Logos Hope – A Biblioteca Flutuante

Já imaginou uma livraria flutuante que planeja dar a volta na América Latina? Esse é o navio Logos Hope, que chegou recentemente no porto de Veracruz, um dos quatro a serem visitados durante a estadia no México.

O navio, pertencente à GBA Ships, uma organização sem fins lucrativos registrada na Alemanha, tem como objetivo continuar transmitindo “conhecimento, ajuda e esperança” a cada visita. Além de livros, a embarcação conta com uma sala para concertos, centro de conferências e teatro, com serviços que oferece às comunidade que visita.

“Durante quatro meses estaremos visitando quatro portos do México. Depois de Veracruz iremos a Tampico, seguido por Coatzacoalcos e por fim, Progreso. Posteriormente, desceremos à América Central, começando pelo Panamá. A ideia é dar a volta na América Latina para levar ajuda”, explicou Pavel Martínez, oficial de relações midiáticas do navio, à Agência Efe.

Pavel relatou que todos os dias uma parte da tripulação viaja para diferentes pontos da cidade (e cidades próximas) onde o navio atraca para oferecer ajuda prática e gratuita, que vai desde a distribuição de livros até doações diversas. “Doamos livros para escolas, orfanatos e até prisões, apoiamos e participamos de trabalhos de construção e restauração de obras públicas como escolas, hospitais, centros esportivos. Fazemos também doações de filtros d’água, óculos para terceira idade e ajuda médica. O projeto é, também, para beneficiar pessoas que não podem nos visitar eembora não possamos mudar o mundo todo com esse tipo de ação, para alguns mudamos tudo e isso já nos satisfaz: saber que para algumas pessoas podemos fazer a diferença”.

O navio, de 132 metros de comprimento, agrega 60 nações em cerca de 400 voluntários e deixam à disposição do público mais de cinco mil títulos de livros, que para muitos visitantes é a primeira oportunidade de comprar literatura de boa qualidade a custos mais baixos que em uma livraria.

O Logos Hope já teve mais de 46 milhões de pessoas visitando em mais de 150 países. Até 22 de abril, a embarcação ficará em Veracruz, excursão essa iniciada em 30 de janeiro, em Cartagena, na Colômbia. Além disso, a livraria flutuante será palco de duas peças de teatro, concertos e um evento especial para comemorar o 499º aniversário da fundação do Porto de Veracruz.

(Conteúdo produzido com dados da EFE)