Porto de Paranaguá bate recorde em 2017

Foram 51,5 milhões de toneladas movimentadas, aumento de 14,2% comparado à 2016.

O Porto de Paranaguá fechou 2017 com 51,5 milhões de toneladas movimentadas, aumento de 14,2% ante 2016. Foi a maior movimentação de cargas da história do porto, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A soja puxou o desempenho, com mais de 11,4 milhões de toneladas exportadas ao longo do ano.

Entre os produtos agrícolas também foram destaque açúcar, com 4,8 milhões de toneladas exportadas; farelos, com 4,5 milhões de toneladas embarcadas; e milho, com 3,5 milhões de toneladas enviadas ao exterior.

Cargas em geral (máquinas, peças industriais e produtos de alto valor agregado) participaram com a movimentação de 9,5 milhões de toneladas nos 12 meses. E a importação de fertilizantes representou 8,8 milhões de toneladas do total.

“Uma confluência de fatores levou a esse recorde. O campo produziu muito, o câmbio favoreceu a comercialização internacional da produção agrícola e o porto se equipou nos últimos anos para atender este aumento de demanda”, disse em nota o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Fonte: Estadão