TECHSTORMING: Tendências para inovação em meses, anos e décadas.

Todo ano, vemos incontáveis listas sobre os principais avanços tecnológicos que prometem mudar o mundo mas, quais fatores vão de fato, impactar o futuro das indústrias, organizações e profissionais? É difícil resumir os próximos anos da humanidade em um único post, mas separamos algumas tendências tecnológicas que não podem ser ignoradas se você é o líder de qualquer organização.

Inovação não é necessariamente tecnologia, mas se você dedica esforços à inovação, não pode esquecer das tendências tecnológicas. Na verdade, devemos ficar de olho nas tecnologias emergentes para entender o que acontece fora da bolha, para prever que tipos de soluções nossos concorrentes podem desenvolver.

“Nós sempre superestimamos a mudança que vai ocorrer nos próximos dois anos e subestimamos a mudança que vai ocorrer nos próximos dez. Não se deixe ser iludido pela inação.” 

Bill Gates

O techstorming é a geração de ideias baseadas em tecnologias emergentes para resolver os desafios de inovação que você está enfrentando. Trata-se de filtrar e classificar as tendências tecnológicas que você pode acompanhar ano a ano – por exemplo, com os resumos da feira CES em Las Vegas, de relatórios do MIT – e vinculá-los aos desafios de inovação, objetivos e estratégia de negócios de cada empresa.

Em 2017 a lista da Induct sobre 20 tendências e tecnologias para o futuro foi um dos textos mais lidos da internet e segundo o estudo “Fourth Industrial Revolution for the Earth” da PCW, a quarta revolução industrial será um campo fértil para cidades emergentes e sustentáveis, por isso, você verá a inovação social impactando nos próximos anos.

Seguindo o modelo da Induct, existem três grupos de tendências tecnológicas: Tendências Maduras (entre hoje e os próximos meses), Tendências de Diferenciação (crescimento previsto para 2018 e 2019), e Tendências de Exploração (para os próximos 5 a 10 anos); que você pode acompanhar abaixo.

 

TENDÊNCIAS MADURAS

Transportes
Enquanto no Brasil, a burocracia e a falta de infraestrutura atrasam os carros autônomos, o mundo vê que a solução do transporte não está apenas em quatro rodas. Ainda este ano, a Alemanha planeja iniciar as operações de seu trem movido a hidrogênio e Elon Musk, CEO da Tesla promete agitar o mercado com a Hyperloop.

Algoritmos
Só de ler o termo, já imaginamos algo muito além do que pessoas comuns conseguem entender, mas reflete bem a nossa realidade. Estamos nos tornando escravos do algoritmo. Nas redes sociais só vemos o que o algoritmo julga melhor para nós ou para a nossa “bolha social”. Na estratégia de marketing, é preciso conquistar o algoritmo, antes de atingir o consumidor. Segundo Cathy O’Neil, matemática com formação em Harvard e MIT, os algoritmos das redes sociais promovem preconceito e desigualdade”. Confira a entrevista dela na BBC Brasil.

A Onda “Low-Carbon”
A emissão de CO2 tem um preço alto para governos e indústrias. Sistemas como o Allam Cycle, da NET Power, que gera energia com gás natural, mas sem emissão devem virar algo corriqueiro. Porém, o preço por watt-pico de energia solar têm caído nos últimos 10 anos e deve chegar em US$ 1 por WP em 2022. No Brasil, indústrias como a fábrica da Jeep, em Goiana, devem se multiplicar nos próximos anos.

 

TENDÊNCIAS DE DIFERENCIAÇÃO

Drones
Pequeno, médio ou grande, os drones já são uma realidade. No entanto, sua utilidade vai além de gravar belas imagens aéreas. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para a recuperação de mata nativa em projeto de escala. No entanto, os drones devem ficar nos centro das atenções quando o tema for lei e controle, a fim de evitar acidentes, perturbações (como o fechamento do aeroporto de Congonhas, em novembro) e transportes ilícitos. Um exemplo de tecnologia madura, mas que a sociedade precisa se preparar (muito) antes de usar de forma massiva. Você pode ler sobre entrega por drones aqui e aqui.

Solução em Agronegócios e Alimentação
De acordo com Sara Menker, CEO da Gro Intelligence, o mundo terá um déficit de 214 trilhões de calorias em 2027, ou seja, não teremos comida para alimentar o planeta na próxima década. Se a meta anterior parecia muito distante (alguns cientistas afirmam que o prazo para o fim da comida é 2050), a previsão de Menker coloca o mundo em uma corrida por soluções no campo da agricultura. Aqui, podemos cruzar tendências: segundo Bill Gates, nos próximos 10 anos a África deve aumentar sua produtividade na agricultura, em 50%, tornando o continente auto-suficiente.

Blockchain
Com a explosão das criptomoedas, o mundo “descobriu” uma solução chamada blockchain. No entanto, a tecnologia – que visa a descentralização como medida de segurança – pode ser usada para inúmeras soluções, que vão da administração pública (verificação de identidades e bens), entre outros. Seria o fim do cartório como conhecemos hoje.

 

TENDÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO

Exploração Espacial
Que Donald Trump é mais agressivo, todos sabemos. A corrida espacial deve ser reiniciada, graças ao mas com novos jogadores e novos objetivos. O alvo não é mais a Lua, mas Marte. E a NASA não vai concorrer apenas com a Rússia, mas com iniciativas privadas e “locais”, como a SpaceX. Elon Musk (CEO da Tesla), afirmou que o Falcon Heavy, o mais poderoso foguete da história, está em plena construção. Resta saber quem chegará primeiro e o que fará com o planeta vermelho.

Edição de Genes e Ciborgues
Sim, chegamos ao futuro! Estamos falando de tratamentos por meio de CRISPR (Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Inter Espaçadas, ou seja, são fragmentos de RNA usados para desempenhar atividades específicas). A ideia é que os primeiros testes do tratamento para pacientes com β Talassemia seja iniciado ainda em 2018. Em paralelo, Ray Kurzweil, futurólogo e diretor de engenharia do Google, acredita que os cérebros humanos estarão conectados à internet em 2030. E Elon Musk (de novo ele!) está procurando cientistas e engenheiros para a Neuralink, empresa que busca integrar o cérebro humano com inteligência artificial por meio de neurotecnologias.

 

Façam suas apostas: qual dessas tendências de tecnologia e inovação veremos em alguns meses, anos ou décadas?