Motivos para Realizar Análise da Concorrência

Partindo do princípio de que toda empresa está inserida no mercado competitivo, surge à real necessidade de conhecer seus competidores. Quanto mais informações coletadas sobre os mesmos, maior sua vantagem dentro do mundo dos negócios. Por conta desses motivos é de suma importância uma análise detalhada da concorrência. Tal análise deve ser sempre refeita e devidamente atualizada, visto que há sempre novas informações e uma forma de aprofundar mais seus conhecimentos sobre os competidores de mercado.

Hoje trouxemos alguns motivos para embasar à importância da prática citada.

 

  • Para um Melhor Posicionamento

 

Ao adquirir maior conhecimento referente à concorrência, têm-se um posicionamento mais efetivo dentro do mercado. Assim, você consegue destacar seus diferenciais e não ser rotulado como comum dentro do cenário dos seus negócio.

Descobrir como seus concorrentes se apresentam aos consumidores é muito importante. Porém, saber como os consumidores enxergam esta empresa é ainda mais relevante. Desta forma, se pode aproveitar brechas para conquistar maiores fatias de mercado.

 

  • Para Descobrir Gargalos e Oportunidades

 

Procure desvendar as demandas dos consumidores que não estão sendo atendidos de maneira efetiva. Estas, podem significar uma boa oportunidade de atrair e gerar bons negócios. Entretanto isso não é algo constante, gargalos não ocorrem com frequência e oportunidades são momentâneas; e aqui está a verdadeira importância de se manter atualizado e realizar um bom planejamento de mercado.

 

  • Para Que Não Haja Surpresas

 

Ao realizar a análise da concorrência você pode evitar ser surpreendido por informações ou novidades, já que as mesmas, podem ser de seu conhecimento antecipadamente, se realizar à análise mercadológica.

 

  • Para Ampliar Visão e Conhecimento

 

À cada dia novas empresas são inauguradas, e com isso, novos concorrentes para seus negócios. Porém, ao mesmo tempo, muitas empresas se estagnaram no que diz respeito ao conhecimento da concorrência.

Analisá-los é fundamental para se manter atualizado sobre o que seus competidores estão lançando no mercado e para prever à nova concorrência.

 

  • Para Atualização Dentro das Mudanças

 

À tecnologia vem realizando grandes mudanças, incluindo o fácil acesso às informações. Por conta disso, as empresas estão se adaptando e se reinventando cada vez mais rápido. Isso traz mais oportunidades e desafios.

Uma boa análise de mercado te informa não só o que está acontecendo, mas também aponta as tendências e o que está por vir. E com a s mudanças ocorrendo de forma acelerada, torna-se ainda mais necessário à atualização desta análise frequentemente.

Por conta da importância de estar atualizado no mercado, nós da LogComex criamos o LEADS, um módulo, dentro da nossa plataforma, totalmente online que lhe fornece as informações necessárias para uma análise competitiva dentro da cadeia logística

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe ajudar