O que é packing list?

O que é packing list?

22 de janeiro de 2019 Off Por Gabrielle Brito

Obter um documento com registros precisos e minuciosos sobre a carga, que está em recebimento ou entrega, é de fato extremamente importante para gerenciar processos logísticos no comércio exterior.

O mesmo é denominado packing list (ou romaneio de carga). Este se trata de um documento de embarque que especifica todos os produtos embarcados ou alega todos os componentes do mesmo e em quantas partes está fracionado.

O objetivo de tal é apresentar de maneira detalhada como à mercadoria está disposta, à fim de facilitar a localização e à identificação de produtos inseridos em lotes, além de descomplicar à verificação por meio da fiscalização no embarque e no desembarque.

O packing list é exigido em ocasiões da qual é prática corrente sua emissão. À estimativa normativa com a qual reivindica apresentação de romaneio são as disposições do parágrafo único do artigo 559 no Regulamento Aduaneiro c/c inc. III do artigo 18 da IN SRF nº 680/06, se especifica que à declaração de importação será vista como romaneio de carga.

Para fatura comercial o artigo 557 do decreto 6759/09 determina as informações das quais devem ser evidenciadas. Já para o packing list não há documentação legal com determinação do que deve ser contigo. Normalmente, as informações explícitas são:

  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Tipos de embalagens
  • Marcação/ numeração
  • Volume total
  • Quantidade total de volumes
  • Identificação de volumes por ordem numérica
  • Dimensões unitárias

 

Nacionalmente à entrega é obrigatória nos documentos que amoldam o despacho aduaneiro na importação. Segundo o artigo 728 do Regulamento Aduaneiro, à não apresentação do packing list resulta em multa no valor de 500 reais.

Por fim, sua finalidade é complementar à fatura comercial, nos casos em que diversas unidades do mesmo produto são expedidas em diferentes volumes, ou quanto à quantidade, peso e conteúdo, diferem de um volume para o outro. Comumente se produz uma relação separada para cada volume, exibindo peso dimensões e conteúdo. Constantemente é necessário apresentar as dimensões globais de cada volume, bem como o peso global da remessa.

Quer revolucionar o comércio exterior com tecnologia de ponta? À LogComex pode te ajudar, te entregando o melhor da informação sem delay com o melhor da tecnologia para Comex. Entre em contato conosco.