Paranaguá recebe volume inédito de veículos para exportação

Mais uma marca histórica foi alcançada pelo Porto de Paranaguá no último sábado (25). Em um registro inédito, 5.530 veículos foram contabilizados na faixa portuária e nos pátios de automóveis simultaneamente. Os carros são das marcas Renault, Volkswagen e BMW e estão sendo exportados nesta semana para a Argentina, o México e os EUA.

Somente em 2017, já foram exportados 92.469 veículos e esse número não para de crescer. A expectativa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é a de fechar o ano com a exportação de mais de 100 mil unidades, uma marca jamais alcançada antes.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, atribui o recorde de movimentação ao mercado, à capacidade de resposta dos operadores portuários de Paranaguá e ao novo layout operacional do cais do porto – que tem permitido uma movimentação nunca vista.

“Com o novo layout, aumentamos em 36% a área para movimentação de cargas especiais, utilizada para o armazenamento de veículos. Com isso, em 2017, teremos o maior volume de automóveis já exportados e em 2018 a responsabilidade será ainda maior”, explicou Dividino.

 

Destaque

Além do aumento da capacidade de armazenamento de cargas especiais, incluindo veículos, o Porto de Paranaguá cumpre as exigências dos fabricantes, como a existência de rampas específicas para o embarque das mercadorias. Esses aspectos contribuíram para que o porto paranaense se tornasse o segundo do país em movimentação de automóveis.

“O aumento da capacidade de armazenamento já é um atrativo enorme a quem exporta ou importa. Além desse aspecto, o porto paranaense tem se destacado com as boas condições de movimentação, apresentando baixa incidência de avarias. Isso tudo faz diferença e justifica o excelente desempenho do Porto de Paranaguá”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

 

Crescimento

A crescente movimentação de veículos aponta para a diversificação de cargas operadas no Porto de Paranaguá e vem batendo sucessivos recordes. De acordo com o relatório divulgado pela Appa, a exportação de veículos aumentou cerca de 25% em comparação a 2016, com uma média de 8.500 unidades embarcadas por mês, contra 6.800 mensais no ano passado.

 

Fonte: Massa News