Exportação de madeira: últimos 12 meses

Números dos últimos 12 meses da exportação de madeira

Em 2020, o volume de exportação de madeira apresentou crescimento de mais de 27% em relação a 2019. Apesar das oscilações no mercado madeireiro, a Exportação de madeira do tipo eucalipto e pinus estão entre as mais realizadas e a venda varia na maior parte entre toras ou serras em metros cúbicos (m³). Porém, outros tipos de madeiras e outras variadas formas de enviá-las para fora do país também existem.

Mesmo com a pandemia não foi possível observar desaceleração nas exportações. Isso aconteceu tanto pela demanda do produto no continente asiático quanto pela desvalorização do real frente ao dólar, que tornou a madeira brasileira mais competitiva.

Como funciona a Exportação de Madeira?

Classificação fiscal da madeira em geral (Capítulo 44 da TEC): 

  • A lenha se classifica na posição 4401
  • O carvão vegetal classifica-se na posição 4402
  • A madeira em estado bruto, mesmo descascada, desalburnada ou esquadriada, se classifica na posição 4403
  • Já a madeira serrada ou fendida longitudinalmente, cortada transversalmente ou desenrolada, classifica-se na posição 4407.

Até o Capítulo 4421 (outras obras de madeiras), todas as sequências envolvem algo relacionado à madeira como matéria-prima ou material para compor alguma outra coisa que venha a se tornar um produto (os móveis de madeira não se classificam aqui, por exemplo).

Na parte das anuências, o Ibama controla e monitora 100% das exportações brasileiras de madeira. Além disso, na confecção da DU-E (Declaração Única de Exportação) agora é necessário o número do Documento de Origem Florestal (DOF), que é licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa e contém informações sobre a procedência desses produtos.

Há também o selo FSC (sigla para Forest Stewardship Council) que, apesar de não ser obrigatório pela legislação brasileira, é um documento exigido por muitos países. 

Este selo, criado por uma entidade não-organizacional sem fins lucrativos, mostra para quem está comprando que a madeira foi produzida e manuseada com rigorosos processos florestais, sem agressão severa ao meio ambiente. Então, vale uma pesquisa sobre o país do seu comprador para verificar qual documentação será necessário apresentar.

Os demais documentos de exportação são: 

  • Fatura Comercial
  • Romaneio de Carga
  • Conhecimento de Embarque
  • Nota Fiscal de Exportação
  • Certificados de Origem e Fumigação.

Exportação de Madeira nos últimos 12 meses

As informações apresentadas neste artigo são referentes à exportação marítima. Para a busca, foi utilizado o capítulo 44 como filtro no período de abril de 2020 a abril de 2021.

Números totais de exportação marítima

Números gerais da exportação de madeira nos últimos 12 meses. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex
Números gerais da exportação de madeira nos últimos 12 meses. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex

De abril de 2020 a abril de 2021, foram realizados quase 78 mil embarques na exportação de madeira pelo modal marítimo. Estes, por sua vez, embarcaram pouco mais de 3,6 mil vezes em contêineres de 20 pés, mas a maioria esmagadora (pouco menos de 242 mil) ocorreu em contêiner de 40 pés.

O volume total foi cerca de 15 milhões, 689 mil m³. O peso total aproximado de 9,876 milhões de toneladas. Na média mensal, isso dá 823 mil toneladas de madeiras exportadas, aproximadamente 126,7 toneladas por embarque.

TEUS e tipos de contêiner

O TEU (Twenty Foot Equivalent Unit = Unidade Equivalente a 20 pés) é o termo na Logística Internacional que mede a capacidade dos navios e trens, principalmente.

Tendo como base 1 TEU = 1 contêiner de 20 pés, podemos considerar que um contêiner de 40 pés equivale a 2 TEUS.

Portanto, poderíamos presumir que desses 487 mil TEUS, 483.810 são contêineres de 40 pés, uma fatia de quase 99,26%.

Essa informação vem de encontro com o que o mercado pratica, pois um contêiner deste tamanho (40) consegue suprir a necessidade no transporte de toras para a exportação.

No que diz respeito ao tipo de contêiner, o dry continua sendo o mais usado, por sua versatilidade e capacidade de carregamento. Cerca de 99,95% dos embarques do período consultado ocorreram em contêineres desse tipo.

O Reefer, mesmo sendo mais delicado e com menor capacidade de volume para o carregamento, foi o segundo utilizado, seja ele NOR (desligado) ou para alguma madeira específica que precisa de refrigeração.

Já o Open Top serve para madeiras maiores que um contêiner DRY e poderiam enfrentar chuva e outras intempéries do trajeto, embora o Open Top possa ser fechado com lona.

Tipos de contêiner utilizados para a exportação de madeira nos últimos 12 meses. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex
Tipos de contêiner utilizados para a exportação de madeira nos últimos 12 meses. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex

Informações de origem e destino para a exportação de madeira

Apesar da demanda asiática por nossa madeira (principalmente para produção de celulose), no período apurado o continente americano foi um dos principais destinos das Exportações madeireiras.

As cidades de Houston (Texas, EUA) e Nova York (Nova York, EUA) lideraram, procedentes de Navegantes e Itapoá, respectivamente (ambas cidades de Santa Catarina).

Veracruz (México) e Cartagena, na Colômbia, aparecem logo em seguida, tendo como embarque o Porto de Navegantes/SC. 

Juntas elas somam 10% das rotas deste tipo de produto. As demais somam 90% e têm os mais variados destinos (Europa e Ásia, principalmente).

Países de destino para as exportações de madeira nos últimos 12 meses. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex
Países de destino para as exportações de madeira nos últimos 12 meses. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex

Análise Year to Date e a evolução da exportação de madeira

Análise Year to Date para a exportação de madeira. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex
Análise Year to Date para a exportação de madeira. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex

Na análise Year to Date é possível observar uma alta no período atual (linha verde) se comparado com o ano anterior (linha rosa).

Novembro de 2020 apresentou crescimento em relação ao mesmo período de 2019. Em março de 2021 ocorreu o recorde de exportações do período, enquanto março de 2020 apresentava estabilidade.

Maio de 2020 foi um mês de incertezas para muitos setores, muito por conta da Pandemia de Covid-19. Porém, depois disso, o período pesquisado foi melhor do que o comparado, ratificando as informações dos portais de notícias e dos Órgãos Públicos.

Como pesquisar informações de exportação no Logcomex Product Intel Export

Essa é a tela inicial do Logcomex Product Intel Export

Vamos pesquisar informações do código NCM de 07133190, para “Feijões das espécies Vigna mungo (l.) Hepper ou Vigna radiata (l.) Wilczek, secos, em grão, mesmo pelados ou partidos”.

Assim, você obtém um panorama completo da exportação do produto.

Você tem acesso a valor exportado, peso exportado, diferenciação por NCM, modais, país de destino, unidades de desembaraço, exportações por estado e detalhes dos embarques. Se interessou? Agende uma demonstração!