Entenda por que automatizar para reduzir custos no comex beneficia sua empresa

Conheça as vantagens de automatizar para reduzir custos no comex

 O comércio global é dinâmico e exige atenção nos processos das empresas para que não haja erros nas operações.

 Sendo assim, automatizar para reduzir custos operacionais é uma excelente saída para aumentar o ganho de vantagem competitiva e ampliar a capacidade de movimentação de cargas nos terminais portuários e recintos alfandegados.

Neste conteúdo, você vai entender como automatizar para reduzir custos no Comex com o apoio de tecnologias de ponta.

Tenha uma ótima leitura.

O que é automação de processos de comex?

Aumentar a vantagem competitiva, lucrar e reduzir custos operacionais são alguns dos principais objetivos dos negócios inseridos no mercado de comércio global. 

Porém, para alcançá-los dentro do cenário de comércio exterior, é de suma importância controlar os seus processos de importação e ter o máximo de informações possíveis, inclusive sobre a jornada da carga e o seu status.

A tecnologia é grande aliada já que, desta forma, traz visibilidade avançada, além de uma visão macro da operação com informações atualizadas e precisas. 

Assim, pode-se potencializar o desempenho de todas as rotinas internas otimizando o tempo dos colaboradores para que eles também possam focar na estratégia do negócio.

Afinal, as operações de importação e exportação no Brasil tendem a ser complexas, burocráticas e custosas. E tal fato torna-se um grande problema quando não há controle efetivo sobre a previsibilidade da chegada das cargas, ou o status atualizado das cargas para os terminais portuários.

Vantagens de automatizar processos no comex

A prática de monitorar e automatizar o preenchimento das informações necessárias às principais etapas da importação, por exemplo, reduz falhas humanas e custos adicionais, além de agilizar as operações

Com uso de ferramentas tecnológicas, a sua empresa otimiza o processo da busca por dados do seu embarque.  

Para negócios que buscam a otimização do fluxo de caixa, a utilização de um controle automatizado também é fundamental.

Os resultados da adoção de sistemas são:

Agilidade no fluxo de informações

Uma das soluções para o controle dos processos é integrar todas as informações necessárias entre os sistemas do terminal portuário ou recinto alfandegado e a Receita Federal, SEFAZ, SISCARGA, etc. Com isso, a busca de informações ocorre sem empecilhos e no menor tempo possível.

Controle de estoque

Com maiores informações sobre o processo de importação, empresas têm maior previsibilidade sobre a entrada de mercadorias em seu estoque.

Desta forma, é possível realizar um planejamento estratégico mais efetivo.

Acompanhamento das cargas

Contar com soluções tecnológicas inovadoras— como o LogAutomation — também permite o acompanhamento das cargas desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro, além de monitorar todos os status de cada etapa, até a entrega da carga efetivamente para o cliente final.

Assim, é possível agir proativamente caso algum imprevisto aconteça durante a execução da operação.

Redução de riscos

Com rotinas executadas de maneira automática, reduz-se as chances de erros humanos nos processos de importação. Como, por exemplo, o preenchimento incorreto de alguma informação na DI, DSI, DTA, entre outros documentos.

Otimização do fluxo de caixa

As soluções tecnológicas não apenas reduzem custos como também permitem que o fluxo de caixa seja otimizado devido à maior previsibilidade e planejamento estratégico.

Afinal, para que haja uma precaução com custos extras em seus processos de importação é muito importante a atenção com datas e prazos, além do acompanhamento de cada etapa da jornada da sua carga.

Como automatizar seus processos no comex?

Ficaram evidentes, e indiscutíveis, as vantagens de automatizar os processos internos nos terminais portuários e recintos alfandegados. Mas, como fazer isso?

A resposta é simples. 

Existem soluções — como o LogAutomation – que possuem integração facilitada entre os sistemas da Receita Federal, SEFAZ, SISCARGA e os dos terminais portuários e recintos alfandegados.

Assim, ao utilizar a API do LogAutomation, a gestão dos seus embarques torna-se mais estratégica, simples e ágil. Isso porque as buscas pelas informações sobre a jornada da carga retornam as informações em poucos minutos, com apenas alguns cliques e diretamente em seu ERP.

Dessa forma, não é preciso entrar em cada sistema dos players envolvidos nas operações de importação e exportação em busca de informações que, muitas vezes, são atualizadas manualmente e de forma demorada.

Aumente sua performance operacional com automação e visibilidade avançada

Preencha o formulário para conversar com um de nossos especialistas e descobrir como automatizar cada etapa essencial da sua operação e ter processos atualizados 24h por dia com o módulo de automação da Logcomex