Conheça os 10 maiores portos do mundo

Quais são os 10 maiores portos do mundo?

Os portos são fundamentais para a economia mundial, principalmente para o comércio exterior, uma vez que o modal marítimo é responsável por cerca de 90% da movimentação de cargas. Assim, não é à toa que os 10 maiores portos do mundo controlam grande parte da movimentação financeira no comex. 

São alimentos, medicamentos, tecnologias, vestuários e objetos transportados por via marítima e que garantem postos de trabalho e, dessa forma, fazem a roda da economia girar no mundo todo. Afinal, este modal possui o frete mais barato, maior capacidade de transporte, maior área de cobertura e capacidade de transpor longas distâncias.

Top 10 maiores portos do mundo

Inegavelmente o transporte marítimo oferece mais segurança e versatilidade para as mercadorias que podem se beneficiar deste modal. Portanto, em consideração pela importância estratégica desta modalidade para as importações e exportações no mundo todo, vamos conhecer os maiores portos do mundo e suas características.

Aliás, se você quer saber qual o maior porto do mundo, já adiantamos que é o de Xangai, na China. Isso tanto em valor importado quanto em valor exportado. Na lista a seguir, você confere o ranking dos maiores portos globais e, em seguida, verá mais detalhes sobre eles, bem como os dados referentes à movimentação de cada um. 

  1. Xangai (China)
  2. Cingapura (Cingapura)
  3. Ningbo-Zhoushan (China)
  4. Shenzhen (China)
  5. Qindao (China)
  6. Guangzhou (China)
  7. Busan (Coreia do Sul)
  8. Tianjin (China)
  9. Hong Kong (China)
  10. Rotterdam (Holanda).

1 – Porto de Xangai (China)

Encabeçando nossa lista está o porto de Xangai, na China, que lidera como maior porto do mundo há mais de uma década. Em 2022, o porto de Xangai movimentou mais de 47 milhões de TEUs em tráfego. Sendo que em julho do ano passado, ele quebrou um recorde mensal, tendo movimentado nada menos que 4,3 milhões de TEUs. 

O porto de Xangai serve o Delta do Rio Yangtze, que é o maior centro econômico da China e alberga a maior concentração de produção avançada, de acordo com a CCID Consulting. Inclusive, o porto automatizado de águas profundas de Shanghai Yangshan poderia rivalizar com Cingapura como centro global de transbordo.

2 – Porto de Cingapura (Cingapura)

Apesar de ser uma pequena cidade-estado, Cingapura conta com um dos maiores portos do mundo. O segundo colocado no ranking, mais especificamente, com movimentação de 37,29 milhões de TEUs. Isso principalmente graças à sua localização privilegiada que permite a seu porto servir como o maior centro de transbordo do mundo.

As mercadorias produzidas em outros lugares da Ásia são descarregadas em navios maiores em Singapura e enviadas para a Europa, aproveitando a eficiência e a profundidade do porto. Petróleo bruto e gás natural liquefeito, por exemplo, também são transportados do Oriente Médio para importadores asiáticos através dele.

Aliás, com o Mega Porto de Tuas, inaugurado no final de 2022, Cingapura espera continuar a dominar o negócio de transbordo. A construção realizada em terrenos recuperados pode receber navios de maior porte, liberando os terminais urbanos anteriormente utilizados para servirem como empreendimentos comerciais e residenciais.

3 – Porto de Ningbo-Zhoushan (China)

Ningbo-Zhoushan é inegavelmente um porto em rápido crescimento que recentemente ultrapassou Shenzhen como o terceiro maior porto do mundo, tendo movimentado 33,35 milhões de TEUs. Localizado ao sul de Xangai, ele serviu como alternativa ao porto vizinho quando a cidade foi atingida pelos bloqueios da COVID. 

Além disso, a região ao redor do porto de Guangzhou é um importante polo industrial e comercial, destacando-se como uma área de significativa atividade econômica. Sua proximidade com Hong Kong e Macau também fortalece sua conectividade global, tornando-o um componente vital da infraestrutura marítima chinesa.

4 – Porto de Shenzhen (China)

Shenzhen, conhecida como ponto de origem do “milagre” econômico da China, também abriga o 4º entre os maiores portos do mundo. A área, localizada no Delta do Rio das Pérolas, abrigou a primeira zona econômica especial da China — a saber, uma ilha onde o país poderia experimentar uma abertura econômica sob o presidente Deng Xiaoping. 

Portanto, se a China é a “fábrica do mundo”, o seu coração está nesta província — e é através do porto de Shenzhen que os produtos manufaturados chineses (desde brinquedos infantis até iPhones) são despachados e iniciam a sua viagem para o resto do mundo. Sendo que o porto movimentou 30,03 milhões de TEUs em 2022.

5 –  Porto de Qingdao (China)

Com movimentação de 25,67 milhões de TEUs em 2022, este porto — localizado na província chinesa de Shandong — é o quinto no ranking dos maiores portos do mundo. Sendo que a província onde se localiza é a terceira maior da China em termos de PIB e, além disso, recebeu investimentos estrangeiros diretos de países como Japão e Coreia do Sul.

Seu desenvolvimento foi auxiliado sobretudo por uma ampla variedade de capacidades de movimentação de carga, incluindo a capacidade de movimentar carvão, minério de ferro, petróleo bruto e contentores. As operações eficazes do porto e a ênfase na sustentabilidade ambiental também lhe renderam elogios de outros países. 

6 – Porto de Guangzhou (China)

O porto de Guangzhou está localizado em uma das cidades mais ricas da China — sede de grandes fabricantes automotivos, eletrônicos e de vestuário. Além disso, ele também serve outras megacidades no Delta do Rio das Pérolas, na China. Em 2022, sua movimentação totalizou impressionantes 24,863 milhões de TEUs.

Com as suas instalações de ponta, terminais especializados e extensas redes de transporte, este porto sem dúvida contribui significativamente para a economia da China, além de ter sido essencial para o crescimento da Área da Grande Baía. Entre suas principais exportações estão o chá, a seda, o papel, o cobre, o ferro, o ouro e a prata.

7 – Porto de Busan (Coreia do Sul)  

Localiza-se em um dos países que compõem os “Tigres Asiáticos” liderados pelo Japão e que perseguiu o rápido desenvolvimento e industrialização, contribuindo para o chamado “Milagre do Leste Asiático”. Hoje, os pneus Hankook, os veículos Hyundai e eletrodomésticos LG são despachados para o mundo todo a partir do porto de Busan.

Tendo movimentado 22,08 milhões de TEUs, Busan possui instalações logísticas avançadas, contribuindo para sua reputação como importante centro logístico e comercial. Além disso, sua capacidade de lidar com grandes volumes de carga e a eficiência nas operações solidificam sua posição entre os maiores portos do mundo.

8 – Porto de Tianjin (China)

Maior porto do norte da China, Tianjin serve a capital Pequim, além dos portos secos em todo o interior do país asiático, que estão ligados por meio de uma extensa rede ferroviária. Ele movimenta uma ampla variedade de cargas, incluindo contêineres, carga a granel, carga geral e produtos químicos.

Com movimentação de 22,02 milhões de TEUs, o porto de Tianjin, mais do que realizar operações marítimas, ele também está conectado a uma extensa rede de transporte terrestre. Incluindo, por exemplo, ferrovias e rodovias, facilitando dessa forma a distribuição eficiente de mercadorias.

9 – Porto de Hong Kong (China)

Ainda que tenha sido eclipsado pelos portos da China continental, este porto continua figurando entre os maiores portos do mundo, tendo movimentado 16,69 milhões de TEUs ao longo de 2022. Além de se manter como uma das artérias fundamentais que ligam a potência asiática ao resto do mundo.

Conhecido por sua importância histórica e como um centro financeiro e de comércio exterior, Hong Kong é um centro crucial na rede comercial global. Dos eletrônicos mais recentes à moda sofisticada, muitos dos produtos importados e exportados provavelmente fizeram uma parada no porto de Hong Kong antes de chegar ao destino.

10 – Porto de Rotterdam (Holanda)

Maior da Europa, o porto de Rotterdam movimentou mais de 14 milhões de TEUs em 2022. No início da década de 2000, este porto costumava ser o maior do mundo, até ser ultrapassado pelos portos do Leste Asiático — impulsionados sobretudo pelo aumento da produção industrial da China.

Estrategicamente situado na desembocadura do rio Reno, é um ponto crucial para o comércio internacional na Europa. O porto abriga uma ampla variedade de instalações, incluindo terminais especializados para contêineres, carga a granel, produtos químicos e petróleo.

Fonte: https://globelynews.com/world/worlds-largest-ports/

Quer saber tudo sobre o porto de Santos?

Um dos maiores portos do mundo, o Porto de Santos é essencial para o comércio exterior brasileiro. A Logcomex preparou um guia completo sobre o complexo portuário, com dados detalhados sobre sua origem, funcionamento, operação e movimentação. Quer conferir? Preencha o formulário abaixo e leia o material na íntegra gratuitamente.