Logcomex Blog

Dumping no comércio exterior: o que é e como combater?

Written by Redação Logcomex | 11.4.2022

As relações comerciais e as dinâmicas do mercado por vezes acontecem nos mínimos detalhes e demandam normas e convenções de boas práticas. Cada decisão, escolha e caminho seguido tem consequências que afetam toda a cadeia produtiva até o consumidor. Em uma economia global cada vez mais complexa, algumas práticas são consideradas “antimercado” e nada saudáveis para todos os envolvidos nos processos comerciais. Dentre essas práticas, o dumping chama a atenção por ser uma ação considerada “predatória”. 

No entanto, como qualquer conceito ou prática de mercado, o dumping é mais diverso do que parece, sendo caracterizado e compreendido de forma distinta, o que torna, por vezes, difícil sua identificação. Para entender tudo sobre a prática e seus “tipos”, preparamos esse artigo. Você irá conferir:

O que é dumping?

Mas afinal, o que é dumping? Dumping vem do verbo inglês “dump”, cuja tradução é esvaziar. Dumping significa esvaziando. No caso, esvaziando o preço de um produto ou mercadoria com intenções antimercado.

Trata-se, portanto, da comercialização de produtos, bens ou serviços abaixo dos preços do mercado e/ou custos de produção, geralmente por vendedores externos (ou estrangeiros) com a finalidade de eliminar concorrentes. Normalmente, após o concorrente não conseguir manter as operações em funcionamento, o preço é novamente elevado. 

A estratégia é antiga, foi aprimorada ao longo do tempo e é veementemente repudiada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Atualmente, existem alguns tipos diferentes de dumping, que caracterizam estratégias não menos predatórias do ponto de vista do mercado. 

Leia mais: “Conheça as principais práticas ilegítimas no comércio exterior

Tipos de dumping

O dumping persistente é caracterizado pela ação de manter os preços abaixo do mercado por um tempo longo. Essa modalidade acontece quando a empresa possui subsídios do governo, que realiza a prática para incentivar a exportação dos produtos nacionais.

O temporário se caracteriza por ações rápidas e pontuais de eliminação da concorrência e quando há excedente na produção das mercadorias no mercado interno. O preço é abaixado para minimizar os prejuízos sem afetar o mercado e o consumo local. 

O dumping predatório ocorre quando, para abaixar o preço dos produtos no mercado exterior, eleva-se o preço no mercado interno para garantir a receita sem prejuízos. A ideia é aqui é prejudicar a concorrência sem perder por isso. 

Por fim, há também o chamado dumping social que ocorre quando o país de origem barateia e explora a mão de obra para baratear os custos de produção e, assim, praticar preços menores do que os de mercado e conquistar novos consumidores.

Como identificar uma ação de dumping?

O primeiro ponto de atenção é se o produto concorrente estrangeiro é de fato igual ou muito parecido com o produto já existente na indústria nacional. Em segundo lugar, é importante verificar o preço pelo qual o produto é comercializado em seu próprio país, além dos preços de produção aplicados. Se o preço estiver abaixo da margem de produção e dos preços normalmente comercializados pelo mercado, a ação pode ser caracterizada como dumping.

Como funcionam as margens do dumping?

A margem de dumping é a diferença monetária entre o valor normal de mercado e o valor de exportação entre transações e produtos comparáveis e similares. Há, inclusive, um simulador de preços de exportação disponibilizado pelo Governo Federal para este fim, como medida antidumping. 

Como valor normal são consideradas características como os preços sem os impostos e por um valor à vista do produto. Caso não haja padrão, é preciso verificar o preço dos produtos em outros países e no próprio país de origem da mercadoria. O preço de exportação diz respeito a todos os custos necessários para a realização da exportação como os custos de produção, comercialização e tributos internos e externos. 

A esta diferença, há a margem de dumping e é a partir dela que se sabe se há ou não a prática.

Leia mais: Exportação: quais são os produtos mais exportados por UF?

Medidas antidumping

As medidas antidumping são ações tomadas pelos governos para coibir a prática de preços desleais. As medidas estão previstas no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e desincentivam a prática, que atenta contra outras economias. A principal delas é a taxação da importação para que os produtos nacionais e estrangeiros sejam comercializados com valores semelhantes. 

A lógica das medidas é impedir que determinadas empresas estrangeiras maiores e com mais recursos sejam privilegiadas em detrimento das economias nacionais. 

Tais medidas são consideradas protecionistas e não raro se tornam alvo de críticas por países que consideram as medidas como ruins às suas economias. O argumento é que se uma empresa estrangeira é capaz de reduzir os custos ela deve ter o direito de aplicá-lo, sem que haja a intenção de prejudicar os concorrentes nacionais. Do mesmo modo, caso haja excedente na produção, defendem o direito de vendê-lo a preços menores.

Um outro argumento contrário às medidas antidumping diz respeito ao mercado consumidor. Se existe um produto mais barato e mais acessível à população, é direito do consumidor ter acesso a ele. As medidas antidumping podem levar ao encarecimento de produtos e prejudicar a própria população, defendem. Como se pode ver, a questão é controversa e deve sempre ser analisada com cautela. 

Lei antidumping

Em 1979 o Brasil oficializou os acordos antidumping, sendo incorporados na legislação brasileira em 1987, por meio dos decretos nº 93.941 e nº 93.962, ambos aprovados pelo Congresso Nacional. Há também a criação do Departamento de Defesa Comercial (Decom), órgão responsável pela fiscalização de práticas que atentam contra a economia. 

Atualmente, o decreto em vigor é o nº 1.602/95, que segue as diretrizes da OMC. Dentre as medidas está a possibilidade de denúncia e investigação de empresas que estejam praticando o dumping, em um processo que pode durar de 12 a 18 meses. Além do Decom, estão envolvidos a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e o Comitê Consultivo de Defesa Comercial (CCDC).

Caso a prática seja confirmada, pode haver a sanção de penas, multas e tarifas extras sobre os produtos importados no país pela empresa que praticou o ato. 

Um exemplo de aplicação da lei antidumping no Brasil é o caso dos pneus chineses, que viram seus produtos serem taxados em 2019 por um período de 5 anos. Em contrapartida, o frango brasileiro está com tarifas extras que aumentam de 17,8% a 32,4% durante 5 anos após sofrer sanções antidumping do gigante asiático. 

Produtos com antidumping no Brasil

Você sabia que existe uma lista com todos os produtos que atualmente estão com incidência de antidumping? Abaixo, a lista retirada do site oficial do Ministério da Economia.

PRODUTO MEDIDA ORIGEM PRAZO DE VIGÊNCIA
Ácido adípico Direito Antidumping Definitivo Alemanha, China, Estados Unidos da América, França e Itália 31/03/2026
Ácido cítrico Direito Antidumping Definitivo e Compromisso de Preço China 18/10/2022
Acrilato de butila Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos 08/04/2026
Acrilato de butila Direito Antidumping Definitivo África do Sul e Taipé Chinês 24/09/2026 (Cobrança suspensa para importações originárias de Taipé Chinês)
Alhos Direito Antidumping Definitivo China 03/10/2024
Alto-falantes Direito Antidumping Definitivo China 29/11/2024
Anidrito ftálico Direito Antidumping Definitivo Israel e Rússia 22/12/2026
Barras chatas de aço ligado Direito Antidumping Definitivo China 28/11/2021
Batatas Congeladas Direito Antidumping Definitivo e Compromisso de Preço Alemanha, Bélgica, França e Holanda 17/02/2022
Borracha nitrílica (NBR) Direito Antidumping Definitivo Coreia do Sul e França 13/08/2023
Cadeados Direito Antidumping Definitivo China 13/11/2024
Calçados Direito Antidumping Provisório China 25/02/2027*
Canetas esferográficas Direito Antidumping Definitivo China 19/02/2021*
Cartão semirrígido Direito Antidumping Definitivo Chile 12/07/2024
Chapas de gesso Direito Antidumping Definitivo México 26/09/2023
Chapas off-set Direito Antidumping Definitivo China, Estados Unidos da América, Taipé Chinês e União Europeia 05/05/2026
Cilindros para GNV Direito Antidumping Definitivo China 27/07/2026
Cordoalhas de aço Direito Antidumping Definitivo China 07/07/2022
Corpos moedores para moinho Direito Antidumping Definitivo Índia 19/06/2023
Corpos moedores para moinho (subsídios) Medida Compensatória Definitiva Índia 01/04/2024
EBMEG Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos 28/09/2021*
EBMEG Direito Antidumping Definitivo Alemanha 22/04/2021*
EBMEG Direito Antidumping Provisório França 25/02/2027
Escovas para cabelo Direito Antidumping Definitivo China 22/11/2024
Espelhos Direito Antidumping Definitivo China e México 17/02/2027* (Cobrança suspensa para importações originárias do México)
Ésteres acéticos Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos e México 22/08/2022
Etanolaminas Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos e Alemanha 01/11/2024 (Cobrança suspensa para importações originárias da Alemanha)
Fenol Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos e União Europeia 17/09/2025 (Cobrança suspensa)
Filme PET Direito Antidumping Definitivo Bareine e Peru 01/07/2024
Filmes PET Direito Antidumping Definitivo Emirados Árabes, México e Turquia 23/02/2023
Filmes PET Direito Antidumping Definitivo China, Egito e Índia 21/05/2026 (Cobrança suspensa para importações originárias de China e Egito)
Filmes PET Medida Compensatória Definitiva Índia 30/08/2026
Filtros cerâmicos refratários      
Direito Antidumping Definitivo China 25/06/2025  
Fios de aço Direito Antidumping Definitivo China 07/07/2022
Fios de náilon Direito Antidumping Definitivo China, Taipé Chinês e Coréia do Sul 23/12/2024
Garrafas térmicas Direito Antidumping Definitivo China 07/07/2022 (Cobrança suspensa)
Ímãs de ferrite em forma de anel Direito Antidumping Definitivo China 01/03/2021*
Laminados a frio Direito Antidumping Definitivo China e Taipé Chinês 02/10/2024
Laminados a quente Medida Compensatória Definitiva China 21/05/2023 (cobrança suspensa)
Laminados planos de aço ao silício (Aço GNO) Direito Antidumping Definitivo China, Coréia do Sul e Taipé Chinês 15/07/2024
Laminados planos de aço ao silício (Aço GNO) Direito Antidumping Definitivo Alemanha 15/07/2024
Laminados planos de baixo carbono e baixa liga (Chapas Grossas) Direito Antidumping Definitivo África do Sul, China, Coréia do Sul e Ucrânia 02/10/2024 (Cobrança suspensa para importações originárias da África do Sul)
Lápis Direito Antidumping Definitivo China 21/01/2026
Magnésio em pó Direito Antidumping Definitivo China 21/07/2021*
Magnésio metálico Direito Antidumping Definitivo China 24/09/2026
Magnésio metálico Direito Antidumping Definitivo Rússia 28/03/2023
Malhas de viscose Direito Antidumping Definitivo China 17/02/2022
n-Butanol Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos 01/09/2022
n-Butanol Direito Antidumping Definitivo África do Sul e Rússia 23/12/2021
Objetos de louça para mesa Direito Antidumping Definitivo China 17/01/2025
Objetos de vidro para mesa Direito Antidumping Definitivo China, Indonésia e Argentina 23/12/2021
Papel cuchê Direito Antidumping Definitivo Alemanha, Bélgica, Finlândia e Suécia 09/04/2023
Pirofosfato ácido de sódio (SAPP) Direito Antidumping Definitivo Canadá, China e Estados Unidos da América 15/06/2025
Pneus agrícolas Direito Antidumping Definitivo China 17/02/2022
Pneus de automóveis Direito Antidumping Definitivo Coreia do Sul, Tailândia e Taipé Chinês 16/01/2025 (Cobrança suspensa para importações originárias da Coreia do Sul)
Pneus de automóveis Direito Antidumping Definitivo China 25/07/2024
Pneus de bicicleta Direito Antidumping Definitivo China, Índia e Vietnã 19/02/2025
Pneus de carga Direito Antidumping Definitivo China 04/05/2026
Pneus de carga Direito Antidumping Definitivo Coreia do Sul, Japão, Rússia e Tailândia 22/03/2026 (Cobrança suspensa para as importações originárias do Japão)
Pneus de motocicletas Direito Antidumping Definitivo China, Tailândia e Vietnã 19/12/2024
Porcelanato técnico Direito Antidumping Definitivo China 05/02/2026
PVC-S Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos e México 28/09/2021*
PVC-S Direito Antidumping Definitivo China 14/08/2025
Resina de polipropileno Direito Antidumping Definitivo África do Sul e Índia 28/12/2025
Resina de polipropileno Direito Antidumping Definitivo Estados Unidos 01/11/2021*
Resina PET Direito Antidumping Definitivo China, Índia, Indonésia e Taipé Chinês 28/11/2021
Sacos de juta Direito Antidumping Definitivo Índia e Bangladesh 30/09/2021*
Seringas descartáveis Direito Antidumping Definitivo China 22/06/2026 (cobrança suspensa por interesse público)
Tubos de aço carbono Direito Antidumping Definitivo Ucrânia 22/09/2025
Tubos de aço carbono não ligado Direito Antidumping Definitivo China 21/07/2021*
Tubos de aço carbono sem costura Direito Antidumping Definitivo Romênia 22/08/2022
Tubos de aço carbono sem costura Direito Antidumping Definitivo China 22/08/2022
Tubos de aço inoxidável Direito Antidumping Definitivo China 25/07/2024
Tubos de aço inoxidável austenítico Direito Antidumping Definitivo Malásia, Tailândia e Vietnã 14/06/2023
Tubos de aço carbono sem costura (tubos de condução) Direito Antidumping Definitivo China 30/08/2024
Tubos de borracha elastomérica Direito Antidumping Definitivo Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Itália 22/06/2026
Tubos de coleta de sangue Direito Antidumping Definitivo Alemanha, China, Estados Unidos e Reino Unido 29/04/2026
Ventiladores de mesa Direito Antidumping Definitivo China 01/07/2024
Vidros automotivos Direito Antidumping Definitivo China 17/02/2022*
Vidros para eletrodomésticos da linha fria Direito Antidumping Definitivo China 25/06/2025
Vidros planos flotados incolores Direito Antidumping Definitivo China, Egito, Emirados Árabes Unidos e México 19/02/2026 (Cobrança suspensa para importações originárias do México)

* Medida em vigor por força de revisão de final de período em curso, nos termos do art. 105, § 2º do Decreto 8.058, de 2013.

Quer saber tudo sobre compliance aduaneiro?

O compliance envolve estar em conformidade com as orientações normativas internas (código de conduta da empresa) e externas (relacionadas aos órgãos reguladores). A Logcomex preparou um material exclusivo abordando todos os pontos sobre o tema. Preencha o formulário abaixo e baixe gratuitamente!