Aqui na Logcomex vivenciamos a realidade dos mais diferentes intervenientes logísticos. E um dos principais desafios, na rotina de quem lida com o gerenciamento de embarques — seja próprio ou de clientes — é a dependência de informações de terceiros. Este processo complexo resulta em alguns problemas comuns para as empresas como delay de informações, que pode ocasionar a perda de prazos, aumento nos custos e até mesmo clientes em virtude do atrasos nas informações. Frente a este cenário, melhorar o monitoramento das suas importações de forma automática pode auxiliar a melhorar o controle do que aconteceu com seus embarques
O workflow, que pode ser definido como um fluxo de trabalho, é resultado obtido a partir de uma ferramenta de tecnologia como o tracking automatizado no nível do comércio exterior. Ele permite que documentos e informações sejam organizados de forma simples entre diferentes setores para que um processo alcance o resultado esperado.
De forma automatizada, em uma plataforma web como a Logcomex, o workflow elimina a perda de tempo com a realização dos follow-ups manuais e consequentemente os deadlines atrasados.
Tudo isso, uma vez que, a cada evento no processo o sistema é atualizado e o usuário recebe uma notificação informando a atualização de status.
Confira detalhes do workflow do tracking automatizado da Logcomex:
Com acesso a uma ferramenta de workflow, a exemplo da apresentada acima, é possível estruturar um fluxo de informação completo em seu negócio, integrado a um sistema de gestão de processos.
Com isso, fica fácil delinear passo a passo da operação, problemas e oportunidades para melhoria.
São inúmeras as vantagens que o workflow traz para a rotina de quem trabalha para com o comércio exterior. Para sua visualização, listamos algumas delas:
Entretanto, quando falamos em gerenciamento de embarques no comércio exterior, os conceitos de workflow e processos muitas vezes aparecem juntos como no título de post, mas não necessariamente dizem respeito a mesma coisa.
É importante saber realizar a diferenciação para ter um resultado ainda mais efetivo. Desta forma, podemos dizer que processo nada mais é do que uma sequência de tarefas a serem executadas para alcançar um resultado.
Já o workflow nada mais é do uma forma de mapear e dar sentido a esta sequência, para tornar o processo mais fácil de ser entendido e realizado.
Agora que você já sabe da importância e dos benefícios do workflow, que tal conhecer mais sobre o LogTracking? Saiba mais:
[hubspot type=cta portal=5455473 id=18247392-24b2-4dfd-90fe-63844a27132e]