Exportação de café: números dos últimos 12 meses

Exportação de café no Brasil

Exportação de café: números dos últimos 12 meses

Já é um conhecimento mundial que os brasileiros amam café. Porém, a importância do grão para o Brasil vai muito além do âmbito cultural! Ele chegou em território nacional em 1727 e, 120 anos depois, o Brasil já era detentor de 85% da sua produção mundial. Não é à toa que, no país, comemore-se o seu dia duas vezes: hoje, dia 14 de abril (Dia Internacional do Café) e 24 de maio, Dia Nacional do Café. Por ser tão importante para os brasileiros e para as transações de comércio exterior, hoje o produto é a estrela no Blog da Log: vamos saber mais sobre a exportação de café?

Números da exportação de café

Segundo dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café no Brasil), no primeiro trimestre do ano, a exportação do produto pelo Brasil apresentou números impressionantes: foram mais de 11 milhões de sacas, o que representa um aumento de 10,4% se comparados os números do primeiro trimestre de 2020. 

No ano de 2020, segundo o MDIC (uma das fontes de dados para a plataforma da Logcomex), o café não torrado ocupou 11º lugar nas exportações totais do país e 3º lugar nas exportações do setor agropecuário. 

Separamos, é claro, números da plataforma da Logcomex que também traduzem muito bem a exportação de café nos últimos 12 meses. De março de 2020 até março de 2021, o Brasil exportou mais de 2,7 milhões de toneladas do produto.

Em valor FOB, foram pagos mais de 5,7 bilhões de dólares. Apenas a NCM 0901.11.10 (Café não torrado, não descafeinado, em grão) foi responsável por praticamente 99% do valor FOB das exportações.

Exportação de café: principais ncms

Principais NCMs para a exportação de café, de março de 2020 a março de 2021. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex.

De março de 2020 a março de 2021, o ranking de países que importam o café brasileiro tem como primeiro lugar a Alemanha, que sozinha importou mais de 510 mil toneladas do produto. Logo em seguida estão os Estados Unidos, que importaram mais de 503 mil toneladas. O terceiro lugar foi ocupado pela Bélgica, com 263 mil toneladas importadas.

Já se tratando de estados brasileiros, São Paulo ocupa o 1º lugar no ranking, com 67,71% do valor FOB do período (últimos 12 meses). 

Exportação de café: estados brasileiros.

Principais estados brasileiros na exportação de café. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex.

De março de 2020 até março de 2021, o mês que apresentou o maior pico de volume em exportação foi novembro do ano passado, conforme aponta o gráfico:

Exportação de café: linha de tendência

Linha de tendência para a exportação de café, de março de 2020 até março de 2021. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex.

Acesse dados de exportação

O Big Data Exportação é um módulo da Logcomex que reúne dados extremamente relevantes para a sua estratégia no comércio exterior. Com ele, você tem acesso a uma visão completa de informações para analisar o mercado. Saiba como a Logcomex pode escalar seus resultados na exportação.