Logcomex Blog

O que faz um agente de cargas? Entenda!

Written by Redação Logcomex | 10.7.2022

Há estimativas de que atualmente temos no mundo mais de 50 milhões de contêineres, entre os que estão em uso, fora de uso, os novos e os que foram perdidos. Entretanto, o número de operadores globais de frete é bem menor, algo em torno de 100 mil.

Leia mais: Entenda por que contratar um agente de cargas

Esse número cresce a cada dia porque sempre há novos entrantes iniciando suas operações. Podemos dizer que temos duas categorias nesta função: os agentes de cargas e armadores. Neste texto, iremos focar na primeira. Você irá conferir:

O que é um agente de cargas?

Importar e exportar são atividades do comércio internacional que, ao longo dos anos e com a evolução da tecnologia, se mostram cada dia mais comuns. 

Ambas são atividades sensíveis que podem tanto alavancar o negócio de forma internacional, quanto ser vetor para o fracasso da operação.

O agente de cargas é qualquer pessoa que, em nome do importador ou do exportador, contrate o transporte de mercadoria, consolide ou desconsolide cargas e preste serviços conexos. Ele é, então, uma ponte com as empresas de logística, coordenando os processos de comércio exterior. 

O que faz um agente de cargas?

Mesmo que a principal função esteja relativa ao transporte da carga, os agentes de cargas (Freight Forwarders) auxiliam na administração de todas as atividades inerentes aos processos de importação e exportação.

Em síntese, o agente de cargas cuida dos:

  • Documentos
  • Licenças
  • Autorizações
  • Análises financeiras e operacionais
  • Contato com os fornecedores
  • Cotação dos modais de transporte
  • Monitoramento da remessa
  • Contratação do seguro
  • Escolha e negociação dos Incoterms.

Qual a rotina?

Administrativamente, um agente de cargas lida todos os dias com a emissão de documentos operacionais, fiscais, jurídicos e comerciais. 

Operacionalmente, gerencia coletas, armazenagens, consolidação, desconsolidação e entrega de cargas.

Em resumo, a rotina de um agente de cargas é muito intensa em gerenciar burocracias e operações variadas para, principalmente, garantir o bom andamento e sucesso de cada operação de importação e exportação.

Quando ele é necessário?

O agente de cargas pode ser a melhor opção quando o objetivo é flexibilidade, abrangência global e abertura para negociações.

Considerando que agentes de cargas têm, pela dinâmica do seu trabalho, vivência em vários setores e mercados, suas soluções são flexíveis e de fácil ajuste ao escopo de cada cliente, sobretudo para escopos específicos ou não recorrentes.

Outra solução que os bons agentes de cargas oferecem é analisar detalhes do processo e aproximar os envolvidos, sugerindo ajustes ou alternativas que sejam aceitáveis para ambas as partes. Assim, o embarcador ou comprador será assertivo em contratar um bom agente de cargas quando ter agilidade e facilidade na comunicação for o foco de seu processo.

Qual a importância do agente de cargas?

Poder direcionar seu foco e esforço para sua atividade principal é uma das mais importantes razões para ter um agente de cargas. Seu foco deve ser o seu negócio e o agente de cargas é um parceiro na busca do seu sucesso.

Um profissional que tenha recursos relevantes para análise de grandes dados, conhecimento de mercados e suas dinâmicas, que tenha domínio sobre as informações que apresenta e entregue rastreabilidade e acuracidade certamente será um diferencial e poderá trazer ganhos operacionais e financeiros para o processo e novos clientes e novos negócios.

O bom agente de cargas, literalmente, tomará conta da carga e será um bom gestor de processos para fazê-la chegar em seu destino ou para coletá-la e entregá-la para o comprador. 

Assim, podemos resumir a atuação em dois pontos importantes para uma operação bem-sucedida:

Planejamento Logístico: Mostra as principais soluções logísticas dentro do país que será feita a operação, sobretudo nos quesitos rota e tempo

Estratégia de Embarque: Verifica o melhor meio de transporte a fim de obter economia no custo do frete.