Conheça os 4 principais profissionais do comércio exterior

O universo do comércio exterior pode ser caracterizado como um mercado de alta complexidade em razão dos diferentes processos e conhecimentos que envolvem as relações internacionais. Desta forma, são inúmeros os profissionais que atuam em diferentes segmentos da cadeia logística.

Quais são os 4 principais profissionais do comércio exterior

O profissional de comércio exterior é ligado no que acontece no mundo e no mercado. Tem um perfil negociador, focado em solucionar problemas e realizar retornos rápidos e confiáveis as estratégias de negócio.

Tudo isso, além de compreender a fundo questões administrativas, fiscais, cambiais e logísticas. Veja a seguir quais são os principais segmentos dos profissionais que atuam com o comércio exterior:

Agente de Carga

Frente às autoridades portuárias, o agente de carga é o profissional responsável por representar o armador nas diferentes etapas do gerenciamento do navio em sua chegada no porto.

Responsável pela comunicação embarcação-porto, o trabalho do agente de carga começa semanas antes da embarcação atracar no porto. Saiba mais sobre clicando aqui.  

Despachante Aduaneiro 

É a ponte de intermediação junto aos órgãos governamentais e entidades comerciais que defende o interesse dos importadores, exportadores e demais participantes do processo comercial com foco na liberação aduaneira da carga.

Entenda mais sobre o cargo aqui.

Importador 

O importador a pessoa física ou jurídica que importa uma mercadoria do exterior. Este sujeito é responsável pelo pagamento dos impostos gerados na importação e pela mercadoria adquirida.

Em determinadas situações, o importador pode assumir a figura do consignatário, a quem a mercadoria é destinada, sem a necessidade da intermediação de terceiros.

Exportador

O exportador é a empresa que exporta a mercadoria nacional para diversos países e apresenta uma receita bruta referente ao valor adquirido a partir da venda dos produtos em negociações internacionais. Veja a seguir quatro motivos para começar a investir em exportação.

Todos os profissionais do comércio exterior se beneficiam das soluções Logcomex

Estes são apenas alguns dos profissionais que fazem das atividades relacionadas ao comércio exterior. E nós da Logcomex temos uma solução ideal para a necessidade de cada segmento.

Você já conhece? Descubra e transforme o comércio exterior com a gente.