A digitalização no comércio exterior

A importância da digitalização no comércio exterior 

A digitalização no comércio exterior é extremamente importante para o bom funcionamento do fluxo logístico. 

Afinal, o comércio global possui inúmeras demandas e, para manter o controle das operações, as empresas dependem de soluções tecnológicas que automatizam as atividades e permitem a melhor organização e controle dos processos e dos times envolvidos.

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre a digitalização no comércio exterior e os seus benefícios para alavancar as operações do comércio global.

Tenha uma ótima leitura!

O que é digitalização no comércio exterior?

O comércio exterior é uma área considerada tradicional por muitos. No entanto, a cada ano podemos notar evolução em tecnologia e medidas que visam a desburocratização. 

Você já ouviu o termo “Indústria 4.0”? Trata-se do início de uma nova revolução industrial, em que a inteligência artificial e automatização são o grande motor para as mudanças. 

A digitalização no comércio exterior já é praticamente uma realidade: o comex  é uma área fortemente influenciada pela nova revolução e muitos já até apelidaram esse novo tempo de “Comex 4.0”. 

O Comex 4.0 promete inúmeros benefícios para o comércio exterior. Porém, são aspectos que só poderão ser implementados caso seja dado o primeiro passo por parte de cada player que atua na área: a digitalização.

Com a pandemia foi possível notar a aceleração da digitalização no comércio exterior. 

Mais vistorias sendo realizadas de forma remota, Certificados de Origem digitais para alguns países, documentos digitalizados sendo aceitos por alguns players.

Além da redução cada vez maior de pessoas nos locais de trabalho, sem mencionar todos os outros benefícios que o Novo Processo de Importação traz ao segmento. 

Leia mais: Portal Único de Comércio Exterior

Em todas as revoluções industriais o que se espera são mudanças drásticas que resultam na troca de profissionais por máquinas, ao mesmo tempo em que novas habilidades são demandadas criando novas profissões e funções. 

No comércio exterior, estas são as que surgiram com o avanço tecnológico e se tornarão mais requisitadas nesta área: 

Além de outras habilidades que os profissionais de comex teoricamente já devem possuir, mas que serão ainda mais necessárias.

Por exemplo, criatividade para a solução de problemas, atualização constante e multidisciplinaridade. 

Vantagens da digitalização no comex

As vantagens de inserir a digitalização no comércio exterior são inúmeras. Dentre elas, podemos citar:

Se a sua empresa é digital ou está em processo de digitalização, com certeza já percebeu alguma das vantagens citadas acima. 

Como saber se sua empresa já é digitalizada?

As mudanças são graduais e devem acontecer não apenas em um ambiente externo à empresa, como também dentro dela. 

Mas, como saber quando uma empresa é digitalizada?

Se sua empresa cumpre com todos os requisitos da lista abaixo ela já pode se considerar digitalizada:

  1. Redução de 90% ou mais do uso de papel
  2. Tracking e follow-up automatizado
  3. Dados armazenados em nuvem
  4. Domínio do Big Data
  5. Foco em Customer Success (sucesso do cliente)
  6. Busca de inovação
  7. Mindset de melhoria constante
  8. Uso de ferramentas para melhoria da execução de processos
  9. Integração e democratização das informações 
  10. Consultas automatizadas.

Como digitalizar sua empresa?

Como vimos, são inúmeros os benefícios que a digitalização traz ao comércio exterior. 

Um dos requisitos para a sua empresa ter sucesso no setor é a adaptabilidade e isso reflete-se na capacidade de se adequar às novas tendências de mercado a fim de aumentar a performance operacional e consequentemente a vantagem competitiva. 

Dito isto, vamos aos aspectos que você deve considerar para conseguir digitalizar sua empresa no comércio exterior:

Implementação e adaptação

Ao implementar soluções tecnológicas de ponta na sua empresa, você pode automatizar atividades que antes eram feitas de forma manual e repetitiva. 

O que reduz riscos de falhas humanas e otimiza a performance operacional da sua equipe. Permitindo assim que ela passe a investir tempo em atividades mais estratégicas para o negócio.

Contar com a digitalização no comércio exterior parece desafiador. Mas a boa notícia é que implementar soluções tecnológicas é mais fácil do que você imagina.

Isso porque existem no mercado plataformas SaaS, 100% em nuvem, que não demandam longas instalações e nem grandes investimentos com infraestrutura de TI

Assim, você otimiza a sua operação com agilidade e eficiência.

Treinamento e boa comunicação

Na implantação de um processo digital, é comum enfrentar resistência de profissionais, líderes e clientes em se adaptarem. 

Por esse motivo, comunicação transparente e treinamento devem existir sempre

Suporte

Ao implementar algo digital na sua empresa, nunca deixe que os usuários descubram sozinhos como fazer. 

Comunique que a empresa está passando por um processo de transformação e que dará todo o suporte necessário ao longo da transição. 

Flexibilidade

No início, busque ser flexível com os usuários e dar um prazo de adaptação. Se a mudança ocorrer de forma bruta, isso pode até mesmo gerar prejuízos e desgastes comerciais. 

Design de experiência

Quanto mais intuitivo o novo sistema/módulo/ferramenta for, melhor será a adaptação do usuário. Esse é um dos motivos pelos quais o UX design é tão importante. 

Portanto, ao escolher as ferramentas para o processo de digitalização da sua empresa, opte por alternativas com design amigável ao usuário, práticas e intuitivas.

Cultura da inovação

Muitas empresas do comércio exterior não possuem uma gestão participativa e são muito resistentes aos possíveis riscos que vêm com uma mudança. 

Toda transição para o digital vai trazer alguns problemas, mas o benefício final é sempre mais impactante. 

Para possuir uma cultura organizacional que preza pela inovação, é necessário estimular a equipe a desenvolver soluções para os problemas que a empresa enfrenta. 

Afinal, para apresentar soluções, a equipe precisa estar informada e encorajada a perguntar, discutir e levantar ideias. 

Metodologias Ágeis

As metodologias ágeis são metodologias que auxiliam na implementação de um projeto e são muito utilizadas, em especial em projetos que envolvem tecnologia. 

Um exemplo de metodologia ágil é o SCRUM

Domínio Big Data

Não importa se você é CEO, analista ou estagiário, com a velocidade e quantidade de informações às quais temos acesso hoje — principalmente quando falamos em comércio exterior — você deve saber a importância que os dados têm.

Agora você deve estar afirmando “mas eu não sou de TI”! 

Não tem problema: existem profissionais de TI que já estão deixando os dados prontos para a sua análise. Basta você entender o valor que eles possuem e interpretá-los.

Resultados

Por fim, todo projeto precisa trazer resultados positivos para a corporação. Portanto, após a implementação e adequação da digitalização na empresa é necessário levantar os dados e analisar os resultados.

Isso é fundamental para aprimorar o que está dando certo e eliminar o que está dando errado — garantindo assim a melhoria contínua.

Como o LogAutomation ajuda sua empresa no processo de digitalização no comércio exterior

Uma das grandes dificuldades que as empresas enfrentam ao decidir implementar a digitalização em suas operações de comércio exterior é encontrar uma solução confiável e robusta para apoiar o processo.

Pensando nisso, a Logcomex desenvolveu o LogAutomation: uma plataforma que integra, centraliza e traz maior eficiência e praticidade para as empresas do comex.

Com o LogAutomation é possível garantir a digitalização na sua empresa, já que a plataforma garante a automação de processos como:

  • Consolidação de embarques
  • Verificação de presença de carga
  • Consulta de NCM
  • Despacho aduaneiro (DI, DSI, DTA)
  • Validação de status e baixa no SISCOMEX e SEFAZ.

Para tanto, a solução usa de tecnologia de ponta e APIs de forma simples e ágil para efetuar as integrações entre os sistemas e a RFB.

Quer entender, na prática, como o LogAutomation pode ajudar sua empresa no seu processo de digitalização? 

Clique aqui e preencha o formulário na página para conversar com um de nossos especialistas!