Homem descobrindo como buscar fornecedores usando o Logcomex Search

Como encontrar fornecedores no exterior: conheça sobre o processo

São muitas as etapas de comercialização de um produto ou mercadoria e todo o processo deve ser feito com planejamento e cuidado para que tudo ocorra da melhor forma possível. Sem dúvidas uma das mais difíceis e que exigem mais cautela é a seleção dos fornecedores no exterior para importação.

Afinal, é preciso muita pesquisa, busca e informações assertivas para acertar a mão no preço e garantir a qualidade do produto. 

Dentre as vantagens da boa escolha do fornecedor estão a segurança para o cliente, a credibilidade e o valor agregado à imagem, a garantia de qualidade, renovação segura do estoque e a melhor experiência possível para o negócio e para os compradores.

Pensando em te orientar da melhor forma possível, criamos esse artigo com dicas, sugestões e informações sobre essa escolha. 

Por que procurar fornecedores no exterior?

Muitas vezes o produto que pretendemos comercializar não é encontrado no Brasil ou é mais caro obtê-lo por aqui do que trazer de fora.

Geralmente os fornecedores internacionais possuem custos de fabricação mais baixos, principalmente em países como a China

Ao olhar para o exterior, um universo de possibilidades se abrem, tendo mais opções, variedade e não raro com qualidade superior aos nacionais.

Também possuem canais e serviços rápidos de entrega e fornecimento. Lembrando que é preciso ficar de olho nas modalidades de importação, taxas, frete e impostos.

O que você precisa em um fornecedor no exterior?

Para acertar na escolha de um bom fornecedor e um bom parceiro comercial, é importante observar alguns fatores.

A pesquisa é de extrema importância para evitar erros, dores de cabeça, problemas com custos extras, falta de estoque, qualidade do produto e queda nas vendas. 

5 perguntas que você deve responder antes de selecionar seus fornecedores no exterior

Em primeiro lugar, é preciso ter um conhecimento organizado sobre o seu negócio e aquilo que precisa. Por isso, antes de fechar com o fornecedor, é preciso ter a resposta para algumas perguntas importantes. Vamos a elas.

1) Quais são os produtos que você busca?

Uma boa pesquisa começa com o mapeamento sobre o produto que será comercializado ou sobre a matéria prima daquilo que se pretende produzir e desenvolver para posterior venda. 

É preciso investigar os preços, fretes, taxas, impostos e tudo aquilo que incide sobre o produto que você precisa adquirir.

Para isso, faça uma profunda pesquisa online, de forma documentada (organize os resultados em uma planilha, por exemplo) para conhecer todas as possibilidades sobre o produto.

Não esqueça de utilizar palavras chaves variadas (e em idiomas diversos, de acordo com qual país pretende buscar).

2) Qual é a qualidade desses produtos?

Nesse processo de busca, é preciso levar em conta a qualidade do produto e qual qualidade é interessante para o negócio.

Se possível, adquira um exemplar de teste para conhecer o produto fisicamente e garantir que é de qualidade compatível com o que busca para seu negócio.

3) Para quando você precisa?

Investigue os prazos de entrega, remessas, tempo de translado e com qual periodicidade o produto é trazido para o país.

Esses dados devem ser documentados e em seguida é preciso checar se tais datas são compatíveis com o planejamento inicial do seu negócio.

É preciso saber a previsão de reposição do estoque, de vendas e deve-se calcular esse tempo a partir da análise do seu consumidor e mercado.

4) Qual o tamanho do estoque e quanto você precisa à pronta entrega?

O planejamento da periodicidade de abastecimento passa diretamente pela análise real das condições do seu negócio.

É preciso pensar na capacidade do estoque, se ele tem tamanho suficiente para armazenar mercadorias e se o volume de vendas e de saídas é capaz de ser sustentado por esta capacidade. 

Além disso, a periodicidade de abastecimento pelo fornecedor deve ser levada em conta no cálculo. Só assim terá a noção exata de quanto pedir, como armazenar e negociar com seu fornecedor internacional os prazos e a periodicidade.

5) Que tipos de empresa você pode negociar?

Dentre as formas de adquirir fornecedores no exterior duas modalidades se destacam no mercado: o contato direto com o fabricante e tradings.

É importante ressaltar que ambas estão sujeitas às normas de comércio exterior, sendo necessário avaliar qual delas funciona melhor para o negócio.

Direto com o fabricante

A opção mais óbvia é o contato direto com o fabricante do produto, peça, material ou qualquer item necessário ao seu negócio que se pretende comercializar, produzir ou transformar. 

Nesse caso, é feito o contato direto com o fabricante e todos os trâmites de importação necessários para realizar a aquisição dos produtos. 

Toda negociação, desde o orçamento ao preço da amostra, além das burocracias relacionadas a importação devem ser pontos de atenção caso opte por fazer as transações direto com o fabricante.

Trading

A opção pela compra via trading pressupõe a contratação de uma empresa especializada de comércio e exterior que possui experiência em cada etapa do processo de importação relacionado ao produto que se pretende comprar.

A empresa auxilia na busca pelo fornecedor, no contato com a empresa, na conferência de documentos, o desembaraço aduaneiro e financiamentos de importação e exportação.

Os benefícios do trading estão justamente relacionados à experiência da empresa, por isso a modalidade é indicada especialmente para quem possui pouca experiência de mercado relacionadas aos trâmites de importação e exportação.

Dentre os benefícios, estão o maior poder de barganha, o conhecimento profundo sobre as normas do comércio exterior e capacidade de fazer negócios que promovam redução de custos de importação e exportação.

Dentre as desvantagens relacionam-se com a necessidade de controle completo do processo por parte das empresas.

Leia mais: Importação e Exportação via Trading: como funcionam os processos?

Formas de encontrar fornecedores no exterior

Toda busca tem que começar por algum lugar, não é mesmo? Por isso mesmo, a boa e velha internet pode ser o local mais fácil, rápido e efetivo para realizar essa busca, principalmente em locais distantes. 

Certifique-se, no caso dos fornecedores internacionais, de utilizar palavras-chave no idioma correto e não em português. Isso vai facilitar a busca.

Mesmo que a internet seja o melhor lugar para procurar o fornecedor, é preciso saber procurar. Por isso, confira os melhores lugares para buscar fornecedores no exterior.

Diretórios de fornecedores

Uma das melhores fontes para encontrar o fornecedor ideal é nos diretórios de fornecedores, pois possuem milhares de locais entre fabricantes, atacadistas, fornecedores e empresas do segmento desejado.

Dentre os melhores diretórios internacionais, os dois principais são Oberlo e Sourcify.

Busca na internet

Uma busca detalhada, catalogada e documentada na internet pode fazer milagres quando o assunto é encontrar um bom fornecedor.

Já se prepare pra sair da página um, navegar bastante, testar todas as palavras-chave possíveis (e em vários idiomas) a ponto de conseguir uma busca significativa. 

É importante lembrar que os buscadores possuem algoritmos e estratégias que privilegiam algumas páginas em detrimento de outras e nem sempre o melhor fornecedor vai estar atento a estas questões.

Conversando com outros importadores

É sempre importante conversar com quem já possui experiência e expertise sobre o segmento e o mercado para tirar todas as dúvidas e pormenores, além de, claro, indicar bons fornecedores que sejam compatíveis com o planejamento do negócio.

Referência sempre será um dos mais seguros meios de garantir o sucesso de uma operação comercial. Não deixe de usar os canais de comunicação da internet a seu favor ao buscar esses outros contatos e informações.  

Eventos do setor

Um ótimo lugar para criar contatos, fazer networking e coletar informações sobre os melhores fornecedores e os melhores mercados estrangeiros para fazer negócios são os eventos da área.

Leia mais: Como encontrar fornecedores da China?

Dicas para encontrar bons fornecedores no exterior

É preciso realizar uma pesquisa documentada, ou seja, organizada com uma seleção criteriosa de informações e dados sobre o seu segmento, produto ou peça.

É preciso analisar bem os Incoterms (termos internacionais de comércio) para saber quais normas e regulamentos se aplicam às relações de compra e venda que você terá que efetuar. 

Ao encontrar fornecedores, é importante tabular valores, prazos, preços, condições, preços de amostragens, garantias e selos de qualidade.

Para então poder desenvolver uma relação de custo benefício em profundidade, que será de grande valia ao tomar a escolha.

Rankeie os melhores e busque referências dos fornecedores a partir de empresas parceiras e do mesmo setor que possa compartilhar a experiência com a sua.  

Essa tabela é importante, porque a dica é nunca depender de apenas um fornecedor. Pois se faltar, é importante ter outras opções. Por isso, tem que saber como funcionam os maiores e melhores fornecedores e o mercado como um todo.

Na sua pesquisa não se esqueça de incluir a capacidade de fornecimento e a questão do estoque. Com essas dicas, seu processo de aquisição de produtos tem tudo pra dar certo!

Como encontrar fornecedores no exterior com o NCM Intel?

Dentro do NCM Intel da Logcomex, você consegue pesquisar dados de importação brasileira de diversos NCMs.

Vamos pesquisar informações para a NCM 8479.89.99, referente a outras máquinas e aparelhos mecânicos com função própria. Para isso, é necessário preencher o campo NCM nos filtros.

Para começar, pesquise um número de NCM na plataforma Logcomex
Para começar, pesquise um número de NCM na plataforma Logcomex

Assim, é possível conferir uma lista com as informações gerais de importação da plataforma.

Analise os dados gerais da busca na plataforma Logcomex
Analise os dados gerais da busca na plataforma Logcomex

Mais para baixo, é possível conferir uma lista dos prováveis exportadores. Isso será essencial na construção da sua lista de exportadores, que, no caso, são os fornecedores para o Brasil.

Confira a lista de fornecedores fornecida pela plataforma Logcomex
Confira a lista de fornecedores fornecida pela plataforma Logcomex

Vamos selecionar e obter informações do Fornecedor 1.

Selecione um fornecedor para analisar
Selecione um fornecedor para analisar

A partir disso, aparecem informações filtradas pelo Fornecedor 1.

Analise as informações gerais do fornecedor
Analise as informações gerais do fornecedor

Você pode clicar em “detalhes”, no canto superior direito da tela e obter mais informações referentes a cada um dos embarques que esse fornecedor realizou.

Acesse informações detalhadas sobre cada embarque do fornecedor
Acesse informações detalhadas sobre cada embarque do fornecedor

Você também pode obter mais informações quanto aos impostos.

Além dos ex-tarifários aprovados para este fornecedor:

Aproveite para conferir se existem ex-tarifários aprovados para a mercadoria
Aproveite para conferir se existem ex-tarifários aprovados para a mercadoria

Com o NCM Intel, seu trabalho de busca de fornecedores fica muito mais assertivo. Assim, é possível criar uma lista de possíveis parceiros comerciais de maneira muito mais focada e assertiva.

Agende uma demonstração e transforme sua importação com informações estratégicas!

Preencha o formulário abaixo e saiba todas as formas como a plataforma Logcomex beneficia a operação da sua empresa no comex:

Ajudamos empresas ao redor do mundo todo a melhorarem seus processos no comércio exterior

Preencha o formulário e saiba como vamos ajudar sua empresa também