No comércio exterior, o termo ‘logística portuária’ é muito conhecido e, principalmente, utilizado. É através dela que o planejamento para o deslocamento de cargas é feito.
Por isso, é considerada uma das atividades mais complexas, por envolver diversos setores, documentos e ser a responsável pelo transporte dos produtos.
Além de uma das atividades mais necessárias no comex. Por isso, com certeza, você que está lendo esse artigo já tem uma ideia da importância da logística portuária.
Mas será que sabe também dos desafios e tendências?
Continue essa leitura com a gente que vamos explicar todo o necessário.
- O que é logística portuária?
- Panorama da logística portuária brasileira
- Impactos das limitações da logística portuária na economia
- Desafios da logística portuária no Brasil
- Tendências para a logística portuária brasileira
- Como a automação Logcomex agiliza processos portuários?
- Aumente sua performance operacional com automação e visibilidade avançada
O que é logística portuária?
A palavra logística já indica um conjunto de ações ou ferramentas dentro de determinadas áreas. No comércio exterior, especificamente, indica que determinada situação vai envolver aspectos como transporte, uso e recebimentos de produtos. Além de armazenamento.
Uma palavra simples, mas que faz diferença para quem está no dia a dia do comex.
A logística portuária, em questão, é considerada uma das atividades mais difíceis no nosso país, por envolver órgãos regulamentadores exigentes, grande quantidade de dados discriminados em documentos, instituições responsáveis e com tudo isso refletindo diretamente no prazo e custo dos produtos.
O principal objetivo dentro dessa logística é executar as tarefas e transportar cargas de forma ágil e com o menor custo possível. A logística portuária é responsável pelas seguintes etapas:
- Armazenamento
- Embarque
- Desembarque
- Empilhamento
- Deslocamento
- Planejamento.
Existem vários tipos de logística, mas a grande questão é entender quais os departamentos responsáveis por cada processo, pessoas certas envolvidas nas etapas e como atingir os objetivos dentro do necessário.
Panorama da logística portuária brasileira
Em expansão, o modal aquaviário segue em uma crescente. A projeção de demanda para os portos no Brasil deve aumentar para 92% até 2042, somando 1,8 bilhão de toneladas. Os foram disponibilizados pelo Plano Nacional de Logística e Transporte.
Lembrando ainda que, hoje, cerca de 70% das mercadorias que circulam no mundo são transportadas através desse modal.
Nesse contexto, precisamos entender que alguns fatores podem influenciar na demanda.
Acessos terrestres
Pelo acesso terrestre temos os modais rodoviários, que atualmente é considerado sobrecarregado, e o ferroviário, onde há um considerável número de trilhos inutilizados. Esse cenário prejudica a forma de escoamento das cargas pelos terminais.
Na contramão, a cabotagem tem facilidade para atravessar grandes distâncias e também pode transportar qualquer tipo de carga, com custo reduzido ainda devido ao baixo consumo de combustível e pelo compartilhamento de escala.
Acessos marítimos
A migração do transporte do chão para a água, aumentando o número de embarcadores, faz com que existam pontos a serem levados em consideração.
Por exemplo, é preciso possibilitar que embarcações mais modernas, com capacidade maior, possam acessar berços portuários.
A dragagem também tem uma série de burocracias, seja para liberação de verba quanto para avais ambientais.
O sistema operacional brasileiro é lento e atrasado, segundo a CNI, além de onerar o setor portuário em até R$ 4,3 bilhões por ano.
Esse tipo de situação impacta na atuação efetiva do modal e gera aumento de custos do transporte marítimo.
Leia mais: Como reduzir custos de armazenagem no comex?
Impactos das limitações da logística portuária na economia
O Banco Mundial aponta que os custos médios de importação e exportação em São Paulo, considerando procedimentos de fronteira e documentação, são 57% maiores do que nos países da América Latina e Caribe.
Se comparados aos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os preços ficam sete vezes mais altos.
As limitações vistas hoje nos portos brasileiros, como na maioria das vezes relacionadas ao calado — altura de água necessária para o navio fluir — são determinantes para a eficiência no escoamento das cargas, principalmente em relação aos custos de transporte que encarecem os produtos nacionais e diminuem a competitividade lá fora.
A Consultoria Solve Shipping, por exemplo, apontou que o frete spot referência de um contêiner de 20 TEUs, que sai de Xangai e vai para Santos, custou cerca de U$S 2,7 mil em 2017.
Esse valor é mais que o dobro da segunda rota mais cara, que fica entre Xangai e a Costa Leste dos Estados Unidos. Daí podemos ter mais dimensão de custos.
Leia mais: Alta do frete, perspectiva de futuro e inovação no transporte marítimo
Desafios da logística portuária no Brasil
No Brasil, hoje, um dos principais desafios na logística portuária está na infraestrutura. É quase impossível definir apenas um problema, mas precisamos entender que para um porto funcionar com eficiência, é preciso de uma estrutura que vá além do porto.
Abaixo listamos alguns dos principais desafios:
Participação brasileira no comércio mundial
A participação ainda é bem pequena. Há anos que o Brasil, atual 10ª maior economia do mundo, representa apenas entre 1 e 1,4% do comércio mundial.
Isso acontece porque a balança comercial verde e amarela oscila muito, o que indica que não há planejamento a longo prazo.
Cenário que mostra ainda a falta de crescimento no comércio mundial e necessidade de investimentos na infraestrutura.
Falta de desenvolvimento de áreas portuárias
Importante destacarmos que as áreas portuárias vão além dos portos. As questões que envolvem a qualidade da logística portuária também estão interligadas com as condições de transporte por outros modais — como o rodoviário, por exemplo.
É comum, inclusive, que a transportadora contratada perca o horário agendado por vários problemas no caminho ao porto.
Opções limitadas de portos
Com estrutura defasada, muitos portos ficam sobrecarregados e, por isso, não há opções suficientes de terminais que possam atender as demandas.
Cerca de oito mil quilômetros de costa ocupam esse espaço defasado. Cenário negativo para a logística portuária.
Justamente por isso, é normal encontrarmos longas filas de caminhões parados próximos dos portos esperando por descarregar produtos, o que faz com o que o processo fique ainda mais lento.
Oportunidades de melhorias na logística portuária
O transporte aquático é o menos poluente, garante mais armazenamento e maior segurança para a carga levada.
Entretanto, é o que menos recebe investimentos do governo federal, o que consequentemente impede uma evolução significativa.
A falta de recursos traz problemas como falhas estruturais, o que acarreta ineficácia do planejamento. Esses são alguns pontos que podem ser transformados em oportunidades de melhorias significativas na logística portuária.
A logística portuária é um dos principais meios de transporte de cargas, muito relevante para o país. Afinal, os portos são utilizados para fazer a carga e descarga, sendo extremamente relevantes para a economia do Brasil.
Os custos relacionados aos procedimentos relacionados a essa logística podem variar de 30% a 40% do valor de um produto.
Isso acontece também em operações menores, como o Less Container Load (LCL), em que a carga ocupa apenas metade do contêiner.
Leia mais: Quais são os 10 maiores portos do Brasil?
Tendências para a logística portuária brasileira
A seguir, separamos algumas das principais tendências para a logística portuária brasileira. Confira:
Melhorias no transporte
A revitalização das ferrovias, bem como investimentos nas estradas e nas vias fluviais tendem a melhorar indiretamente a logística portuária.
Aqui, portanto, reside um dos principais pontos a favor do crescimento da atividade.
Parcerias público-privadas (PPPs)
A união entre organizações públicas e privadas pode ser muito produtiva no sentido de construir novas plataformas e administrar de maneira conjunta.
Se comparadas às concessões comuns, elas podem reduzir despesas orçamentárias, profissionalizar a gestão e proporcionar novas alternativas de faturamento.
Troca eletrônica de documentos
Além de agilizar a liberação das cargas, a troca eletrônica de documentos é mais segura contra falhas do que o processo realizado manualmente.
Basicamente, a automatização garante que os órgãos envolvidos recebam as mesmas informações. O que impede os grandes atrasos causados pelas divergências relativas aos dados.
Dessa forma, a liberação da carga no porto se torna mais ágil e segura.
Inteligência artificial (AI) e machine learning
O uso da Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em vários segmentos do mercado, inclusive nos processos de logística portuária.
Um exemplo da IA trabalhando a favor da logística portuária é o uso de softwares para automação e otimização de processos.
Como a automação Logcomex agiliza processos portuários?
Com a automação Logcomex, você e sua equipe podem otimizar suas operações, o que consequentemente proporciona maior agilidade e permitem colocar o cliente em seu lugar de direito: no centro dos negócios.
Além disso, a plataforma de automação da Logcomex proporciona às empresas atuantes na logística portuária maior destaque no mercado global — que é extremamente competitivo.
Aliás, com as funcionalidades e recursos inteligentes da automação fornecida pela Logcomex permite que você invista tempo no que realmente importa: a operação estratégica da sua empresa.
A plataforma promove, sobretudo, a facilidade de centralizar todas as informações sobre suas cargas, facilitando e agilizando o acesso a elas.
Mais do que isso: ela busca e traz — automaticamente — dados consolidados nos sistemas das aduanas e dos órgãos anuentes.
Desenvolvida com tecnologia de ponta, a automação da Logcomex utiliza APIs de forma simples e ágil para realizar as integrações entre sistemas dos terminais portuários e da Receita Federal.
Quer entender como você também pode impulsionar sua logística portuária? Preencha o formulário abaixo e agende já sua demonstração gratuita!
Aumente sua performance operacional com automação e visibilidade avançada
Preencha o formulário para conversar com um de nossos especialistas e descobrir como automatizar cada etapa essencial da sua operação e ter processos atualizados 24h por dia com o módulo de automação da Logcomex