Como está a importação do Iphone 12 e PlayStation 5?

O final de ano é a época perfeita para se presentear e também presentear outras pessoas. Seja com a intenção de aproveitar a Black Friday já realizada em novembro ou para dar de presente no Natal, os aparelhos eletrônicos são recorrentes na lista de desejos de muita gente no período entre novembro e dezembro.

E, nos meses finais de 2020, a atenção se voltou principalmente para dois lançamentos muito esperados nesse nicho: o do Iphone 12 e o do PlayStation 5.

A pré-venda do Iphone 12 no Brasil teve início no dia 13 de novembro, enquanto a comercialização do PlayStation 5 aconteceu praticamente na mesma semana do mês.

Mas, como estão os números de importação desses produtos? A Logcomex tem como responder essa e outras perguntas sobre a comercialização internacional de eletrônicos! Vamos lá?

Iphone 12

Quando se trabalha com importação, estar atento às tendências de mercado é muito importante. Isso, é claro, inclui estar atento aos grandes lançamentos do mercado. 

Todo novo produto anunciado pela Apple se torna rapidamente uma febre e, por isso, o valor total pago pelo mercado na importação do Iphone 12 não foi pequeno: de julho até outubro, foram registrados mais de 268 milhões de dólares em valor FOB totalizados em 5.443 registros.

O valor total de frete pago se encontra próximo de 3 milhões de dólares.

Para chegar a esse valor, a equipe da Logcomex realizou a busca pela NCM 8517.12.31 (terminais portáteis de telefonia celular) com a descrição do produto como Iphone 12.

Essa é uma das vantagens da plataforma de data analytics de importação da Logcomex, que permite a busca por produtos e uma análise detalhada do mercado.

Prováveis importadores e exportadores

Outra informação relevante disponibilizada dentro da plataforma de importações da Logcomex é o ranking de prováveis importadores e prováveis exportadores.

No caso do Iphone 12, não há surpresa nenhuma nesse dado: Apple se posiciona em primeiro lugar nos valores e registros para importação e exportação do produto.

Dados de importação do Iphone 12. Fonte- Search, LogComex
Dados de importação do Iphone 12. Fonte Logcomex

Modais de transporte

Para transportar os novos aparelhos celulares, o modal aéreo representou a porcentagem esmagadora de modais utilizados: 99,98%.

O restante representa transportes realizados pelo modal rodoviário. 

Principais unidades de desembaraço

Analisando o ranking das unidades de desembaraço mais relevantes para a importação do Iphone 12, é possível observar que o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, está no topo, seguido pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

Unidades de desembaraço na importação do Iphone 12. Fonte: Logcomex
Unidades de desembaraço na importação do Iphone 12. Fonte: Logcomex

PlayStation 5

Já para levantar os números de importação do PlayStation 5, muito esperado pelos amantes de games e consoles, a equipe da Logcomex realizou a busca pela NCM 9504.50.00 (Console e máquinas de jogos de vídeo) adicionando como filtro o nome do produto.

A pesquisa foi feita para mostrar os dados dos últimos 4 meses e apontou que o valor total pago pelo mercado na importação do PlayStation 5 foi de, aproximadamente, 26 milhões de dólares.

Foram realizados 895 registros de importação durante esse período. Além disso, o valor total de frete pago pelos importadores atingiu a marca de 187 milhões de dólares americanos. 

Prováveis importadores e exportadores

Assim como no caso do Iphone 12, o ranking de prováveis importadores e exportadores do PlayStation 5 também não apresenta nenhuma supresa: a Sony, responsável pelo desenvolvimento do produto, ocupa o primeiro lugar.

Dados de importação do PlayStation 5. Fonte:  Logcomex
Dados de importação do PlayStation 5. Fonte: Logcomex

Modais de transporte

Diferentemente do Iphone 12, o modal de transporte mais utilizado para a importação do PlayStation 5 foi o marítimo, que representou mais de 96% dos registros realizados.

O restante se dividiu entre os modais aéreo (2,91%) e rodoviário (0,56%).

Principais unidades de desembaraço

Analisando o ranking das unidades de desembaraço mais relevantes, o Porto de Santos se encontra em primeiro lugar, registrando mais de 26 milhões de dólares em valor FOB.

Em segundo lugar está o aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. 

Unidades de desembaraço para a importação do PlayStation 5. Fonte: Logcomex
Unidades de desembaraço para a importação do PlayStation 5. Fonte: Logcomex