Saia o que é NCM, qual sua importância, sua composição e muito mais

Saiba o que é NCM e como consultar dados

Quem atua com Comércio Exterior precisa lidar com uma série de padronizações, normas, regras e ter um profundo conhecimento de legislação internacional, acordos econômicos e diplomáticos. 

Erros podem acarretar altos custos e prejuízos, sempre indesejáveis. Uma das padronizações que precisam estar na ponta da língua é a NCM, sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul. 

A NCM é uma padronização dos produtos e mercadorias comercializados no Mercosul, que regula a incidência de impostos, questões fiscais, produz os dados estatísticos macroeconômicos e permite a classificação do comércio dos países de acordo com suas importações e exportações. 

Para explicar sobre o que são, como funcionam, a estrutura e a história das NMCs, preparamos esse texto-guia para te auxiliar!

O que é NCM?

A Nomenclatura Comum do Mercosul é uma convenção assinada pelos países do bloco econômico Mercosul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. 

Leia mais: Países do Mercosul: conheça mais sobre o bloco econômico

A referência é o Sistema Harmonizado (SH), que, a partir de um código numérico, classifica, organiza e padroniza os produtos comercializados nos países.

Leia mais: Sistema Harmonizado: o que é o SH?

O objetivo da padronização é facilitar o comércio, evitar fraudes, erros, garantir o cumprimento das legislações de comércio exterior e quantificar as relações comerciais entre os países signatários. Também tem valia na produção, tem dados estatísticos, e regulação do frete internacional.

Qual a história da NCM?

A NCM entrou em vigência no ano de 1997, entre os países do Mercosul, para monitorar e facilitar as relações comerciais entre os países do bloco. 

É regulada pelo Decreto nº 6.006/06, que estabelece a Tabela de Incidência de Imposto sobre Produtos Industrializados. 

A convenção surgiu da necessidade de adoção de uma linguagem comum, aceita por todos, para facilitar as operações e o levantamento de dados.

A NCM substituiu a Nomenclatura Brasileira de Mercadorias e foi utilizada como base para a elaboração da Tarifa Externa Comum (TEC). 

Leia mais: Tarifa Externa Comum (TEC): entenda o que é

É a partir dela que se definem a tributação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), Imposto de Importação (II), e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

Como funciona e qual a estrutura da NCM?

A NCM mantém a estrutura básica do SH, com 97 capítulos divididos em 21 seções. A modificação maior está na maior quantidade de subdivisões entre itens e subitens. 

A NCM é um código de oito dígitos, sendo os seis primeiros iguais aos do SH. A estrutura do código é composta por Capítulo, Posição, Subdivisão, Item e Subitem. Cada uma dessas seções possui um significado classificatório específico.

Assim, a NCM é estruturada com o código 0000.00.00, da seguinte forma:

Capítulo: 1º e 2º dígitos. Idêntico ao SH, contém características básicas de cada produto.

Posição: 3º e 4º dígitos. Igual ao do SH, contém o desdobramento da característica do produto.

Subcategoria: 5º e 6º dígitos. Igual ao do SH, contém a subcategoria do produto.

Item: 7º dígito. Contém a classificação do produto;

Subitem: 8º dígito. com a descrição mais detalhada de uma mercadoria.

Exemplo da estrutura da NCM

Para entender como é organizado o código de uma NCM, vamos exemplificar com a classificação 1704.90.10.

1704: Representa o capítulo e a posição da NCM, idêntico ao SH. Os dois primeiros dígitos compõem o capítulo 17: “Açúcares e produtos de confeitaria” e os últimos representam a Seção 04 “Produtos de confeitaria, sem cacau (incluído chocolate branco).

1704.90: Representa a subcategoria. Como o último número é igual a zero, não é composta. Trata-se de chocolate branco.

1704.90.10: Representa a descrição detalhada. No caso, chocolate branco sem cacau. 

Quais as 21 categorias de NCM?

Existem categorias básicas de NCMs, que facilitam a identificação dos produtos e mercadorias. Confira abaixo quais são:

  • I — Animais vivos e produtos do reino animal
  • II — Produtos do reino vegetal
  • III — Gorduras e óleos animais ou vegetais; produtos da sua dissociação; gorduras alimentares elaboradas; ceras de origem animal ou vegetal
  • IV — Produtos das indústrias alimentares; bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres; fumo (tabaco) e seus sucedâneos misturados
  • IX — Madeira, carvão vegetal e obras de madeira; cortiça e suas obras; obras de espartaria ou cestaria
  • V — Produtos das indústrias alimentares; bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres; fumo (tabaco) e seus sucedâneos misturados
  • VI — Produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas
  • VII — Plásticos e suas obras; borracha e suas obras
  • VIII — Peles, couros, peleteria (peles com pelo*) e obras dessas matérias; artigos de correeiro ou de seleiro; artigos de viagem, bolsas e artefatos semelhantes; obras de tripa
  • X — Pastas de madeira ou de matérias fibrosas celulósicas; papel ou cartão de reciclar (desperdícios e aparas); papel e suas obras
  • XI — Matérias têxteis e suas obras
  • XII — Calçados, chapéus e artefatos de uso semelhante; guarda-chuvas, guarda-sóis, bengalas, chicotes, e suas partes; penas preparadas e suas obras; flores artificiais; obras de cabelo
  • XIII — Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou de matérias semelhantes; produtos cerâmicos; vidro e suas obras
  • XIV — Pérolas naturais ou cultivadas, pedras preciosas ou semipreciosas e semelhantes; metais preciosos, metais folheados ou chapeados de metais preciosos, e suas obras; bijuterias; moedas
  • XIX — Armas e munições; suas partes e acessórios
  • XV — Metais comuns e suas obras
  • XVII — Material de transporte
  • XX — Mercadorias e produtos diversos
  • XXI — Objetos de artes, de coleção e antiguidades

Leia Mais: Tabela NCM: o que é? Como fazer sua consulta?

Qual a utilidade e importância das NCMs

As NCMs têm uma grande importância no que concerne a classificação dos produtos, regulação dos impostos que incidem sobre a importação e exportação e para a produção de dados estatísticos. 

Por esse motivo, deve ser preenchida corretamente para evitar problemas como a retenção de produtos, a devolução para o país de origem e o pagamento de multas. 

Além disso, alguns produtos possuem descontos e isenções. O preenchimento incorreto dos dados pode significar a perda de benefícios e o encarecimento das operações.

Leia mais: Saiba tudo sobre o regime ex-tarifário!

Em suma, o código da NCM contribui para a fiscalização aduaneira, especialmente na questão fiscal. Além de contribuir para fortalecer o Mercosul e estreitar os laços entre seus membros.

Portanto, atente-se ao preencher a NF do seu produto de importação ou exportação.

Como consultar a NCM com o Consulta de NCM da Logcomex?

Para te ajudar a encontrar as NCMs, a Logcomex desenvolveu a ferramenta de busca — assim, você pode encontrar facilmente a nota por nome, código ou classificação. 

É uma ferramenta simples e intuitiva que vai te poupar tempo de procurar nas listas e baixar arquivos. Experimente!

  1. Acesse o consulta NCM
  1. Digite na busca a NCM que você procura 
  1. Clique no resultado que busca
  1. Veja as informações desejadas

Quer saber como usar informações estrategicamente no comércio exterior?

Informações estão disponíveis em todas as áreas e no comércio exterior não é diferente. Por isso, a Logcomex preparou um guia sobre como usar informações estrategicamente no comércio exterior para desenvolver fornecedores, usar regimes cambiais especiais e calcular market-share. Preencha o formulário e faça download agora!