Comemore o dia do despachante aduaneiro sabendo um pouco mais sobre a origem da profissão e como se tornar um profissional 4.0

Dia do despachante aduaneiro: dicas para ser um profissional 4.0

Hoje, 25 de abril, é celebrada uma antiga profissão: é o dia do despachante aduaneiro, esse profissional que, a saber, atua como representante de importadores e exportadores na aduana e órgãos anuentes. 

Ele é responsável, assim, por acompanhar vistorias, receber mercadorias desembaraçadas, apresentar documentos relativos ao despacho e realizar todos os processos necessários para a liberação da carga. 

Por isso, no artigo de hoje do blog da Logcomex, vamos falar mais sobre a sua importância e, ainda, dar dicas de como se reinventar em um mercado tão competitivo! Vamos lá?

Despachante aduaneiro: história e evolução da profissão

Em 1850, o imperador Pedro II promulgou o Primeiro Código Comercial, estabelecendo os caixeiros como responsáveis pelo despacho das mercadorias. Dez anos depois, foi criada a necessidade do despachante aduaneiro pela primeira vez, em conjunto com o caixeiro. 

Desde então, a profissão de despachante aduaneiro veio se adaptando ao longo do tempo, enfrentando mudanças na legislação, nas tecnologias, na infraestrutura, na indústria e em diferentes setores — que sempre exigiram uma atualização constante por parte desse profissional. 

Ao longo deste texto veremos o que é o comércio exterior 4.0 e como esse profissional pode se adaptar a essa nova era. 

Comércio exterior 4.0 e o despachante aduaneiro

A humanidade já enfrentou três grandes revoluções industriais: a primeira da invenção da máquina à vapor, a segunda do aprimoramento das máquinas e a terceira da globalização e junção da tecnologia à ciência. 

A era da conectividade das máquinas e automatização já é realidade. 

Nunca se falou tanto no termo “Comex 4.0”, que diz respeito a essa nova revolução industrial e aos resultados do avanço no uso de novas tecnologias — como automatização de processos, computação em nuvem, centralização de informações e redução de tarefas redundantes nos processos de importação e exportação. 

Softwares capazes de auxiliar na gestão e automação de processos, são excelentes alternativas para otimizar o cotidiano dos despachantes aduaneiros trazendo aumento de eficiência operacional, redução de custos, além de permitir a colocação do cliente no centro do negócio.

Portanto, o despachante que entende esse novo modelo de negócio e consegue se adaptar e compartilhar seus conhecimentos com clareza, com certeza terá sucesso no comex 4.0 e conseguirá, desta forma, se adaptar a mais esse desafio. 

Em 1963, o professor Leon C. Megginson, referindo-se ao “Origem das Espécies”, de Charles Darwin, proferiu a seguinte frase (e que hoje pode ser aplicada analogamente ao que estamos falando):

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Leon C. Megginson

A saber, abaixo você confere dicas que podem potencializar sua carreira como despachante aduaneiro, transformando-se em um profissional 4.0!

Como se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0?

Sem dúvidas, ter uma cultura voltada ao desenvolvimento constante de novas habilidades e formas de comunicação, bem como ser capaz de explorar oportunidades e preparar-se para mudanças — contando, é claro, com o apoio da tecnologia — são alguns dos principais ingredientes para se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0. 

Agora, como desenvolver cada um desses elementos? É o que veremos a seguir:

Novas habilidades e novas formas de comunicação

Primeiramente, o profissional deve sempre buscar por desenvolvimento. Nesse sentido, além das hard skills — habilidades técnicas que podem ser comprovadas através de diplomas e certificados — também são necessárias as soft skills: habilidades comportamentais que uma pessoa adquire ao longo de sua experiência de vida. 

No comércio exterior 4.0, as principais soft skills necessárias serão, a saber:

  • Capacidade analítica
  • Inteligência emocional
  • Liderança ou autoliderança
  • Negociação
  • Criatividade 
  • Pensamento crítico
  • Boa comunicação.

Aliás, quando falamos em novas habilidades também devemos ressaltar que as formas de comunicação mudaram. 

Segundo uma pesquisa da ONU, há 5.3 bilhões de pessoas conectadas à internet ao redor do mundo, ou seja, 67% de toda população mundial está se comunicando de forma online

Despachantes aduaneiros possuem uma expertise inigualável na área. Por isso, é de se imaginar que conteúdo e grandes histórias são o que não faltam na bagagem desse profissional. 

Nesse sentido, as redes sociais como LinkedIn, Instagram, Youtube são o ambiente ideal para o despachante aduaneiro 4.0 compartilhar seus conhecimentos, histórias, fazer networking, criar novos negócios, oportunidades e parcerias.  

Ou se você preferir, para os mais clássicos, outra forma de melhorar a comunicação e o networking é participar de eventos e comunidades da área, portanto não deixe de fazê-lo!

Aliás, a Logcomex é participante da maior comunidade de comex do Brasil: a LogNetwork — e gostaríamos de te convidar a fazer parte você também. Para isso, clique neste link.

Explore oportunidades e prepare-se para mudanças

Dados empregados da maneira correta podem facilmente se transformar em lucro. Portanto, use técnicas analíticas com clientes que você já possui. 

Dessa forma, é possível identificar possíveis gargalos de mercado e até as dores de seus clientes, além de oportunidades ou novos negócios que podem ser explorados. 

Porém, tenha cuidado com essa armadilha: mesmo com uma grande experiência na área, é necessário ter muita atenção às mudanças ao planejar estratégias. 

Com a grande competitividade no nicho, destaca-se a importância da adaptação às transformações digitais para usar a tecnologia a seu favor na hora de analisar dados históricos e tendências. 

Use a tecnologia a seu favor 

Falando nisso, a tecnologia pode atuar de diferentes formas a favor do despachante aduaneiro.

Desde facilitar a prospecção do seu cliente com ferramentas de business intelligence, otimizar o rastreio da chegada das cargas e até mesmo a integração automatizada com os sistemas do governo e das companhias de transporte. 

Os benefícios de o despachante aduaneiro utilizar tecnologia são diversos:

  • Maior organização dos processos
  • Melhor análise de dados para tomada de decisões assertivas
  • Redução de gargalos logísticos
  • Mais conhecimento para evitar possíveis problemas
  • Mais agilidade nas operações
  • Precisão nas informações repassadas para o cliente.

As inovações do mercado do comex ajudam, ainda, a facilitar e agilizar os trâmites de importação e exportação

Razão pela qual o despachante aduaneiro deve estar sempre atento sobre quais são elas e avaliá-las para uso próprio ou para indicar aos seus clientes. 

O despachante aduaneiro, ainda que sendo um dos players mais importantes do comércio exterior, está diante de alguns desafios no mercado atual. 

Porém, com seus conhecimentos e experiências já adquiridos, somados à tecnologia e digitalização, o profissional tem tudo o que precisa para se tornar um despachante aduaneiro 4.0. 

Essas foram nossas dicas para você que quer se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0 e impulsionar seus resultados.

Não esqueça: a Logcomex possui uma plataforma dedicada a te ajudar nesse sentido. Conheça melhor abaixo.

Feliz Dia do despachante aduaneiro!

Logcomex para despachantes aduaneiros

A Logcomex possui solução voltada à otimização das atividades e gestão dos embarques dos despachantes aduaneiros.

Trata-se do LogManager, a plataforma mais completa e robusta da América Latina que ajuda a planejar, monitorar e automatizar o supply chain do início ao fim, com visibilidade avançada e informações em tempo real.

A solução traz o rastreio de cargas em tempo real, mostrando de forma automatizada toda a movimentação da carga com visibilidade avançada e previsibilidade, além de permitir a gestão das operações de comércio exterior com mais economia, assertividade e eficiência.

Além disso, com o LogManager, você também poderá:

  • Acompanhar a jornada da carga em tempo real sabendo a localização do navio com o seu contêiner;
  • Monitorar em tempo real a etapa rodoviária da entrega da sua carga, de ponta a ponta
  • Obter previsibilidade operacional
  • Reduzir custos extras
  • Acompanhar e otimizar cada etapa do processo aduaneiro
  • Controlar a demurrage e a detention
  • Obter insights poderosos e estratégicos para otimizar a sua operação
  • Configurar alertas preventivos personalizados

Reunir as informações sobre os seus embarques em um único lugar

Isso é possível por meio de uma lista customizável que traz os dados de todos os consignatários que você selecionar. Também é possível escolher e configurar de forma simples e intuitiva as colunas que contém as principais informações sobre a sua operação.

Acompanhar todas as etapas dos embarques nos modais marítimo e aéreo

Com agilidade e segurança graças aos recursos da solução que permitem acessar os status dos embarques, BL, ETA, Declaração de Importação (DI), data de desembaraço, canais, consignatários e +70 informações sobre a sua operação — garantindo autonomia para monitorar cada etapa do processo de embarque, tanto no modal marítimo como no aéreo. Além de viabilizar a construção de relatórios personalizados por cliente. 

Visualizar cada etapa dos seus embarques

Com uma visão 360º com todas as informações sobre o porto de origem e o destino final da carga.

Acessar informações detalhadas sobre o status da carga

Além de informações sobre o BL, consignatário, fluxo, viagem, identificador, situação, embarque, tipo de embarque, tipo da carga, navio, IMO e ETA

Configurar alertas preventivos personalizados

Para gerenciar seus embarques com inteligência.

Otimizar a gestão da documentação dos seus embarques

De forma centralizada e segura, podendo extrair o PDF da Declaração de Importação e do Comprovante de Importação (CI), além do XML da DI.

Além disso, você reúne os documentos dos seus embarques na plataforma, podendo fazer o upload a qualquer momento.

Acessar dashboards

Por consignatário, período e tipo de resultado para uma visão detalhada dos indicadores, que envolvem:

  • Distribuição por país de origem
  • Estados de destino
  • Consignatários
  • Agentes de cargas e armadores
  • Rankings de portos de origem e destino
  • Tempo médio no porto e muito mais!

Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre como a Logcomex pode ajudar profissionais de despacho aduaneiro como você a chegarem ainda mais longe.

Agende uma demonstração do LogManager

Com o LogManager, você consegue monitorar todos os seus embarques em um só lugar, com atualizações em tempo real. Solicite já uma demonstração gratuita!