Logcomex Blog

Porto do Rio Grande terá sistema de monitoramento marítimo

Written by Redação Logcomex | 13.1.2025

A Portos RS, responsável pela administração dos portos do Rio Grande do Sul, deu início à implantação de um sistema que permitirá o monitoramento em tempo real das embarcações em trânsito ou atracadas na área do Porto Organizado do Rio Grande.

Chamado de Vessel Traffic System (VTS), a tecnologia está sendo instalado com investimento próprio da administração portuária em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo.

Segundo a Portos RS, entre os benefícios do investimento estão a possibilidade de que a autoridade portuária tenha total controle do tráfego marítimo, acompanhe em tempo real as manobras e promova a segurança das cargas e das tripulações, evitando o cometimento de atividades ilícitas.

Devido à tecnologia utilizada, o sistema também permitirá a criação de um cercamento eletrônico ao redor de cada navio.

No mês de dezembro foi concluída a montagem de uma torre e nos próximos dias deve ter início a instalação e a integração dos equipamentos de comunicação, formados por radar, câmeras de alta resolução e sensores.

Embora outros portos do país já contem com a tecnologia, é a primeira vez que a implantação do sistema está sendo executada por uma empresa nacional, que se responsabilizará pelo fornecimento dos equipamentos, desenvolvimento do software e prestação de serviços de manutenção e operação.

Atualmente, está em funcionamento e disponível para consulta no site da Portos RS o Local Port System (LPS), versão que antecede a execução plena do sistema.

O Porto do Rio Grande é o principal do Rio Grande do Sul. Segundo dados da Logcomex, em 2024, foram exportadas pelo complexo portuário cerca de 24,6 milhões de toneladas de carregamentos, cujo valor total alcançou US$ 16,6 bilhões (FOB). O montante representa um recuo de 0,4% no volume e de 2,7% no valor exportado em relação a 2023.

As importações pelo Porto de Rio Grande, por sua vez, cresceram na comparação anual. Ao longo de 2024, entraram pelo complexo 9,5 milhões de toneladas em cargas oriundas de outros países, 10,2% a mais do que em igual intervalo do ano passado. O valor total das importações avançou 4,8%, chegando a US$ 5,9 bilhões (FOB).