Conheça os tipos de frete internacional e como obter a melhor negociação

Quais os tipos de frete internacional? Como fazer a melhor negociação?

Inegavelmente, existe uma série de fatores e custos envolvidos para realizar uma operação de importação ou exportação. Mas, hoje, provavelmente o que exerce um maior impacto é o frete internacional — em seus variados tipos.

Especialmente pelo alto grau de riscos envolvidos e também pelos valores que seguem elevados.

Só para exemplificar melhor esse panorama, a CNI — Confederação Nacional da Indústria — realizou uma pesquisa no ano passado, apontando que o aumento do frete internacional foi o principal problema enfrentado pelas empresas que atuam no comércio exterior. Tendo sido citado por 90% das companhias que fizeram parte desse estudo.

O diagnóstico foi que 83% das empresas exportadoras e 71% das empresas importadoras precisaram suspender ou postergar algum embarque.

O que trouxe por consequência diversos desarranjos no cenário global — desde o não cumprimento dos contratos com clientes, até o aumento dos preços dos produtos nas prateleiras dos supermercados, por exemplo.

Tudo isso causado pelo aumento significativo dos custos do frete internacional (independentemente do tipo), a escassez de navios e de contêineres em diversas rotas, o congestionamentos nos terminais, o consequente aumento de prazos de permanência das embarcações nos portos, entre outros.

Ou seja, uma verdadeira lista de problemas que afetam não só o cenário logístico, como também o econômico — no mundo todo.

Tipos de frete internacional

Na aquisição de itens e mercadorias, um dos passos mais importantes sem dúvida é a contratação do frete internacional.

Afinal, esta é uma questão que impacta diretamente no preço pago na operação e principalmente pelo produto.

Por isso, para reduzir custos é necessário entender os tipos de modais de transporte para escolher o mais adequado. Vamos saber mais sobre os tipos de frete internacional? 

Incoterms

Os termos internacionais do comércio, os Incoterms, são acordados entre importador e exportador com a finalidade de garantir questões relacionadas à entrega.

Neste sentido, para cada tipo de situação há um Incoterm específico:

Modais

Também existem os tipos de fretes que variam de acordo com o transporte escolhido para o deslocamento. São eles:

Multimodal

O frete multimodal tem como base os valores e princípios do modal, uma vez que é a combinação entre duas ou mais modalidades de transporte.

Courier

Utilizado por empresas de grande porte com o propósito de oferecer maior agilidade às suas entregas, o frete courier é uma modalidade de entrega expressa. Ou seja, é ideal para o transporte de mercadorias com rapidez superior ao serviço de entregas padrão.

Frete internacional e sua correlação com a economia global

Podemos imaginar o frete internacional (com seus diferentes tipos) funcionando como um modelo de intersecção, em que os fatores se correlacionam, assim como em diversas esferas da sociedade.

Assim, nós temos a interferência de fatores econômicos, políticos, sociais e ambientais na definição do valor de cada tipo de frete internacional. Como é o caso, por exemplo, de pandemias, guerras, divergências políticas, mudanças regulatórias, variação do câmbio, oscilação da economia, entre outros.

Dessa forma, se a economia vai mal, o dólar, que é a principal moeda de negociação quando falamos a nível global, pode passar por flutuações bastante significativas.

O que, por sua vez, encarece o valor de diversos insumos utilizados no funcionamento do comércio internacional — como é o caso do combustível.

Assim sendo, fica mais difícil para o importador comprar a sua mercadoria do exterior, o que pode obrigá-lo a diminuir a demanda. O que também vai impactar para o exportador, que é o fornecedor e — como resultado — deve ter uma queda nas suas vendas.

Ou, o importador pode, ainda, continuar comprando do exterior — apesar de pagar um frete mais elevado. Infelizmente, nesse caso, ele vai precisar repassar esse aumento no preço do produto final para os consumidores em geral. Afinal, qualquer negócio precisa ser minimamente rentável.

Nesse sentido, se o poder de compra do consumidor ele não aumenta, não consegue acompanhar essa variação. Com isso, a demanda final também tende a cair — ou então o consumidor pode continuar comprando, mas com o risco do aumento das dívidas.

No fim das contas, tudo isso pode ocasionar uma severa recessão global, como temos acompanhado.

Tipos de frete internacional: como são definidos os valores?

Diferente do que se pode acreditar, o preço do frete (independentemente do tipo) não tem como base o valor do produto a ser importado ou exportado.

Só para ilustrar: você pode comprar um carro de R$ 50 mil ou outro, nas mesmas dimensões, mas que custa R$500 mil, e você provavelmente vai pagar o mesmo valor de frete.

Afinal, aqui o cálculo é feito com base no transporte e no volume. Ou seja, o que muda é a margem de lucro da operação.

Nesse sentido, é importante considerar dois elementos básicos nessa conta:

  1. As taxas de frete que a empresa responsável pelo transporte estabelece
  2. Os custos que são associados ao manuseio e desembaraço das cargas nos terminais de carga e descarga.

Em outras palavras, na precificação, o que sempre vai prevalecer é o fator que gera mais receita para o responsável pelo transporte. Seja a negociação com o agente de carga, com o armador ou com a companhia aérea.

É por isso que as características da mercadoria — como peso e volume — são determinantes para a definição do valor a ser pago no frete.

Tomemos por exemplo uma máquina industrial de ferro. Pode ser que não ocupe um espaço muito grande, mas seja extremamente pesada. Nesse caso, o frete certamente vai ser calculado considerando o peso da mercadoria.

Enquanto que ao importar isopor, a carga pode ser muito leve, mas com uma metragem cúbica maior. Assim sendo, o frete provavelmente vai ser calculado a partir do volume.

Além disso, é importante ter em mente que as empresas responsáveis pelo transporte da carga geralmente embutem parte dos seus custos no valor do frete. Entre eles, a mão de obra, a armazenagem, o seguro da carga, entre outros.

Fatores envolvidos na definição do valor do frete internacional

Nessa fórmula entram ainda as sobretaxas comuns no mercado, como Bunker Surcharge (BAF), Heavy Lift Charge, Open Rate, Special Rate, etc, o frete internacional fica ainda mais caro.

De maneira geral, os fatores que devem definir o valor do frete — com intensidades variáveis — são aqueles inerentes às mercadorias. Como, por exemplo, o fator de estiva, embalagem, a natureza da carga, grau de periculosidade e similares.

Isso sem falar nos fatores comerciais — entre elas, a forma de pagamento, a concorrência com outros armadores, comissões e contratos especiais. Bem como os fatores legais que decorrem da tributação aplicada e da regulamentação aduaneira.

Consideram-se também os fatores geográficos, como a rota, a distância, o terminal de origem e destino.

E, por fim, fatores políticos, sociais e econômicos, como a pandemia do coronavírus, a guerra na Ucrânia, greves e paralisações.

Tudo isso deve ser levado em conta na definição do frete internacional em seus variados tipos.

Como garantir melhores negociações no frete internacional?

Quando se fala em garantir melhores negociações no tipo de frete escolhido, é comum surgir a dúvida entre negociar diretamente com o armador (que é a empresa que tem sua própria frota de navios e contêineres) ou se é melhor tratar com o agente de carga (que normalmente não possui frota própria, mas atua junto aos armadores nessas negociações). Então vamos a ela?

Opte entre armador ou agente de carga

Negociar direto com o armador ou usar o agente de carga como intermediador? A resposta é: depende.

Quando a empresa negocia diretamente com o armador, pode até conseguir valores mais vantajosos e tenha acesso a condições especiais — como escolher o melhor dia de embarque para suas cargas.

Mas, isso só vale para empresas com grandes volumes de embarques, considerando que a demanda desses big players da logística é sempre muito alta. Além disso, dificilmente o armador vai conseguir oferecer essas mesmas condições para empresas com volumes menores.

Por outro lado, quando se negocia com o intermédio do agente de carga — independentemente do perfil e volume de embarques da empresa — é possível alcançar valores tão competitivos quanto e ainda garantir importantes vantagens.

Afinal, como eles lidam diariamente com vários armadores, são capazes de filtrar problemas recorrentes e estão imersos nos valores aplicados em todo o mercado.

Analise profundamente seu agente de carga — caso opte por ele

Porém, para desenvolver um parceiro estratégico e de confiança, é importante fazer uma avaliação detalhada desse agente de cargas antes de qualquer negociação.

Isto é, entender sua reputação no mercado, buscar certificações Operador Econômico Autorizado (OEA), World Compliance Association (WCA), International Air Transport Association (Associação Internacional de Transportes Aéreos – IATA). Além de avaliar quais são os prazos de pagamento, a taxa de spread bancário aplicada e como ele realiza o follow-up dos embarques.

Aliás, nisso de homologar o operador logístico, temos mais uma dica: desconfie de valores que estão muito abaixo do mercado, pois pode ter alguma coisa errada.

Portanto, verifique cada informação da proposta e questione sempre que bater qualquer dúvida — especialmente caso note alguma sobretaxa inexistente em outras propostas. Essa análise minuciosa também é fundamental para garantir o transporte seguro e dentro do prazo esperado.

Não tente baixar demais o valor do frete internacional

Além disso, lembre-se também que não adianta usar o agente de carga para fazer um leilão dos preços.

Afinal, se você o pressionar, ele provavelmente vai colocar essa despesa em outro lugar ou contratar um serviço ruim. E o problema, no fim das contas, será da sua empresa — que dificilmente receberá a mercadoria como esperava.

Escolha o tipo de frete internacional (modal) ideal

Outro ponto importante quando falamos de frete internacional é a escolha do seu tipo (ou seja, o modal).

Afinal, os operadores logísticos determinam os valores cobrados muito com base no preço do combustível.

Nesse sentido, pensando na relação proporcional de capacidade de transporte para cada modal, o marítimo acaba sendo mais barato, pois pode suportar em média 230 mil toneladas em um só navio.

Enquanto que o aéreo é mais rápido — mas, para se ter uma ideia, o maior avião cargueiro do mundo, o Antonov 225, que foi destruído na guerra da Ucrânia, conseguia transportar até 250 toneladas. Ou seja, esse tipo de transporte é mais ágil, mas também vai ser mais caro.

No fim, tudo depende da necessidade do negócio.

Considere a urgência em receber a carga

Outro ponto também a se considerar é se a sua empresa não tem urgência em receber a mercadoria. Nesse caso, informe o agente. Ele poderá buscar opções mais baratas, com transbordo e de maior confiança.

Indique mais de uma alternativa de porto de destino

Quando possível, vale ainda, indicar mais de uma alternativa para o porto de destino. Assim, você terá mais opções de valores, transit time e talvez consiga aproveitar incentivos fiscais estaduais — a depender do local — barateando seus custos.

Acompanhe de perto o mercado

Por fim, é essencial acompanhar as sazonalidades e tendências do mercado, especialmente para o que chamamos de Peak Season — que é a alta temporada do comércio exterior.

Como, por exemplo, o Ano Novo Chinês ou a Golden Week na China, em que tudo tende a ficar mais concorrido, caro e demorado. Portanto, é importante planejar a operação considerando essas datas também.

Reforce seu argumento na hora de negociar fretes internacionais

Um recurso poderoso na hora de basear suas argumentações na negociação de fretes internacionais é a informação. E com isso, a plataforma Logcomex pode te ajudar!

Com o NCM Intel, por exemplo, você tem acesso a informações completas de frete. Entre elas, tipos de embarques, contêineres e cargas, bem como tendências do valor do TEUS.

Outra informação valiosa na hora de negociar fretes internacionais é a rota. E, com o NCM Intel, é possível consultar todo o percurso das rotas das cargas nos modais marítimo e aéreo, permitindo encontrar os melhores contatos.

Preencha o formulário abaixo e agende já sua demonstração gratuita do NCM Intel para saber todas as formas como ele promove a negociação estratégica de fretes internacionais.

Enquanto isso, o Shipment Intel fornece dados para embarques específicos, permitindo identificar transportes ideais para cada tipo de contêiner através de uma pesquisa por rota.

O Shipment Intel também permite uma comparação entre os preços praticados nos fretes por rota, favorecendo uma escolha estratégica e lucrativa.

Preencha o formulário abaixo para agendar uma demonstração totalmente gratuita do Shipment Intel e descubra com ele pode ser um aliado poderoso na hora de negociar fretes internacionais.

Já com o LogManager, é possível analisar armadores por origem e destino, facilitando a identificação do que melhor atende aos seus objetivos.

Além disso, a ferramenta também apresenta um controle de indicadores de lead time por armador, para entender os tempos de cada um e relacionar com a urgência com a qual você deseja receber sua carga. Sem falar nos diversos outros recursos da plataforma que fortalecem todas as etapas das operações.

Preencha o formulário abaixo para ver na prática como o LogManager enriquece sua estratégia de negociação de fretes internacionais e como beneficia sua operação de forma geral: