Hoje, 25 de abril, é celebrada uma antiga profissão: é o dia do despachante aduaneiro, esse profissional que, a saber, atua como representante de importadores e exportadores na aduana e órgãos anuentes.
Ele é responsável, assim, por acompanhar vistorias, receber mercadorias desembaraçadas, apresentar documentos relativos ao despacho e realizar todos os processos necessários para a liberação da carga.
Por isso, no artigo de hoje do blog da Logcomex, vamos falar mais sobre a sua importância e, ainda, dar dicas de como se reinventar em um mercado tão competitivo! Vamos lá?
Em 1850, o imperador Pedro II promulgou o Primeiro Código Comercial, estabelecendo os caixeiros como responsáveis pelo despacho das mercadorias. Dez anos depois, foi criada a necessidade do despachante aduaneiro pela primeira vez, em conjunto com o caixeiro.
Desde então, a profissão de despachante aduaneiro veio se adaptando ao longo do tempo, enfrentando mudanças na legislação, nas tecnologias, na infraestrutura, na indústria e em diferentes setores — que sempre exigiram uma atualização constante por parte desse profissional.
Ao longo deste texto veremos o que é o comércio exterior 4.0 e como esse profissional pode se adaptar a essa nova era.
A humanidade já enfrentou três grandes revoluções industriais: a primeira da invenção da máquina à vapor, a segunda do aprimoramento das máquinas e a terceira da globalização e junção da tecnologia à ciência.
A era da conectividade das máquinas e automatização já é realidade.
Nunca se falou tanto no termo “Comex 4.0”, que diz respeito a essa nova revolução industrial e aos resultados do avanço no uso de novas tecnologias — como automatização de processos, computação em nuvem, centralização de informações e redução de tarefas redundantes nos processos de importação e exportação.
Softwares capazes de auxiliar na gestão e automação de processos, são excelentes alternativas para otimizar o cotidiano dos despachantes aduaneiros trazendo aumento de eficiência operacional, redução de custos, além de permitir a colocação do cliente no centro do negócio.
Portanto, o despachante que entende esse novo modelo de negócio e consegue se adaptar e compartilhar seus conhecimentos com clareza, com certeza terá sucesso no comex 4.0 e conseguirá, desta forma, se adaptar a mais esse desafio.
Em 1963, o professor Leon C. Megginson, referindo-se ao “Origem das Espécies”, de Charles Darwin, proferiu a seguinte frase (e que hoje pode ser aplicada analogamente ao que estamos falando):
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Leon C. Megginson
A saber, abaixo você confere dicas que podem potencializar sua carreira como despachante aduaneiro, transformando-se em um profissional 4.0!
Sem dúvidas, ter uma cultura voltada ao desenvolvimento constante de novas habilidades e formas de comunicação, bem como ser capaz de explorar oportunidades e preparar-se para mudanças — contando, é claro, com o apoio da tecnologia — são alguns dos principais ingredientes para se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0.
Agora, como desenvolver cada um desses elementos? É o que veremos a seguir:
Primeiramente, o profissional deve sempre buscar por desenvolvimento. Nesse sentido, além das hard skills — habilidades técnicas que podem ser comprovadas através de diplomas e certificados — também são necessárias as soft skills: habilidades comportamentais que uma pessoa adquire ao longo de sua experiência de vida.
No comércio exterior 4.0, as principais soft skills necessárias serão, a saber:
Aliás, quando falamos em novas habilidades também devemos ressaltar que as formas de comunicação mudaram.
Segundo uma pesquisa da ONU, há 5.3 bilhões de pessoas conectadas à internet ao redor do mundo, ou seja, 67% de toda população mundial está se comunicando de forma online.
Despachantes aduaneiros possuem uma expertise inigualável na área. Por isso, é de se imaginar que conteúdo e grandes histórias são o que não faltam na bagagem desse profissional.
Nesse sentido, as redes sociais como LinkedIn, Instagram, Youtube são o ambiente ideal para o despachante aduaneiro 4.0 compartilhar seus conhecimentos, histórias, fazer networking, criar novos negócios, oportunidades e parcerias.
Ou se você preferir, para os mais clássicos, outra forma de melhorar a comunicação e o networking é participar de eventos e comunidades da área, portanto não deixe de fazê-lo!
Aliás, a Logcomex é participante da maior comunidade de comex do Brasil: a LogNetwork — e gostaríamos de te convidar a fazer parte você também. Para isso, clique neste link.
Dados empregados da maneira correta podem facilmente se transformar em lucro. Portanto, use técnicas analíticas com clientes que você já possui.
Dessa forma, é possível identificar possíveis gargalos de mercado e até as dores de seus clientes, além de oportunidades ou novos negócios que podem ser explorados.
Porém, tenha cuidado com essa armadilha: mesmo com uma grande experiência na área, é necessário ter muita atenção às mudanças ao planejar estratégias.
Com a grande competitividade no nicho, destaca-se a importância da adaptação às transformações digitais para usar a tecnologia a seu favor na hora de analisar dados históricos e tendências.
Falando nisso, a tecnologia pode atuar de diferentes formas a favor do despachante aduaneiro.
Desde facilitar a prospecção do seu cliente com ferramentas de business intelligence, otimizar o rastreio da chegada das cargas e até mesmo a integração automatizada com os sistemas do governo e das companhias de transporte.
Os benefícios de o despachante aduaneiro utilizar tecnologia são diversos:
As inovações do mercado do comex ajudam, ainda, a facilitar e agilizar os trâmites de importação e exportação.
Razão pela qual o despachante aduaneiro deve estar sempre atento sobre quais são elas e avaliá-las para uso próprio ou para indicar aos seus clientes.
O despachante aduaneiro, ainda que sendo um dos players mais importantes do comércio exterior, está diante de alguns desafios no mercado atual.
Porém, com seus conhecimentos e experiências já adquiridos, somados à tecnologia e digitalização, o profissional tem tudo o que precisa para se tornar um despachante aduaneiro 4.0.
Essas foram nossas dicas para você que quer se tornar um despachante aduaneiro alinhado ao comércio exterior 4.0 e impulsionar seus resultados.
Não esqueça: a Logcomex possui uma plataforma dedicada a te ajudar nesse sentido. Conheça melhor abaixo.
Feliz Dia do despachante aduaneiro!
A Logcomex possui solução voltada à otimização das atividades e gestão dos embarques dos despachantes aduaneiros.
Trata-se do LogManager, a plataforma mais completa e robusta da América Latina que ajuda a planejar, monitorar e automatizar o supply chain do início ao fim, com visibilidade avançada e informações em tempo real.
A solução traz o rastreio de cargas em tempo real, mostrando de forma automatizada toda a movimentação da carga com visibilidade avançada e previsibilidade, além de permitir a gestão das operações de comércio exterior com mais economia, assertividade e eficiência.
Além disso, com o LogManager, você também poderá:
Isso é possível por meio de uma lista customizável que traz os dados de todos os consignatários que você selecionar. Também é possível escolher e configurar de forma simples e intuitiva as colunas que contém as principais informações sobre a sua operação.
Com agilidade e segurança graças aos recursos da solução que permitem acessar os status dos embarques, BL, ETA, Declaração de Importação (DI), data de desembaraço, canais, consignatários e +70 informações sobre a sua operação — garantindo autonomia para monitorar cada etapa do processo de embarque, tanto no modal marítimo como no aéreo. Além de viabilizar a construção de relatórios personalizados por cliente.
Com uma visão 360º com todas as informações sobre o porto de origem e o destino final da carga.
Além de informações sobre o BL, consignatário, fluxo, viagem, identificador, situação, embarque, tipo de embarque, tipo da carga, navio, IMO e ETA
Para gerenciar seus embarques com inteligência.
De forma centralizada e segura, podendo extrair o PDF da Declaração de Importação e do Comprovante de Importação (CI), além do XML da DI.
Além disso, você reúne os documentos dos seus embarques na plataforma, podendo fazer o upload a qualquer momento.
Acessar dashboards
Por consignatário, período e tipo de resultado para uma visão detalhada dos indicadores, que envolvem:
Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre como a Logcomex pode ajudar profissionais de despacho aduaneiro como você a chegarem ainda mais longe.
Com o LogManager, você consegue monitorar todos os seus embarques em um só lugar, com atualizações em tempo real. Solicite já uma demonstração gratuita!