Como melhorar o monitoramento das importações de forma automática

Aqui na Logcomex vivenciamos a realidade dos mais diferentes intervenientes logísticos. E um dos principais desafios, na rotina de quem lida com o gerenciamento de embarques — seja próprio ou de clientes — é a dependência  de informações de terceiros. Este processo complexo resulta em alguns problemas comuns para as empresas como delay de informações, que pode ocasionar a perda de prazos, aumento nos custos  e até mesmo clientes em virtude do atrasos nas informações. Frente a este cenário, melhorar o monitoramento das suas importações de forma automática pode auxiliar a melhorar o controle do que aconteceu com seus embarques

Usando o workflow para melhorar o monitoramento

O workflow, que pode ser definido como um fluxo de trabalho, é resultado obtido a partir de uma ferramenta de tecnologia como o tracking automatizado no nível do comércio exterior. Ele permite que documentos e informações sejam organizados de forma simples entre diferentes setores para que um processo alcance o resultado esperado.

De forma automatizada, em uma plataforma web como a Logcomex, o workflow elimina a perda de tempo com a realização dos follow-ups manuais e consequentemente os deadlines atrasados.

Tudo isso, uma vez que, a cada evento no processo o sistema é atualizado e o usuário recebe uma notificação informando a atualização de status.

Confira detalhes do workflow do tracking automatizado da Logcomex:

Plataforma de tracking automatizado da Logcomex
O LogTracking automatiza o monitoramento das suas cargas em tempo real

Com acesso a uma ferramenta de workflow, a exemplo da apresentada acima, é possível estruturar um fluxo de informação completo em seu negócio, integrado a um sistema de gestão de processos.

Com isso, fica fácil delinear passo a passo da operação, problemas e oportunidades para melhoria.

Como melhorar o monitoramento das importações pode impactar nos resultados?

São inúmeras as vantagens que o workflow traz para a rotina de quem trabalha para com o comércio exterior. Para sua visualização, listamos algumas delas:

  • acesso a dados e informações de forma atualizada
  • transparência nos eventos que ocorreram e eventos futuros
  • fácil identificação de problemas e pontos de melhorias
  • redução de erros humanos ao longo das etapas
  • fim das informações desatualizadas

Workflow X processos: a importância de não confundir os dois conceitos

Entretanto, quando falamos em gerenciamento de embarques no comércio exterior, os conceitos de workflow e processos muitas vezes aparecem juntos como no título de post, mas não necessariamente dizem respeito a mesma coisa.

É importante saber realizar a diferenciação para ter um resultado ainda mais efetivo. Desta forma, podemos dizer que processo nada mais é do que uma sequência de tarefas a serem executadas para alcançar um resultado.

Já o workflow nada mais é do uma forma de mapear e dar sentido a esta sequência, para tornar o processo mais fácil de ser entendido e realizado.

Agora que você já sabe da importância e dos benefícios do workflow, que tal conhecer mais sobre o LogTracking? Saiba mais:

[hubspot type=cta portal=5455473 id=18247392-24b2-4dfd-90fe-63844a27132e]