O que faz um agente de carga?

O que faz um agente de cargas?

Há estimativas de que atualmente temos no mundo mais de 50 milhões de contêineres, entre os que estão em uso, fora de uso, os novos e os que foram perdidos. Entretanto, o número de operadores globais de frete é bem menor, algo em torno de 100 mil.

Leia mais: Entenda por que contratar um agente de cargas

Esse número cresce a cada dia porque sempre há novos entrantes iniciando suas operações. Podemos dizer que temos duas categorias nesta função: os agentes de cargas e armadores. Neste texto, iremos focar na primeira. Você irá conferir:

O que é um agente de cargas?

Importar e exportar são atividades do comércio internacional que, ao longo dos anos e com a evolução da tecnologia, se mostram cada dia mais comuns. 

Ambas são atividades sensíveis que podem tanto alavancar o negócio de forma internacional, quanto ser vetor para o fracasso da operação.

O agente de cargas é qualquer pessoa que, em nome do importador ou do exportador, contrate o transporte de mercadoria, consolide ou desconsolide cargas e preste serviços conexos. Ele é, então, uma ponte com as empresas de logística, coordenando os processos de comércio exterior. 

O que faz um agente de cargas?

Mesmo que a principal função esteja relativa ao transporte da carga, os agentes de cargas (Freight Forwarders) auxiliam na administração de todas as atividades inerentes aos processos de importação e exportação.

Em síntese, o agente de cargas cuida dos:

  • Documentos
  • Licenças
  • Autorizações
  • Análises financeiras e operacionais
  • Contato com os fornecedores
  • Cotação dos modais de transporte
  • Monitoramento da remessa
  • Contratação do seguro
  • Escolha e negociação dos Incoterms.

Qual a rotina?

Administrativamente, um agente de cargas lida todos os dias com a emissão de documentos operacionais, fiscais, jurídicos e comerciais. 

Operacionalmente, gerencia coletas, armazenagens, consolidação, desconsolidação e entrega de cargas.

Em resumo, a rotina de um agente de cargas é muito intensa em gerenciar burocracias e operações variadas para, principalmente, garantir o bom andamento e sucesso de cada operação de importação e exportação.

Quando ele é necessário?

O agente de cargas pode ser a melhor opção quando o objetivo é flexibilidade, abrangência global e abertura para negociações.

Considerando que agentes de cargas têm, pela dinâmica do seu trabalho, vivência em vários setores e mercados, suas soluções são flexíveis e de fácil ajuste ao escopo de cada cliente, sobretudo para escopos específicos ou não recorrentes.

Outra solução que os bons agentes de cargas oferecem é analisar detalhes do processo e aproximar os envolvidos, sugerindo ajustes ou alternativas que sejam aceitáveis para ambas as partes. Assim, o embarcador ou comprador será assertivo em contratar um bom agente de cargas quando ter agilidade e facilidade na comunicação for o foco de seu processo.

Qual a importância do agente de cargas?

Poder direcionar seu foco e esforço para sua atividade principal é uma das mais importantes razões para ter um agente de cargas. Seu foco deve ser o seu negócio e o agente de cargas é um parceiro na busca do seu sucesso.

Um profissional que tenha recursos relevantes para análise de grandes dados, conhecimento de mercados e suas dinâmicas, que tenha domínio sobre as informações que apresenta e entregue rastreabilidade e acuracidade certamente será um diferencial e poderá trazer ganhos operacionais e financeiros para o processo e novos clientes e novos negócios.

O bom agente de cargas, literalmente, tomará conta da carga e será um bom gestor de processos para fazê-la chegar em seu destino ou para coletá-la e entregá-la para o comprador. 

Assim, podemos resumir a atuação em dois pontos importantes para uma operação bem-sucedida:

Planejamento Logístico: Mostra as principais soluções logísticas dentro do país que será feita a operação, sobretudo nos quesitos rota e tempo

Estratégia de Embarque: Verifica o melhor meio de transporte a fim de obter economia no custo do frete.