Saiba como ter um SCM eficaz no comex

Como ter um SCM eficaz no comex?

Todo tipo de negócio, em qualquer segmento do comércio internacional, deve cuidar do relacionamento e da troca constante de informações e de dados relevantes, sobretudo com fornecedores. Isso permite que empresas de comércio exterior mantenham suas operações em funcionamento constante, além de manter a qualidade dos processos por meio de um SCM eficaz, seguindo o caminho rumo ao seu sucesso perante os concorrentes.

Por isso, vamos agora conversar mais sobre a importância do Supply Chain Management no cenário do comércio exterior. Apontaremos seus componentes e principais recursos que colaboram para a execução das operações com maior eficácia. Sem deixar de falar sobre as barreiras e os erros cometidos que impedem a eficiência da boa prática desse modelo nas empresas.

Achou a temática interessante? Então, continue a leitura em busca de compreender mais detalhes relevantes!

O que é SCM?

Pois bem, como já se pode presumir, SCM é a sigla para Supply Chain Management, portanto, sua tradução literal é Gestão da Cadeia de Suprimentos. Assim, um SCM eficaz é um conjunto de atividades e processos operacionais realizados por todos os componentes da cadeia, com o objetivo principal de controlar todo o fluxo dos produtos ou dos serviços fornecidos pelas empresas.

Isto é, por meio dessa metodologia as empresas que compõem as suas cadeias de suprimentos nos segmentos internacionais em que atuam conseguem melhorar o gerenciamento dos procedimentos. Afinal, a SCM torna possível integrar o fluxo dos recursos ao negócio empresarial eficientemente e com maior retorno financeiro, pois evita desperdícios que geram gastos excessivos.

Afinal, há muitos atores que fazem parte da cadeia como, por exemplo, fornecedores, distribuidores, transportadores e atacadistas que exercem grande influência sobre os resultados alcançados.

Sendo assim, todos os intervenientes estão inseridos de forma estratégica, desempenhando cada um o seu papel diante da complexa organização dos processos dentro da rede. Isso permite que sejam conhecidos os impactos e as ações geradas por todos, juntamente com os custos envolvidos.

Leia mais: O que é Supply Chain? Qual a importância de ter visibilidade?

Componentes do SCM

Nesse momento falaremos brevemente dos componentes de um SCM eficaz. São etapas que trabalham sinergicamente para que sejam obtidos bons e relevantes resultados na entrega dos produtos finais aos consumidores. Como consequência observa-se, assim, um relacionamento comercial em harmonia por meio de uma boa experiência de compra.

Planejamento

Inegavelmente, o planejamento estratégico é de extrema importância para toda a cadeia. Afinal, ele inclui todos os fatores necessários para o bom desempenho dos processos a serem realizados, além disso, faz a previsão de insumos para não gerar nenhum gargalo entre as etapas operacionais.

Compras

O processo de compras sofreu um upgrade no comércio exterior, sendo visto como um componente estratégico do SCM eficaz. A capacidade de resposta ágil para dar continuidade ao processo de produção faz dessa etapa muito importante para a redução dos custos nos procedimentos.

Produção

Esse é o componente fundamental na transformação da matéria-prima em produto final, já que poderá utilizar estratégias interessantes para a regulação na linha de produção, além de evitar desperdícios e sempre manter um estoque que satisfaça a demanda da cadeia de suprimentos.

Distribuição

Esse componente do SCM eficaz está no final do processo, porém tem grande responsabilidade para garantir a entrega de produtos e serviços adequadamente ao consumidor final. Assim, deve-se levar em consideração a necessidade de manter um plano de ação das empresas relacionado à logística reversa de produtos já utilizados para o devido descarte.

4 principais recursos do SCM eficaz

Um SCM eficaz é altamente elaborado porque deve manter o gerenciamento dos processos de maneira assertiva. Se o objetivo estratégico é a atração de novos clientes, o SCM será fator relevante para o negócio. Em outras palavras, aumentará as chances de êxito das empresas envolvidas.

Conexão

Os softwares e as ferramentas de tecnologia avançada auxiliam no acesso aos dados de cada etapa da cadeia de suprimentos, facilitando a análise.

Colaboração

Sem dúvida alguma, o estímulo para a colaboração de todas as partes envolvidas torna o SCM eficaz porque fomenta a melhoria da parceria comercial.

Automação

O investimento na automação de processos executados manualmente e repetidas vezes ajuda a empresa na disponibilidade de tempo para a execução de tarefas mais importantes, além do foco da equipe para se dedicar ao core business.

Leia mais: O que é automação de processos no comércio exterior?

Abrangência

As informações coletadas podem ser compartilhadas por todas as partes em tempo real de forma a serem consideradas verdadeiros instrumentos capazes de promover a melhoria dos processos, pois também podem ser úteis para a adaptação em relação às mudanças causadas pela dinâmica do negócio.

Barreiras à eficiência do SCM

Como falamos anteriormente, o SCM eficaz demanda um gerenciamento bem complexo, em um processo que envolve muitas áreas das empresas do comércio exterior, tornando-se um grande desafio para os gestores de todos os segmentos.

Coordenação de equipes

Nessa etapa, a coordenação diz respeito às áreas internas da empresa, juntamente com os fornecedores, fabricantes e transportadores, de forma que consigam alinhar as diretrizes de atuação, por meio da comunicação constante e transparente, bem como pela elaboração de contratos comerciais objetivos.

Análise de resultados

Em um planejamento estratégico, para ter um SCM eficaz faz-se necessário analisar o que está dando certo e o que se deve melhorar para uma tomada de decisão corretiva por meio do trabalho executado com índices de performance logística e o controle da qualidade de fornecedores.

Flexibilidade e precisão

Diante de constantes mudanças no mercado internacional, o desafio é tornar as respostas das empresas ágeis e assertivas, a fim de que não percam a competitividade nem tenham prejuízo em suas operações. Para isso a flexibilização nos contratos de compra e de pedidos se faz necessária.

Erros que impedem um SCM eficiente

Os erros que ocorrem na cadeia de suprimentos fazem com que o negócio empresarial perca eficiência e dinheiro porque demandam equipe especializada. Dependendo do tipo de erro, penalidades por atraso também entrarão em jogo. Acrescentamos ainda que dificilmente se preveem essas situações e, por isso, comprometem a margem de lucro das operações.

Apostar no feeling

O gerenciamento do SCM eficaz nunca deve estar baseado no achismo e sim absolutamente apoiado em decisões focadas em dados concretos para que não sejam criados gargalos logísticos que resultem em perdas financeiras.

Desconsiderar riscos

A análise de riscos é um ponto crucial e que auxilia o gestor na verificação de vários problemas, como despesas na fabricação, no transporte e até mesmo na estocagem de materiais. Além disso, deve-se levar em consideração o acontecimento de situações externas e imprevisíveis.

Negligenciar custos

O SCM eficaz busca sempre a maior eficiência dos processos internos com reflexo na redução de custos. Por esse motivo, deve-se ter o controle preciso dos gastos em cada contrato, de entrada e de pagamento, tanto de fornecedores quanto de despesas diversas.

Leia também: Como obter redução de custos na cadeia de suprimentos?

Ignorar tendências de mercado

O gestor deve estar sempre atento às mudanças de hábitos dos seus consumidores finais. Assim como conhecer novas tecnologias e metodologias que melhorem a eficácia da sua cadeia de suprimentos.

5 boas práticas para um SCM eficaz no comex

Empresas que operam no comércio exterior devem primar pelo bom gerenciamento do SCM de modo a garantir sua eficácia e, então, resultados positivos serão alcançados. Tais resultados serão responsáveis por sustentar uma posição de competitividade em seus segmentos.

1. Mapeamento de processos

Uma das melhores práticas para alcançar um SCM eficaz é o mapeamento de processos. Por meio dessa iniciativa é possível identificar falhas na execução das tarefas de forma a permitir a criação de ações para a melhoria contínua, além de manter a padronização na execução operacional. O que reduz os riscos de erros ou de retrabalhos.

2. Integração entre áreas

Também é considerada uma boa prática para o aprimoramento na comunicação entre as áreas das empresas, pois conseguirão alinhar objetivos, estratégias e processos internos. Alcançando, assim, a sinergia essencial para interligar informações com fluidez.

3. Uso da tecnologia

A utilização de recursos tecnológicos é indispensável para ajudar no compartilhamento de dados entre as empresas, o que facilitará nas relações comerciais para a tomada de decisões. Além de contar com as facilidades existentes em softwares inteligentes.

4. Bom relacionamento com fornecedores

Outra boa prática a se adotar para alcançar um SCM eficaz no comex é manter um bom convívio com esses parceiros. O objetivo é alcançar melhores resultados por meio de uma parceria na qual os fornecedores e clientes tenham as mesmas culturas e os mesmos valores. O que facilita tanto o processo de compreensão entre as partes quanto o alinhamento das metas.

5. Controle e monitoramento de processos

Para garantir a boa monitoria dos processos, o constante controle das atividades a serem feitas e as que foram realizadas é primordial. Dessa forma será possível trabalhar a partir de análises consistentes em relação à performance da equipe como um todo.

O monitoramento auxilia nas melhorias necessárias e, inclusive, na análise prévia do planejamento anterior, para perceber se condiz com a realidade do negócio e do mercado em que se atua.