Software as a Service (SaaS) para Comércio Exterior

A rotina nas corporações com as transformações da internet derrubaram barreiras que ainda restavam entre o offline e o digital, criando um cenário mais aberto para a utilização de ferramentas que tornam o trabalho mais eficiente, com foco em atingir os resultados esperados.  

 Com inovações tecnológicas como a Inteligência Artificial, o Big Data e o Machine Learning foi possível desenvolver o método Software como Serviço (SaaS) nas mais variadas áreas, inclusive no Comércio Exterior, como apresentamos aqui neste post. 

 

Mas afinal, o que é um Software como Serviço (SaaS)?  

O SaaS, ou Software como Serviço, tem se tornado cada vez mais comum mundialmente como uma forma de terceirizar um serviço prestado. Ao invés de realizar um investimento adquirindo uma ferramenta, hoje é possível “alugar” o serviço oferecido por um Saas, que já possui sistema desenvolvido e em pleno funcionamento. 

Diferente de uma plataforma comum, um SaaS é implementado em uma nuvem online. Ou seja, sua utilização acontece 100% via internet a partir do acesso de qualquer dispositivo móvel, reduzindo custos e eliminando processos de instalações. 

Como um SaaS atende as necessidades do Comércio Exterior?

Historicamente o Comércio Exterior é um segmento composto por processos complexos, demorados e com inúmeras etapas a exemplo da importação e da exportação. Atividades que antes contabilizavam dados impressos passaram a ser digitalizadas, gerando um extenso volume de informações a serem analisadas e interpretadas pelos intervenientes logísticos

Com o auxílio de um SaaS, a coleta e o processamento dos dados passam a ser automatizados, gerando relatórios estratégicos organizados de acordo com a necessidade de cada negócio por meio de dashboards (abas que permitem comparar dados em diferentes telas). 

 

Inteligência como uma forma de estratégia

Um dos principais resultados que um SaaS pode entregar são os dados compilados que auxiliam os stakeholders em suas tomadas de decisões. A partir do acesso à informações de inúmeras fontes, de forma simples, rápida e segura, fica mais fácil definir estratégias, analisar a concorrência e mensurar os resultados alcançados. 

 

Funcionalidade para o desempenho operacional

Nas atividades rotineiras da cadeia logística, um SaaS atua como uma ponte de informação entre o mercado internacional e os participantes do Comércio Exterior. Ao ser contatado pelo consumidor final, o analista conta as principais informações desde embarque, mercadoria até fornecedor para realizar uma importação/exportação da forma mais simples e vantajosa para todas as partes envolvidas no processo.   

 

Agora que você já conhece o que é um SaaS, ficou mais claro o por que contar com o serviço para o seu negócio? Nós da LogComex podemos te ajudar! Conheça o Big Data, Tracking Automatização e o SearchX e descubra aquele que mais tem a ver com a sua atuação.