Saiba tudo sobre o follow-up automatizado!

Como o follow-up automatizado melhora seus processos no comex?

A clareza da comunicação entre os agentes implicados na importação é, inegavelmente, de extrema importância para o sucesso das operações no comércio exterior. Nesse sentido, para alinhar a troca de informações entre os envolvidos no processo, um recurso como o follow-up automatizado é um excelente aliado na transparência das relações. 

Afinal, no comex, a coleta de informações referentes a um embarque de importação, a exemplo das datas de registro, chegada, atração, liberação e transbordo, são alguns dos itens presentes no follow up logística

A boa notícia é que este acompanhamento pode ser realizado de forma digital em um software específico para comércio exterior.  

Aliás, a popularização do uso do follow up logística se dá por sua capacidade de otimizar 30% do tempo da equipe operacional — como mostram dados analisados aqui por nós da Logcomex. Além de eliminar a dependência de terceiros na obtenção de informações, que acontecem de forma automatizada. 

Neste artigo, saiba mais sobre o follow up automatizado, como ele melhora seus processos no comex e aprenda a fazer o seu com maior eficiência e assertividade.

3 formas como o follow-up automatizado melhora seus processos no comex

Aprender como fazer um follow up é, de fato, crucial para sua operação. Sobretudo em um mercado global bastante dinâmico e, que justamente por isso, requer máxima agilidade nos processos de cada etapa da cadeia de suprimentos. 

Além disso, a necessidade não só de informações atualizadas como em em tempo real também se faz presente — seja na importação, seja na exportação. 

Sem deixar de lado, é claro, a automatização dos processos e os inúmeros benefícios que ela traz para a operação do despachante

Confira, a seguir, 3 formas imbatíveis de como o follow-up automatizado melhora cada um de seus processos no comex.

Monitoramento automatizado

Realizar o acompanhamento dos seus embarques de importação pode ser simples e rápido, obtendo acesso em primeira mão à data dos embarques. Bem como de suas previsões, deferimento da L.I, além do próprio registro da L.I. 

Nesse sentido, o follow-up logística coloca um ponto final nas informações desatualizadas e auxilia a diminuir ou até mesmo zerar os deadlines atrasados.

Personalização das informações

Mais do que viabilizar o acompanhamento de todos os eventos que ocorreram em seu embarque de importação, o follow up logística também permite realizar a customização dos dados apresentados. 

Dessa forma, é possível se atualizar, de maneira rápida e prática, das informações mais relevantes e por embarque.

Melhora no relacionamento com fornecedores

O follow up logística é uma ferramenta que contribui no relacionamento para com os fornecedores, uma vez que gera o máximo de transparência entre as partes. 

Afinal, o relatório não apenas permite ficar por dentro das novidades no processo, como também fornece informações personalizadas das atividades em andamento.

Tenha um follow-up totalmente automatizado com o LogTracking  

O LogTracking é a ferramenta da Logcomex que fornece follow-up logístico automatizado para despachantes aduaneiros e comissárias de despacho.

Com a ferramenta, você monitora todos os seus embarques e a jornada de cada carga em tempo real, desde as informações sobre o porto de origem até o porto de destino final. 

Dados detalhados para basear suas estratégias

  • Status da carga
  • Consignatário
  • Fluxo
  • Origem
  • Viagem
  • Identificador
  • Situação
  • Embarque
  • Tipo de embarque
  • Tipo de carga
  • Navio
  • IMO 
  • ETA.

Além disso, ao usá-la, outra possibilidade é escolher e configurar de forma simples e intuitiva as colunas que contém as principais informações sobre sua operação.

Permitindo, dessa forma, que os profissionais de despacho aduaneiro como você possam atuar com maior confiança, eficiência e agilidade em suas operações do comex e supply chain.

Ao usar a solução, é possível habilitar a funcionalidade “Seguir embarque” na plataforma para selecionar de quais consignatários você prefere acompanhar os embarques de forma automática.

Outra opção é usar a API LogTracking para trazer as informações do seu ERP diretamente para a plataforma ou, ainda, usar a integração com o Ibroker.

Uma de suas maiores vantagens é a centralização dos embarques, já que possui uma lista customizável que traz os dados de todos os consignatários.

Aliás, o Log Tracking também permite configurar e agendar alertas via e-mail de cada consignatário para as operações do modal marítimo:

  • Carga manifestada
  • Carga descarregada
  • Presença de carga sem DI vinculada
  • Risco de perdimento de carga por abandono (60 ou 75 dias)
  • Declaração de importação desembaraçada e sem confirmação de entrega
  • DI registrada e não desembaraçada.

Dessa forma, você e sua equipe têm autonomia para monitorar cada etapa do processo de embarque, além de construir relatórios personalizados para cada cliente.

Por fim, para garantir maior previsibilidade em sua operação, o LogTracking traz, ainda, informações sobre a aduana com o CE e o número de Manifesto. 

Bem como dados a nível de mercadoria, de todos os envolvidos na operação e das datas de cadastro de embarque, emissão de BL e de embarque. Além das datas de ETA, da última atualização, da emissão da CE e de manifesto.

Estas são apenas algumas das vantagens do LogTracking. Quer conhecer todas? Clique aqui e saiba como otimizar a sua operação agora mesmo!

Baixe gratuitamente sua planilha de follow-up

Pensando em sempre contribuir positivamente para o comércio exterior brasileiro e para quem o faz, criamos a nossa planilha de follow-up!

Ela compreende as informações do processo do início ao fim, com informações completas que tem vão te ajudar nas rotinas do seu dia a dia. Confira:

[hubspot type=cta portal=5455473 id=024b29aa-e021-4e25-9e5b-bccb7a624150]