Antes de desvendar do que se trata à logística 4.0 é preciso ter entendimento sobre o conceito de indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial. Tal termo se popularizou nos últimos anos e tem o intuito da completa automação das fábricas. Por meio de sistemas ciberfísicos capacitados para realizar autodiagnósticos, auto configuração e auto-otimização.

Tudo é embasado em tecnologia de ponta, como à inteligência artificial, softwares de análise de dados (Big Data), internet of things e computação em nuvem. Realizando uma junção em redes inteligentes incorporadas a cadeia de suprimentos (supply chain).

Neste cenário as indústrias passam a serem mais enxutas, personalizadas e eficiente. Nestas se fabrica apenas o que é necessário para ser comercializado de forma rápida.

Por conta do avanço das indústrias, o armazenamento e distribuição destes produtos devem evoluir juntos e é aí que temos à logística 4.0.

À logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional, partindo da base da necessidade do aumento no investimento em tecnologia com o intuito de expandir à fração do mercado que é controlada pela empresa (market share).

Esta evolução tecnológica traz benefícios para os processos e resultados em qualquer setor do mercado, e na logística não é diferente. Veja à seguir alguns benefícios da mesma.

  • Redução de Perdas:

À perda de mercadorias é um dos principais empecilhos da logística. Afinal, avarias e extravios impactam com o aumento dos custos e interferem negativamente nos resultados. Com a aplicação da tecnologia facilita o monitoramento de armazenagem e distribuição.

  • Precisão na Análise de Dados:

Investimento em tecnologia de ponta para obter informações faz com que a logística se torne mais eficiente. Os sistemas utilizadores de machine learning – com capacidade de identificar padrões e evoluir por conta própria -, têm-se grandes insights para automatizar processos.

  • Redução de Custos:

À redução de perdas, otimização do transporte e automatização resultam em uma grande redução de custos operacionais. Por tal motivo, à empresa torna-se mais competitiva.

  • Satisfação do Cliente:

Ao realizar à implementação da logística 4.0 à empresa presta um serviço de excelência, aumentando assim à satisfação do cliente.

À LogComex está inserida no conceito de logística avançada. Com o Big Data Analytics, para comércio exterior, você tem mais precisão na análise de dados com machine learning. Além do Tracking Real Time que automatiza o envio dos follow-ups e faz o rastreio de forma inteligente e em tempo real de todo o seu processo de desembaraço.

Entre em contato para saber mais.