Logcomex Blog

Portos públicos têm maior movimentação para outubro da história

Written by Redação Logcomex | 19.12.2024

Os portos públicos brasileiros apresentaram o melhor desempenho em movimentação de cargas para um mês de outubro em 2024, com um total de 39,6 milhões de toneladas de cargas.

A informação consta da atualização mais recente do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgada nesta semana.

O número, o maior para o período da série histórica, representa crescimento de 0,53% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A via marítima é o principal modal utilizado pelo Brasil em seu comércio exterior. Segundo dados da Logcomex, 74,4% de todas as importações brasileiras feitas entre janeiro e novembro de 2024 entraram por meio de portos.

As exportações do país no período, por sua vez, contaram em 89% dos casos com o transporte marítimo.

Entre os dez maiores portos do país, o Vila do Conde (PA), apresentou a maior variação positiva no período, com movimentação de 1,6 milhão de toneladas, registrando um aumento de 37,37% em comparação ao mesmo período de 2023.

O Porto de São Francisco do Sul (SC), por sua vez, cresceu 21% em movimentação no mês de outubro, com destaque para carga geral. O Porto de Santos (SP), maior da América Latina, também apresentou variação positiva (5,7%). 

Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação do mês atingiu 12,1 milhões de toneladas, segundo os dados da Antaq. Isso representa 1,1 milhão de TEUs movimentados, alta de 11,64%.

Cargas gerais apresentaram movimentação de 5 milhões de toneladas de cargas em outubro de 2024; granel sólido chegou a 64,4 milhões de toneladas; e granel líquido alcançou 25,8 milhões.

Por sua vez, a movimentação de cargas de longo curso foi de 80,9 milhões de toneladas no mês, enquanto a cabotagem atingiu movimentação de 22,4 milhões de toneladas e a navegação interior chegou a 3,9 milhões de toneladas em outubro.

Os terminais de uso privado (TUPs), por outro lado, tiveram queda de 5,43% na movimentação em relação a outubro do ano passado. O setor movimentou 67,7 milhões de toneladas de cargas. A carga conteinerizada transportada nos complexos privados, no entanto, cresceu mais de 18% no período.

Entre os TUPs que tiveram maior alta na movimentaram no mês, o destaque foi o Terminal Portuário do Pecém (CE), que registrou crescimento de 29,26%, com 1,7 milhão de toneladas de cargas.