Cálculo da taxa siscomex

Como simplificar o cálculo da Taxa Siscomex?

No comércio exterior, o tempo é um bem precioso. Por isso, quanto mais for possível agilizar e simplificar os processos, mais vai ser possível direcionar o seu tempo e o da sua equipe para atividades realmente importantes. Um exemplo de processo que pode ser muito mais ágil com o auxílio da tecnologia é o cálculo da Taxa Siscomex. 

Cobrada no ato da Declaração de Importação, a Taxa Siscomex tem o objetivo de arrecadar valores para que se possa arcar com os custos operacionais do sistema. 

No ano de 2011, a Portaria MF nº 257/2011 foi editada pelo Ministério da Fazenda com o objetivo de ajustar o custo da DI, que aumentou quase 5 vezes em comparação ao valor que era cobrado anteriormente.

Em 2020, porém, o STF considerou esse aumento inconstitucional.

Muitas empresas que atuam tanto com o cálculo da Taxa Siscomex quanto com outras atividades do universo do despacho aduaneiro ainda não têm total conhecimento sobre as grandes possibilidades que a tecnologia pode oferecer.

Pensando nisso, neste artigo do blog da Log você vai poder entender mais sobre o cálculo simplificado da Restituição da Taxa Siscomex e o porquê você precisa simplificar esse processo. Vamos lá?

Vantagens de reduzir processos manuais no comércio exterior

Sem pessoas não se chega a lugar nenhum. Ainda assim, em diversos casos do mundo do trabalho, processos realizados manualmente e de forma repetitiva podem sofrer com falhas, falta de agilidade, prejuízos decorrentes dos erros nas atividades e outras dores de cabeça.

No comércio exterior não é diferente: diversos processos do comex poderiam ser executados de maneira muito mais simplificada e eficiente.

Confira alguns dos benefícios de reduzir os processos manuais:

Redução da falha humana

Em meio a um monte de papéis, documentos e clientes, erros são passíveis de acontecer, principalmente em processos repetitivos.

Com o auxílio da tecnologia é possível reduzir — se não eliminar — as falhas humanas. Afinal, os erros podem atrapalhar o andamento dos processos, além de causar um mal-estar com o seu cliente.

Diminuição do tempo por processo

A eficiência é um ponto muito importante de diferenciação entre você e seus concorrentes. Quanto mais rápido você entregar os serviços e resultados, mais fidelidade seus clientes terão com o seu negócio.

Redução de custos

Com mais agilidade e mais tempo da sua equipe dedicado a tarefas mais estratégicas, a tendência é que os custos por processo diminuam.

Com mais eficiência, menor é o investimento necessário para essas atividades que antes ocupavam muito mais tempo.

Diminuição de prejuízos e multas

Os erros, citados anteriormente, podem trazer muito mais do que retrabalho e dores de cabeça.

Prejuízos com churn (perda de clientes) e multas em processos sensíveis a datas são algumas das desvantagens financeiras que as falhas em processos podem ocasionar.

Como realizar a Restituição da Taxa Siscomex?

A solicitação de ajuste da Taxa pode ser requisitada por ação judicial. Despachantes e advogados que auxiliam seus clientes de importação no cálculo dessa taxa, muitas vezes, contam com processos manuais.

Leia mais: Taxa de Utilização do Siscomex: o que preciso saber?

O cálculo da restituição dos seus clientes não precisa ser um problema. A Logcomex conta com uma ferramenta de automação para facilitar o processo de cálculo e disponibilizar uma lista de DIs por CNPJ. 

Nessa lista você encontra todas as informações necessárias para abertura do processo de restituição da Taxa Siscomex.

Saiba tudo sobre impostos de importação

A Logcomex tem um conteúdo completo e exclusivo que ensina tudo o que você precisa saber sobre cada um dos impostos envolvidos na operação de importação. Preencha agora mesmo o formulário abaixo e faça já o download do material gratuito para acessá-lo na íntegra.