Dados no despacho aduaneiro

Como conseguir dados no despacho aduaneiro?

Grande parte do serviço de despacho aduaneiro prestado pelo despachante passa pelas informações recebidas, tanto por clientes, quanto por outros agentes do comércio exterior. Mas, como usar os dados no despacho aduaneiro a seu favor, na hora de prospectar, atender e manter um cliente na casa? É o que você vai poder entender neste artigo do blog da Log!

Por que o despachante aduaneiro precisa de dados? 

Na era da informação e da revolução tecnológica, a obtenção de dados é cada vez mais importante para as organizações. E no comércio exterior não é diferente.

Imagina ter acesso a uma fonte enorme de dados que podem trazer sucesso ao seu serviço de Despacho Aduaneiro, seja na prospecção, no atendimento, na manutenção e na hora de negociar os valores de cada operação?

Imaginou? Vamos além.

Imagina poder verificar os gargalos existentes nos fluxos de seu processo, os melhores procedimentos a serem utilizados em determinadas operações, bem como gerenciar isso por conta própria?

Definitivamente, os dados são importantes aliados para se ter controle sobre o seu negócio.

Avaliar a própria performance

Como eu estou executando o meu serviço? Será que estou performando melhor ou pior do que outros no mercado? O que será que existe por aí de bom que eu não tenho/faço?

Essas e mais algumas são dúvidas corriqueiras de quem trabalha no despacho aduaneiro. 

Afinal, são centenas de pessoas e empresas executando os mesmos procedimentos. O que muda é como e em quanto tempo você executa o seu serviço, gastando o menos possível de energia vital e tempo.

Por exemplo, para determinados tipos de mercadorias, o procedimento muda e, com isso, o tempo de execução varia também.

Além disso, cada cliente é único. Ou seja, vai ter aquele que é mais detalhista, aquele que possui processos mais complexos e aquele que não sabe absolutamente nada da operação e que só quer o produto no estoque.

Com os dados certos em mãos é fácil descobrir o que pode melhorar no serviço prestado, o que se pode oferecer como diferencial, entre outros negócios envolvendo processos, clientes e procedimentos.

Avaliar a performance perante outros terminais 

Com informações precisas, também é possível avaliar onde o processo será melhor operacionalizado. Isso significa saber como as cargas têm chegado ao Brasil, via FCL ou LCL, por exemplo, além dos já citados tipos de mercadorias, o tempo de trânsito, desembaraço e carregamento.

Os processos aéreos também podem ser verificados e avaliados quando se está munido dos dados certos: quanto tempo demora a nacionalização? Quem está trazendo? Por onde? Quais os canais de parametrização recorrentes?

Essas e outras perguntas podem muito bem ser respondidas com um estudo aprofundado, através das informações e dados obtidos.

Encantar o seu cliente no despacho aduaneiro

E como outras profissões, engana-se quem diz que o despachante aduaneiro não precisa encantar o cliente.

Oferecer serviços diferenciados, com maior qualidade, no menor tempo possível é o sonho de qualquer profissional da área, porém, como a burocracia demanda muitos procedimentos, nem sempre é possível apresentar os resultados de forma organizada, prática e bonita.

Então, ter em mãos uma ferramenta que lhe auxilia nessa obtenção e organização de dados, facilita e melhora a apresentação deles ao cliente. Com isso, fica mais fácil barganhar qualquer negócio.

Além disso, o tempo que o despachante perderia fazendo relatórios, filtros, dashboards é economizado e pode ser despendido em atividades da própria profissão ou na elaboração de projetos e operações a favor de seu cliente.

Auxiliar cliente do Despacho Aduaneiro a restituir o pagamento indevido da Taxa Siscomex 

Atualmente, está cada vez mais comum os clientes pedirem restituição da Taxa  Siscomex. Isso porque houve um aumento, em 2011, considerado abusivo pelos usuários.

Leia mais: Cálculo da Taxa Siscomex: como simplificar?

Com a decisão favorável especialmente aos importadores (em 2018), muitos precisam comprovar que pagaram esses valores desde a publicação da portaria. Isso gera um retrabalho gigante, seja para o cliente, seja para o despachante.

Descobrir como reduzir o tempo de desembaraço

A RFB, juntamente com o Secex, a Anvisa e o Mapa, realizou o primeiro Estudo de Tempos de Liberação de Cargas, seguindo a metodologia da Organização Mundial das Aduanas (OMA).

De forma inédita, o estudo serve como uma medida prevista no Acordo de Facilitação de Comércio (AFC), da OMC, e tem como objetivos prover maior transparência nas informações relativas ao Comércio Exterior e engajar os diversos atores do processo em busca de melhorias.

A medição dos tempos compreende desde a chegada do veículo transportador até a entrega da carga ao importador, envolvendo todas as unidades nos modais aéreo (21 unidades) e marítimo (22 unidades), além de 2 unidades no modal rodoviário.

Ao acompanhar os dados de tempos médios de desembaraço e os motivos que levam à demora, os despachantes conseguem identificar ações viáveis para reduzir esses tempos, agilizando o processo.

Como a Logcomex contribui no acesso a dados no despacho aduaneiro?

O LogTracking, da Logcomex, é a solução ideal para que os despachantes aduaneiros atuem com confiança, eficiência e agilidade em suas operações do comércio global e supply chain.

Com ele, é possível monitorar os embarques e a jornada da carga em tempo real com informações atualizadas para uma tomada de decisões mais assertivas.

A solução permite abandonar de vez os controles paralelos e a inúmeras planilhas, garantindo a extração de informações aduaneiras de forma automática. Nela, você cadastra os embarques e acompanha todas as atualizações em um só lugar:

  • Acompanhe a jornada da carga em tempo real: monitore o status de cada etapa da carga em tempo real e compartilhe com seus clientes
  • Follow-ups personalizados por cliente: faça follow-ups automáticos com telas personalizadas por cliente e torne sua operação mais eficiente
  • Informações centralizadas: centralize todas as suas informações sobre a operação e otimize os processos internos da sua empresa
  • Segurança e dados em nuvem: tenha todos os seus dados em um ambiente seguro, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
  • Totalmente online: acesse as informações de qualquer lugar! Você só precisa de internet para acessar a plataforma, sem baixar nada!

Monitore todas as etapas de processo de embarque

Com o LogTracking, você monitora todas as etapas de processo de embarque para os modais marítimo e aéreo de forma automática e tem autonomia para construir relatórios customizados para cada cliente.

A solução permite, ainda, evitar custos aduaneiros desnecessários para seus clientes por meio do agendamento de alertas via e-mail de cada consignatário, que notificam em casos de:

  • Presença de carga há 6 dias ou mais, sem DI vinculada
  • DI registrada há 11 dias ou mais e não desembaraçada
  • Declaração de Importação (DI) desembaraçada há 6 dias ou mais sem confirmação de entrega
  • Risco de perdimento de carga por abandono (60 ou 75 dias).

Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre o LogTracking e os benefícios que a plataforma pode trazer para sua operação:

Agende uma demonstração do LogTracking

Com o LogTracking, você consegue monitorar todos os seus embarques em um só lugar, com atualizações em tempo real. Solicite já uma demonstração gratuita!