Saiba o que é API, como ela integra sistemas em terminais portuários e recintos alfandegados e seus benefícios para a operação destes locais.

Como integrar todos os sistemas em apenas um de forma dinâmica em terminais portuários?

De acordo com estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor portuário brasileiro gasta de R$ 2,9 a R$ 4,3 bilhões anuais com a demora na liberação de cargas e custos administrativos — cerca de 10% dos custos totais do modal aquaviário! 

Sendo que, nesse contexto, os principais culpados são o tempo gasto com documentação e a redundância de processos. Problemas que podem ser resolvidos ao se integrar todos os sistemas em apenas um.

Afinal, a integração de dados é grande aliada quando o quesito é o ganho de agilidade nas operações dos terminais portuários e recintos alfandegados que lidam com grandes volumes de movimentação de cargas todos os meses.

Certamente você já deve ter se perguntado como manter o controle de todas as operações, praticamente ao mesmo tempo. 

A boa notícia é que a tecnologia está trazendo várias inovações para a cadeia logística internacional e a integração de dados entre os sistemas vem crescendo exponencialmente.

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre o papel da integração de dados nas operações de comércio exterior, suas vantagens e muito mais.

Tenha uma ótima leitura!

Como é possível integrar todos os sistemas em apenas um de forma dinâmica?

A solução para essa pergunta está em 3 letras: “APIApplication Programming Interface, ou em português Interface de Programação de aplicações.

Sua função é basicamente realizar uma conexão com aplicações permitindo, assim, a utilização das mesmas, pelos mais variados nichos de mercado, bem como por empresas de todos os tamanhos.

Tal tecnologia resultou na evolução de diversos sistemas e ferramentas. As APIs proporcionam uma integração entre sistemas, que portam linguagens completamente diversas, de forma ágil e segura.

As possibilidades apresentadas pelo uso da API vêm disponibilizando aos desenvolvedores de software e aplicativos a vantagem de poder conectar tecnologias dissemelhantes, como divergentes bancos de dados

Além disso, há a possibilidade de permitir que funcionalidades e ferramentas de determinado software, aplicativo ou plataforma sejam utilizadas em outras, sem dificuldades.

Quais são os tipos de integração de sistemas?

Apesar de falarmos na facilidade que a integração de dados traz para as operações, é importante entender que existem três tipos de integração entre sistemas:

  • Banco a banco — Em que a integração entre sistemas é feita por meio do compartilhamento de um mesmo banco de dados, porém entre sistemas diferentes
  • Trocas — Para obter sucesso nesta modalidade, é preciso contar com um software ou plataforma que exerça o papel de tradutor universal, ajudando no entendimento das mensagens recebidas entre todos os sistemas integrados
  • API — Como já dissemos anteriormente, a  API significa Application Programming Interface e serve para se comunicar com sistemas diversos.

Vantagens de integrar todos os sistemas em apenas um

Você já deve ter notado que o uso desta tecnologia é muito benéfico para as suas operações de importação e exportação. No entanto, trouxemos mais algumas razões para te convencer disso.

Segurança

A disponibilização das informações via API é realizada de maneira extremamente segura. 

Isso acontece porque elas criam uma espécie de filtro do qual permite a passagem de apenas um conjunto específico de informações, definido pela empresa proprietária das aplicações.

Redução no volume de dados

Como já mencionado, essa tecnologia possibilita a integração de forma específica, vinculando apenas as informações realmente importantes para o seu negócio. 

Essa restrição de manipulação de dados desnecessários proporciona maior aproveitamento das informações. A grande vantagem é não ocupar os sistemas com dados supérfluos.

Realizar acompanhamento de acessos

A API te fornece a possibilidade de obter uma perspectiva detalhada referente à informações de acesso. Como, por exemplo, quem acessou, quando foi acessado, onde e o que foi consultado.

Agilidade

Por fim, com a API,  é possível integrar o seu CRM, tornando o seu processo mais ágil e sem a necessidade de acessar vários sistemas.

Isso porque todas as informações que você necessita estarão em seu CRM, acessíveis por meio da integração com a API.

Lembrando que, em resumo, a API é uma integração dinâmica com atualizações constantes entre sistemas. 

Por isso tal invenção tecnológica foi um grande avanço na comunicação e trocas de informações empresariais.

Como o LogAutomation integra todos os sistemas em apenas um de forma dinâmica?

O LogAutomation é uma solução da Logcomex voltada à automação das atividades dos terminais portuários e recintos alfandegados que sofrem com dificuldades como:

  • Não conseguir acompanhar todas as etapas da jornada da carga
  • Perda de prazos para o registro de documentações dos embarques
  • Falta de visibilidade sobre o status dos embarques
  • Custos operacionais altos e pouco rastreáveis
  • Trabalho manual e alto número de erros.

A plataforma consiste em uma API que se comunica com os sistemas da Receita Federal, SEFAZ, entre outros, a fim de retornar os resultados das buscas realizadas pelos operadores portuários em minutos, trazendo agilidade, eficiência operacional e redução de custos para o negócio.

Assim, a ferramenta permite automatizar os processos internos com praticidade, segurança e simplicidade, melhorando o fluxo da cadeia logística de terminais portuários e recintos alfandegados.

A solução promove o mapeamento completo da estrutura necessária para executar declarações, registros, consultas e validações dos processos.

Ela também garante a qualidade e estabilidade de entrega, independentemente da data da solicitação. Isso graças à implementação de APIs que automatizam toda a cadeia, etapas da carga e demais necessidades operacionais.

Ao implementá-los, empresas atuantes no ramo podem:

  • Buscar e consolidar todos os dados dos embarques destinados ao seu terminal
  • Automatizar todas as etapas do despacho aduaneiro para DI, DSI e DTA
  • Validar o pagamento de impostos e taxas
  • Controlar toda a operação até a liberação da carga para o seu cliente
  • Dar baixa automática nos sistemas estaduais e federais.

Como o LogAutomation beneficia a operação de terminais portuários e recintos alfandegados

Com o LogAutomation, você consolida e automatiza as informações sobre seus embarques, poupando tempo para você e sua equipe focarem na identificação de gargalos operacionais.

Afinal, a plataforma possibilita automatizar as buscas pelas principais informações, como a lista de CE house, CE master, informações sobre itens de carga, bloqueios, situação da carga, extração de arquivos CE para intervenientes e muito mais.

A solução permite ainda o acompanhamento de status detalhados sobre sua operação. Assim, não é preciso investir horas em busca de informações sobre a chegada do contêiner.

Afinal, a API traz as informações para consulta e geração da presença de carga de forma automática.

Dessa forma, você ganha mais agilidade em suas operações e compartilha o status da carga em tempo real com seus clientes.

A ferramenta também permite que você consulte todas as informações sobre a NCM desejada em cliques.

Para tanto, basta informar a numeração de qualquer NCM para obter todos os detalhes sobre o produto buscado, como:

  • Nível
  • Unidade de medida
  • Alíquotas de impostos
  • Informações sobre a necessidade de tratamentos administrativos.

O LogAutomation também permite a validação sobre o status da carga, por possuir integração com os sistemas da Receita Federal e com os órgãos anuentes.

De fato, a plataforma traz todas as informações sobre o status de forma automática, otimizando a gestão dos seus embarques e fornecendo dados assertivos para tomada de decisões proativas.

Esta integração permite, também, realizar a baixa automática, sem que sua equipe tenha necessidade de entrar em vários sistemas para cadastrar informações.

Assim, você elimina erros e trabalhos repetitivos, economiza tempo e ganha eficiência em suas operações — além de evitar prejuízos financeiros, desde multas até a apreensão da carga.

Conheça a nossa solução e tenha todas as informações sobre os embarques e a jornada da carga, em tempo real e diretamente em seus sistemas, de forma simplificada. 

Preencha o formulário abaixo para agendar sua demonstração gratuita e saber mais!

Aumente sua performance operacional com automação e visibilidade avançada

Preencha o formulário para conversar com um de nossos especialistas e descobrir como automatizar cada etapa essencial da sua operação e ter processos atualizados 24h por dia com o módulo de automação da Logcomex