Páscoa 2019: importações brasileiras no primeiro trimestre

O mês de Março de 2019 registrou uma alta nas movimentações de importação brasileira em decorrência do período de Páscoa, conforme dados coletados junto ao módulo de importação da Logcomex. 

Itens como chocolates e peixes congelados são os que tiveram maior crescimento no número de pedidos. Acompanhe o desempenho do país com números inéditos do mercado a seguir:

Números de importação de chocolate

No primeiro trimestre de 2019, as importações em chocolate somam 4.996 itens ao todo, sendo 2.179 itens apenas no mês de março (veja no gráfico abaixo).

São 6.953.369,60 unidades comercializadas das marcas Milka, Hersheys, M&M, Ferrero e Nestle, por ordem de preferência.  

Performance mês a mês da importação de chocolate

Números de importação de peixes

Peixes, crustáceos e moluscos registraram aumento no número de pedidos no mês de março de 2019.

O bacalhau dessalgado está entre o mais importado pelos brasileiros, com 33,3% do percentual de pedidos. Outro ponto destaque na importação é o frete, totalizando 1.344.696,52 USD.

Modais utilizados no transporte

A movimentação de item também no assunto modal de transporte.

Os chocolates são importados majoritariamente pelo modal aéreo (51,1%), com o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com principal na unidade de desembaraço.

Já com os peixes congelados, a preferência é pelo modal marítimo (59,7%), com desembaraço pelo Porto de Santos.

O uso de contêineres é justificado pela necessidade de refrigeração ao longo do transporte para garantir higiene e segurança na entrega da mercadoria.

Estes são alguns dados referentes ao período de Páscoa 2019 compilados pela Logcomex. E você também pode ter acesso com o módulo de importação, focado na análise de mercadorias importadas.