Os 10 maiores portos do mundo

O comércio marítimo teve uma grande expansão nos últimos anos. Todos os setores relacionado a área precisaram se adequar e dentre eles, os portos. Foi necessária uma expansão portuária, devido ao aumento das frotas no mar e da quantidade de carga transportada. A informatização também faz parte da demanda, uma vez que uma maior quantidade de carga deve ser carregada/descarregada em um tempo menor.
A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em TEU (Twenty-foot Equivalent Units, ou unidades equivalentes a 20 pés). Com base nessa unidade de cálculo, temos abaixo a lista dos maiores 10 portos do mundo – sujeita a constantes alterações.

1º Xangai, China
Se tornou o maior porto do mundo em 2010, com cerca de 30 milhões de TEUs. O porto pode ser caracterizado como marítimo ou fluvial devido ao fato de tanto o Mar da China Oriental e a Baía de Hangzhou quanto os rios Yangtzé e Huangpu serem usados para o aportamento dos navios. Também é fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze.

2º Cingapura, Cingapura
Atende o mercado de exportação em uma escala gigantesca, estando conectado a mais de 600 portos espalhados por mais de 100 países. Em termos de tonelagem, com cerca de 1,2 bilhões, e transbordo ainda é o maior do mundo. Também é responsável por metade do suprimento anual de óleo cru para navegação, ou bunker, com cerca de 25 milhões de toneladas, e 20% do tráfego mundial de contêineres, cerca de 25 milhões de TEU’s. Suas linhas regulares ligam mais de 600 portos em 123 países.

3° Shenzhen, China
Está localizado na região sul do Delta do Rio das Pérolas, na província de Guangdong. É uma das hinterlândias econômicas para Hong Kong em relação ao comércio com o continente asiático. Além disso, é um dos portos mais importantes em termos de comércio internacional da China. O porto é o lar de 39 companhias de navegação, que traçam 131 rotas internacionais nas quais está incluído o porto.

4° Hong Kong, China
Hong Kong assume a terceira posição na seleção dos 10 maiores portos do mundo. Este faz uso de um porto natural no Mar do Sul da China, e tem desempenhado um papel importante no avanço da província ao longo dos anos. O porto está localizado no Mar da China Meridional, é porto natural e tem sido muito importante em promover economia da cidade. Em 2010, foi da responsabilidade do porto 23.7 milhões de TEUs em movimentação de carga.

5° Busan, Coreia do Sul
Maior porto da Coréia do Sul, em sua segunda maior cidade. Forma uma grande rota comercial entre o Oceano Pacifico e os países pertencentes à Eurásia. Com um movimento estimado em 19,45 milhões de TEUs em 2015 (número a ser confirmado pela autoridade portuária até fevereiro), dos quais 48% referem-se ao comércio exterior e 52%, em transbordos, atendendo ao mercado interno.

6° Ningbo, China
Considerando apenas a movimentação de contêineres, Ningbo é o quarto complexo da nação e o sexto do mundo. No ano passado, passaram por suas instalações 13 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), total que deve chegar a 13,5 milhões neste exercício. No ranking mundial de operação de contêineres, elaborado pela consultoria européia Alphaliner, Santos ocupa a 44ª posição. Em 2010, o porto brasileiro movimentou 2,72 milhões de TEUs. No total, seus terminais operaram 96 milhões de toneladas. Neste ano, a expectativa da Codesp, a Autoridade Portuária de Santos, é atingir a marca de 100 milhões de toneladas.

7° Qingdao, China
O porto se conecta com mais de 450 portos em mais de 130 países. Localizado na frente do Japão e Coréia do Sul, as duas principais nações de construção de navios. A produção do porto de Qingdao em 2016 atingiu 500,36 milhões de toneladas, superando as 500 milhões de toneladas pela primeira vez. Acabou por ser classificada como a sétima do mundo, segundo informações do porto em 2 de janeiro de 2017.

8°Guangzhau, China
Conecta-se com mais de 300 portos em quase 100 países. O porto de Guangzhou da China informou que a movimentação de cargas foi de 201 milhões de toneladas no primeiro semestre. Isto significou um aumento de 11,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O principal porto tratou de 6,07 milhões de TEUs, um crescimento de 16,8% sobre o ano passado, segundo autoridades do Porto de Guangzhou.

9° Dubai, EAU
No atual ranking dos terminais que mais movimentam contentores no mundo, o porto de Dubai aparece na posição 9 com 5,1 milhões de TEUs. Sua equipe de mais de 3.000 pessoas é dedicada, experiente e profissional, servindo clientes em algumas das mais dinâmicas economias do mundo. O porto tem como alvo elevar a eficiência da cadeia de prestação de serviços aos clientes por gerir as suas cargas contentorizada, granel e outras. Tem uma transparência excelente na prestação de serviços.

10°Tianjin, China
Conectado a mais de 400 portos em cerca de 200 países em todo o mundo. Possui impressionantes 121 km² de extensão, com mais de 31,9 km de cais e cerca de 150 berços de atracação. Passaram pelo porto cerca de 500 milhões de toneladas de carga e 4,9 milhões de TEUs em 2016. Sua expansão nas últimas duas décadas tem sido enorme, passando de 30 milhões de toneladas de carga e 490 mil TEUs em 1993 até os números atuais. Sua capacidade ainda está sob forte expansão, com 600 milhões de toneladas de capacidade de processamento esperada.

Quer saber tudo sobre o porto de Santos?

Um dos maiores portos do mundo, o Porto de Santos é essencial para o comércio exterior brasileiro. A Logcomex preparou um guia completo sobre o complexo portuário, com dados detalhados sobre sua origem, funcionamento, operação e movimentação. Quer conferir? Preencha o formulário abaixo e leia o material na íntegra gratuitamente.