Como analisar dados de exportação?

Entender o mercado com a análise de dados de exportação é uma tarefa extremamente necessária para tomar decisões mais assertivas, porém, ela também pode ser complexa. 

Afinal, as informações estão espalhadas em diversas fontes e, dessa forma, fica mais difícil ter uma visão completa e fiel à realidade para elaborar uma boa estratégia de exportação.

Porém, o questionamento que muitos profissionais de comércio exterior que trabalham com a exportação se fazem é: como realizar análises pertinentes ao negócio se há uma distribuição de dados tão diversificada e um acesso tão dificultado?

Para responder essa pergunta, o blog da Log preparou um artigo com algumas dicas de como estudar o mercado de exportação de maneira muito mais significativa para a sua empresa! Confira:

Entenda melhor sua concorrência

Ter acesso aos dados dos reais exportadores de um determinado produto pode trazer uma visibilidade extremamente valiosa das atividades do mercado e, consequentemente, da sua concorrência.

Porém, realizar essas pesquisas manualmente pode ser uma tarefa bastante trabalhosa — além de bem pouco assertiva. 

Essa dor que os profissionais atuantes da exportação possuem no estudo do mercado pode ser resolvida com uma ferramenta de Big Data que contenha dados de real exportador.

Leia mais: Software de Comex: conheça os benefícios

Analise as rotas de exportação

Entender quais são as rotas mais utilizadas pelo mercado pode trazer insights preciosos para a sua estratégia. Mas, como?

Bom, se um concorrente está utilizando uma rota diferente do comum, esse pode ser um forte indicativo de que há uma excelente oportunidade que a sua empresa não está aproveitando para exportar um determinado produto.

Dessa forma, estar atento às rotas, produtos e volumes exportados é um passo essencial na elaboração de uma boa estratégia de exportação.

Estude dados históricos

Comparar dados de exportação por período é outra iniciativa importante para o entendimento assertivo do mercado internacional. 

Na estatística, a Lei dos grandes números aponta exatamente isso:  

“Quando um experimento se repete um grande número de vezes, a probabilidade (na definição pela frequência relativa) de um evento tende para a probabilidade teórica”.

Por isso, é essencial estudar frequentemente os acontecimentos anteriores. Afinal, essa prática auxilia na elaboração de avaliações preditivas, que são extremamente proveitosas para a estratégia empresarial.

Leia mais: Análise Preditiva com Big Data: utilize dados para previsões

Use um software de dados de exportação

Como os dados estão espalhados por diversas fontes, as análises se tornam mais complexas. Porém, a utilização de um software de dados de exportação oferece uma visão mais unificada e centralizada das informações, além de facilitar — e muito — seu entendimento. 

Ainda, o ambiente da exportação é composto por operações e informações muito dinâmicas. Visualizar essas informações de maneira mais didática também simplifica a compreensão dos dados.

A Logcomex é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o comércio exterior. Temos uma plataforma de dados para exportadores e agentes de carga que possibilita análises completas do mercado.

A plataforma foi reformulada para atender ainda mais os atuantes da exportação. Novas informações foram incluídas e, ainda, a visibilidade está mais dinâmica, pois agora conta com dashboards intuitivos.

Confira as possibilidades que a nova plataforma oferece:

  • Filtros: 
  1. HSCODE
  2. Exportador
  3. Porto de origem e destino
  4. Tipo de carga
  5. Tipo de contêiner
  6. Cidade/UF do exportador
  7. Tipo de pagamento.
  • Analise dashboards contendo: 
  1. A quantidade de embarques
  2. Ranking de exportadores
  3. Ranking de armadores
  4. Informações de mercadoria
  5. Informações de origem e destino
  6. Gráfico Year to Date: uma comparação Year to Date de acordo com os filtros incluídos na pesquisa e com o período pesquisado.

Quer saber mais sobre a plataforma e ver, na prática, como ela funciona? Separe as informações que você quer pesquisar, clique aqui, preencha o formulário na página e agende já sua pesquisa guiada.