúmeras oportunidades que surgem ao implementar um sistema de logística com tecnologia de ponta. 

Isso porque possibilita uma relação mais próxima dos envolvidos — desde as empresas até o destinatário final — de modo que a Logística 4.0 vem quebrando barreiras ao proporcionar os seguintes benefícios: 

Previsibilidade de demandas 

O fato de prever as operações futuras e inseri-las no planejamento anual é um dos benefícios mais tangíveis da Logística 4.0. Isso se dá através do manuseio de dados, estruturando e modelando o sistema continuamente. 

Aliás, com o LogManager, é possível utilizar o histórico da ferramenta para prever quando será necessário realizar novos pedidos e quanto tempo será necessário para receber os produtos.

Assim, evita-se a quebra de estoque e a interrupção da linha de produção — eventos tão prejudiciais para a performance da empresa. E que, além disso, impacta negativamente a receita da empresa, trazendo custos financeiros extras.

Melhor roteirização 

Ao utilizar o sistema plenamente integrado, é possível verificar o melhor roteiro a ser seguido, a fim de obter um melhor aproveitamento do tempo, dos equipamentos e dos profissionais

Dessa forma, é possível roteirizar eficientemente todos os processos e horários, gerando automaticamente um estilo de processo com o melhor custo-benefício

Com o LogManager, o acesso ao histórico de rotas utilizadas para entrega das cargas permite entender os tempos médios de cada uma e selecionar a mais ágil (e com melhor custo-benefício) para sua operação.

Economia em processos operacionais 

Outro ponto significativo é a redução nos custos operacionais, que são estruturados para funcionarem apenas o suficiente. 

O intuito é viabilizar a execução pontual de cada etapa do processo e sequenciando etapas com a melhor velocidade e força. 

Isso possibilita benefícios como a diminuição de perdas, erros ou atrasos, levando à economia nos custos operacionais

Neste quesito — como vimos — os algoritmos que compõem o LogManager ajudam na redução de custos decorrentes de quebras de estoque e interrupções na produção. Isso porque, com a plataforma, é possível saber em tempo real sobre alterações na data de chegada, permitindo a aplicação de ações para reduzir impactos negativos na cadeia de suprimentos.

Mais eficiência operacional 

Por eficiência, queremos dizer maior rendimento com o menor tempo, nesse quesito, a melhora na integração operacional é excelente. 

Afinal, adquirir dados constantemente, através de seus diversos sensores, proporciona uma análise do processo com exatidões de gargalos, tempos de processo e demandas.

Isso permite, igualmente, observar o funcionamento, criticar as variações e corrigir o sistema. Automaticamente, gera-se a eficiência tão esperada pelo empresário.

Com o LogManager, por exemplo, é possível analisar os maiores e menores tempos com base nas movimentações e rotas do mercado na aquisição de materiais do exterior.

Leia também: A visibilidade como chave para uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente

Redução de perdas

A tecnologia, de certo modo, trabalha com perdas mínimas, focando na exatidão e qualidade dos processos.

A sistematização da operação possibilita a gestão de riscos e de possíveis erros. Nesse sentido, descobre-se o ponto frágil do processo, o que facilita a correção e melhora a automatização. Consequentemente, reduz-se as perdas o máximo possível.

Aqui, ao usar o LogManager, as empresas vivenciam uma redução nas perdas relacionadas a atrasos na entrega de insumos fundamentais para manter a linha de produção fluida, sem interrupções.

Além disso, com o módulo rodoviário, é possível além de acompanhar a movimentação das cargas em território internacional, rastrear as mercadorias pelas rodovias brasileiras.

Garantindo assim total previsibilidade e redução de riscos às cargas também na última milha.

Informações em tempo real 

Antigamente, adquiria-se a informação durante o andamento do processo, armazenando-a no sistema. Em seguida, ela era visualizada e, os dados, analisados.

Agora, ocorre a análise das informações em tempo real, observando as variações no processo instantaneamente. O que permite, dessa forma, moldar o processo na medida de seu avanço.

Além disso, proporciona o rompimento de barreiras físicas, posto que antes exigia-se estar fisicamente no local e, atualmente, é possível acessar de qualquer lugar para qualquer finalidade.

Como comentamos anteriormente, o Logcomex fornece previsibilidade de toda a jornada dos materiais importados — desde a logística internacional, passando pelas etapas aduaneiras, até o rastreamento da entrega via modal rodoviário.

Tudo isso com informações atualizadas em tempo real, com acesso a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Desafios da Logística 4.0 

Fatalmente, existem ainda alguns desafios a serem superados para uma implantação adequada da Logística 4.0 nas corporações, assim como na cadeia de produção como um todo. 

Constata-se desafios como, por exemplo: 

  • Alto custo de implementação do sistemas e das automações, principalmente quando não se observa o custo-benefício a médio ou longo prazo
  • Qualificação de colaboradores para manuseio adequado da tecnologia, análise, uso e manutenção
  • Mudança cultural dos profissionais envolvidos, para adequação às novas tecnologias e menos trabalho manual
  • Cibersegurança, que ainda apresenta algumas falhas que podem ser fatais para a integração; e
  • Território brasileiro de dimensões continentais, o que dificulta a logística em termos de custos e tempo.

Como se preparar para a Logística 4.0?

O estilo atual, pouco preparado para a logística do futuro, exige ainda muita qualificação a fim de se preparar para trabalhar com tecnologias desse nível.

Nesse viés, alguns pontos são necessários, entre eles: 

  • Treinamento dos profissionais na fase pré-implementação dos sistemas nas empresas, de modo a irem se acostumando com a informação e evolução
  • Melhorias da infraestrutura de transportes do país, em busca de um fluxo melhor e mais fluído e
  • Conectividade dos equipamentos, sistemas, programas, fornecedores, produtores e destinatários finais, de modo que todos se adaptarem a essas melhorias, resultando em benefício mútuo.

Como a Logcomex ajuda sua empresa a se adaptar à Logística 4.0?

Como vimos, o LogManager, da Logcomex, conta com inúmeros recursos que apoiam a Logística 4.0 — impulsionando a performance das empresas e aumentando sua competitividade.

Afinal, a plataforma:

  • Informa em tempo real a localização dos insumos necessários para a operação da sua empresa — desde a saída do país de origem, passando pelas etapas aduaneiras, até o rastreamento rodoviário ao destino final)
  • Permite entender as melhores rotas para suas mercadorias
  • Possibilita maior controle do lead time
  • Proporciona o gerenciamento de riscos em sua operação com autonomia e segurança, através de atualizações e notificações automáticas diretamente na caixa de e-mail
  • Integra-se ao ERP que você usa para gerenciar sua operação, garantindo centralização das informações e total controle dos seus processos.

Quer saber todas as formas como o LogManager orienta sua empresa rumo à adaptação eficiente para a Logística 4.0 e impulsiona sua operação? Preencha o formulário abaixo e agende já sua demonstração totalmente gratuita!