Como saber se meu negócio precisa de um SaaS?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o processo de tomada de decisão e as atividades rotineiras no Comércio Exterior exigem agilidade, eficiência e transparência. Em função da utilização de Software as a Service (SaaS) tem se tornado cada vez mais comum uma vez que permite realizar todo o processo de operação e gestão pela internet. 

 Além das funções prévias, o investimento em um software de tecnologia deve fazer parte da estratégia para otimização de processos e desenvolvimento da produtividade. Para entender esta ferramenta é necessária na realidade do seu negócio, separamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração antes do processo de aquisição: 

 

 

  • Defina os objetivos claros 

Para escolher corretamente o SaaS que mais se adequa ao seu negócio é preciso ter de forma clara qual o principal motivo da sua aquisição. Envolve o uso de inteligência para melhorar os processos decisórios ou tecnológico, para otimizar o trabalho do seu time e alavancar os resultados obtidos. 

 

 

  • Identifique as necessidades 

Com o objetivo definido, o segundo passo é realizar um bom planejamento de ações. A partir do uso do SaaS quais problemas devem ser solucionados e que melhorias devem ser implementadas como por exemplo: automação de processos realizados manualmente, diminuição do erros que geram retrabalhos, dificuldade de análise de informações e prospecção de clientes, realização de tarefas.  Com todas essas questões identificadas fica mais fácil encontrar as ferramentas adequadas para cada demanda. 

 

 

  • Levante as aplicações no seu negócio 

A implementação de um SaaS não se trata apenas da aquisição de uma nova ferramenta de trabalho. Condiz no planejamento de ações analisar quais tarefas serão existintas, mantidas ou adaptadas para a execução online. No Comércio Exterior, por exemplo, o uso de documentação impressa não é mais necessária com a digitalização e processamento de dados com o uso do SaaS. 

 

 

  • Liste requisitos técnicos

Ao identificar qual a tecnologia mais adequada para a sua necessidade leve em conta quais requisitos são necessários para garantir seu funcionamento. De que forma a integração/automação vai ser realizada? O sistema conta com um time de suporte a disposição? Com que frequência são realizadas atualizações e melhorias? As informações apresentadas têm origem segura? São questões como essas que mais tarde vão garantir uma experiência mais eficiente. 

 

Gostou do post e entendeu qual é a necessidade do seu negócio? A LogComex pode te ajudar! Conheça mais sobre nossas soluções: Big Data, Tracking e Search e saia na frente na revolução do Comércio Exterior