Conheça 10 coisas que tiram os profissionais de comex do sério

Todos os profissionais que trabalham com comércio exterior sabem que não é fácil sobreviver a rotina maluca. A cada dia o profissional dessa área recebe um novo desafio e uma nova missão para cumprir dentro do prazo estipulado.

Esse profissional é capaz de lidar com as burocracias mais incompreensíveis, e além do diploma de comércio exterior carrega uma bagagem enorme de direito, economia, geografia, matemática e se duvidar até física quântica (a famosa lei da atração: – Vai cair em canal verde, vai cair em canal verde, vai cair em canal verde, vai cair em canal verde…)

Mas no dia a dia, nem tudo é trazer celulares baratos da China e blusas na Nike para revender no Brasil, como a maioria pensa.

Também passamos por momentos de puro nervosismo resolvendo embarques elaborados e complexos que nem sempre saem do jeito que planejamos.

Em homenagem a esses momentos, esse artigo cita as: 10 coisas que tiram os profissionais de comex do sério.

1) Alarme falso

Se você já recebeu um e-mail com o título abaixo, você sabe do que eu estou falando:

URGENTE CRÍTICO URGENTE PRIORIDADE TOP URGENT!!!!
[A FÁBRICA VAI PARAR]

A pior parte não é o exagero por trás dos 5 “TOP URGENT” escritos no assunto, pois urgência é urgência. Mas sim, o alarme falso

Toda vez que você recebe um e-mail com esse famoso título e vai conferir a data de chegada da carga, você descobre que na verdade a carga só chegará depois de 2 meses, e que os URGENTES em vermelho com a letra tamanho 32 no corpo do e-mail, eram apenas um pedido de privilégios.

2) Sexta-feira

Você já deve ter ouvido a frase, “no comércio exterior toda sexta feira é 13” e essa é a maior verdade que existe. 

O desespero toma conta dos escritórios de comércio exterior, porém ainda não se sabe o real motivo. O medo dos próximos 2 dias, sem controle das cargas, que poderão tomar vida e dominar o mundo ou das cargas que já tomaram vida e começaram a se reproduzir em massa, em plena sexta-feira 17:55.

Chegou sexta-feira e todo mundo do escritório está só esperando a bomba que pode surgir a qualquer momento. Véspera de feriado não vamos nem comentar.

3) Deadlines

Os prazos no comércio exterior são capazes de deixar qualquer um louco. É prazo para tudo! Prazo para carga, prazo para documentos, prazo para a desconsolidação, prazo para retificação, prazo para deferimento da retificação e assim por diante.

O profissional de comex vive correndo atrás para cumprir cada prazo determinado e as missões mais impossíveis que seus clientes lhe pedem. 

“Um profissional de comex com extensão de deadline não quer guerra com ninguém.”

Mas se perder o prazo é só desbloquear no SISCARGA.

Nem sempre é possível desbloquear no SISCARGA, as vezes é necessário apresentar os originais na RFBR, abrir protocolo no ECAC e enquanto isso está rolando aquela armazenagem e mais os famosos 5 mil reais de perda de prazo.

4) Multas

Quem nunca ouviu a famosa frase que é repetida de coordenador para supervisor, de supervisor para analista, de analista para assistente e de assistente para estagiário :

Cuidado! Se errar é 5 mil de multa.

Essa ameaça circula nas empresas de comércio exterior, alguns afirmam ser uma lenda, outros afirmam já ter recebido o auto de infração.

Mas, uma coisa é certa: essa não é a pior coisa que pode acontecer, pois erros no comex podem ser uma grande bola de neve. São como fones embolados, quanto mais você arruma, mais embola.

5) Fiscais queridos

Até hoje não se sabe o que muda tanto de um fiscal para o outro, de uma região para outra. Mas cada fiscal tem suas… Vamos chamar de peculiaridades. 

O respeito pelos fiscais da receita federal é enorme, mas digamos que algumas pessoas já foram até expulsas pela polícia ao tentar “negociar” com o fiscal a liberação de uma carga. 

Atualmente, com o ECAC essas situações de negociação com o fiscal diminuíram , mas as exigências continuam e mudam de alfândega para alfândega!

6) Ligação em conferência

Armador, importador, exportador, agente, despachante, cunhado do dono da transportadora e indiano que entrou sem querer no conference.

Ninguém merece sofrer um ataque de 3 ou mais pessoas no telefone, geralmente isso acontece no momento que você está com diversos e-mails e cotações para fazer. 

Toca o telefone e é a temida ligação em conferência, é armador, é despachante, e agente, todos te questionando em português, inglês e espanhol sobre algo que talvez ainda envolve mais uma pessoa.

7) Instabilidade do dólar

Tem coisa pior do que realizar um pagamento internacional em uma data e o dólar cair na data subsequente? 

Tem! O dólar a R$4,50 para o importador.

8) BL sem assinatura

Essa é clássica dos nossos queridos chineses, que utilizam a assinatura-carimbo e enviam os documentos ao Brasil sem assinatura de próprio punho.  

Não importa o quanto você peça, implore, suplique, você receberá o original sem assinatura em caneta azul. Mas você pode tentar pedir com carinho em mandarim, talvez assim dê certo.
-请签名
– 否

9) Canal vermelho ou melancia

Canal vermelho é o momento mais trágico que um profissional de comex pode passar. Mas pior que o canal vermelho e cinza, só o canal melancia, que é verde por fora mas vermelho por dentro.

Você avisa o seu cliente com o maior orgulho do mundo que a carga parametrizou em canal verde, no outro dia você descobre que o fiscal decidiu analisar a Declaração de Importação e o que era um lindo verdinho se tornou um trágico vermelho.

10) Falta de atualização

A falta de atualização nessa área pode custar muito caro para a companhia e para o profissional, ninguém merece negociar com alguém que não está a par sobre o que está acontecendo no mundo, sobre a economia e sobre os últimos acontecimentos.

Por esse motivo a Logcomex informa seus clientes sobre assuntos atuais do comércio internacional, economia e negociação.

Conheça tudo sobre o despacho aduaneiro brasileiro

A Logcomex, analisando todas as informações disponíveis do setor, preparou o Panorama do Despacho Aduaneiro, trazendo as principais informações do mercado. Quer ler o material na íntegra gratuitamente? Então preencha o formulário abaixo!