Importar é uma atividade de extrema importância para países terem acesso a produtos mais competitivos, inovadores e de mais qualidade, desde itens de consumo essenciais à tecnologia, agregando na sociedade e movimentando a economia.
Diversos setores são beneficiados pelas importações e hoje nós vamos entender a importância do monitoramento automático dessas operações para o aumento da margem de lucro e otimização de processos da sua empresa!
Ano a ano, o Brasil aumenta a sua participação nas importações devido ao crescimento da demanda interna. Em 2024, o país importou US$ 262,5 bilhões em mercadorias, o que representou um aumento de 9% em relação a 2023.
Quer saber como utilizar as estatísticas de comércio exterior a seu favor? Clique aqui e confira as nossas dicas!
Apesar de tantos benefícios obtidos através da importação, o processo pode ser algo complexo e com diversos custos, como transporte, armazenamento, impostos, dentre outros, cabendo aos importadores entender bem cada um deles, planejar-se e buscar boas parcerias e fornecedores, garantindo assim o melhor custo-benefício.
Saiba mais sobre a redução de custos na importação e como otimizar as suas operações garantindo o melhor custo-benefício para a sua empresa. Clique aqui e confira o nosso conteúdo completo!
Você já ouviu falar em workflow? Na tradução direta para o português, temos o termo "fluxo de trabalho", sendo ele essencial para o monitoramento das importações, visto que o follow-up dos processos garante uma série de benefícios para os importadores, como a visibilidade da operação em tempo real, a previsibilidade e a antecipação de demandas, evitando atrasos e demais problemas.
Ao acessar a plataforma da Logcomex, você terá acesso ao workflow do nosso tracking automatizado, eliminando assim a perda de tempo com a realização dos follow-ups manuais e consequentemente os deadlines atrasados.
O LogTracking automatiza o monitoramento das suas cargas em tempo real! Com acesso a uma ferramenta de workflow é possível estruturar um fluxo de informação completo em seu negócio, integrado a um sistema de gestão de processos. Com isso, fica fácil delinear passo a passo da operação, problemas e oportunidades para melhoria.
É essencial estar atento às operações desde a coleta das mercadorias na origem até a entrega no destino final, evitando assim problemas e gastos extras durante o processo. No entanto, sabemos que pode ocorrer um alto fluxo de importações simultâneas, principalmente no dia a dia de um agente de cargas que possui embarques de diferentes importadores em trânsito, dificultando o acompanhamento.
Porém, com as soluções da Logcomex para a sua empresa, você terá o monitoramento das importações de forma automatizada, facilitando processos e sua visualização.
Confira algumas das principais vantagens que as empresas obtêm ao melhorar o monitoramento das importações:
Workflow e processos são muitas vezes utilizados como sinônimos, mas é fundamental entender as diferenças para otimizar a gestão das suas atividades. Conforme citamos anteriormente, o “workflow” é o fluxo de trabalho, ou seja, a sequência de tarefas, responsáveis e ações necessárias para completar uma atividade, sendo focado na execução prática e no movimento das informações ou atividades entre etapas. Durante o despacho aduaneiro, por exemplo, o workflow pode incluir o envio de documentos, a verificação das informações e a liberação da carga pelo órgão regulador.
Já os processos se caracterizam por serem mais abrangentes, representando um conjunto estruturado de atividades interligadas, com o objetivo de gerar um resultado específico para a empresa ou cliente. Em um processo de desembaraço aduaneiro, incluiria a análise de requisitos regulatórios, a definição de estratégias e a execução das etapas do workflow.
Sendo assim, é muito importante garantir que eles trabalhem juntos, garantindo operações fluidas e com uma boa visibilidade.
Economize tempo e otimize seu fluxo de trabalho nas suas importações. Clique aqui e agende a sua demonstração gratuita!