Comparativo da exportação marítima: 2020 vs. 2021

O Brasil possui recursos naturais diversos que ainda o permitem, além de suprir a demanda interna, vender seus produtos no mercado externo. Neste artigo faremos uma análise detalhada sobre a participação do país na exportação marítima e as principais tendências para os próximos meses e anos. 

Cenário de exportações do Brasil

Crescimento das exportações

O Brasil sempre foi um grande exportador de commodities, no entanto com a entrada e crescimento exponencial dos tigres asiáticos (Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura, Taiwan) e da China no comércio exterior, as exportações brasileiras puderam crescer ainda mais, principalmente no setor agropecuário. 

O transporte marítimo nas exportações

O transporte marítimo é o mais utilizado nas transações de logística internacional, representando quase 90% das operações, por conta dos seus diversos benefícios, como:

  • Custo de frete mais baixo se comparado ao frete aéreo
  • Capacidade para grandes volumes de carga
  • Possibilidade de percorrer grandes distâncias
  • Menores restrições para transporte de diferentes tipos de mercadoria.

Balança Comercial

Ano após ano, o Brasil finaliza sua balança comercial com saldo positivo, ou seja, o número de exportações é maior do que importações, resultando numa maior entrada de capital no país do que saída.

Esse conceito nasceu no século XV e se tornou um indicador para entender a saúde do país. No Brasil analisamos a série histórica da balança comercial desde 1997.

exportações – importações = saldo da balança comercial

Em abril o Brasil registrou recorde de exportações, totalizando USD 10,35 bilhões, o que representa um aumento de 67,9% comparado ao mesmo período de 2020.

Antes desse recorde histórico, o mês com maior registro de exportações havia sido julho de 2020 (USD 7,6 bilhões).

O resultado histórico se deve graças à alta da demanda de commodities (principal bem exportado pelo Brasil) e pela mudança na metodologia de cálculo, que exclui as supostas operações de importação e exportação de plataformas de petróleo que jamais saíram do país.

O primeiro quadrimestre de 2021 representou um aumento de 106,4% sobre o mesmo período de 2020 e o segundo maior saldo positivo da história, perdendo apenas para o 1º quadrimestre em 2017.

Dados importantes de exportação via modal marítimo

Produtos mais exportados pelo Brasil 

Leia mais: Ranking dos estados no comércio exterior

Abaixo listamos os principais produtos exportados pelo Brasil e suas nomenclaturas. Na sequência, deixamos alguns dados sobre as principais exportações brasileiras. 

  • NCM 26011100: Minérios de ferro e seus concentrados, exceto as piritas de ferro ustuladas (cinzas de piritas)
  • NCM 27090010: Óleos brutos de petróleo
  • NCM 12019000: Soja, mesmo triturada, exceto para semeadura
  • NCM 17011400: Outros açúcares de cana
  • NCM 02071400: Pedaços e miudezas, comestíveis de galos/galinhas
  • NCM 44071100: Madeira serrada ou fendida longitudinalmente, de pinheiro
  • NCM 02023000: Carnes desossadas de bovino, congeladas
  • NCM 68029390: Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou de matérias semelhantes.

Exportações de soja 

A soja ocupa o primeiro lugar no ranking de exportações e seu principal destino é a China. Nunca o Brasil exportou tanta soja como em abril deste ano (2021), totalizando USD 7,2 bilhões

Os principais estados exportadores de soja são o Mato Grosso, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Exportação de café

O café ocupa a 3ª posição dos produtos agropecuários mais exportados. Seu principal destino é a Alemanha que agrega valor ao café brasileiro e reexporta. 

Os principais estados exportadores de café são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná.

Exportações de milho 

O milho ocupa a 4ª posição dos produtos agropecuários mais exportados. Seus principais destinos são Irã, Vietnã e Japão

E os estados que mais exportam essa commodity são o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Goiás.

Exportações de açúcar e melaços

As exportações de açúcar e melaços ocupam o 4º lugar no ranking das exportações totais, tendo como principal destino a China. São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Alagoas e Goiás são os principais estados exportadores.

Exportação de minério de ferro e seus concentrados

O minério de ferro e seus concentrados é responsável pela 2ª colocação das exportações gerais e 1º lugar das exportações da indústria da transformação.

O principal comprador é a China e os principais estados exportadores são: Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Rio de Janeiro. 

Leia mais: Como estão a exportação e a importação de aço no Brasil?

Principais armadores que atuam na exportação marítima

As exportações marítimas brasileiras ocorrem principalmente no INCOTERM Free On Board (FOB) e têm como origem os portos de:

Destinos como Rotterdam, Houston, Cartagena, Shanghai e Hong Kong estão no topo do ranking. E, segundo os dados disponibilizados na plataforma da Logcomex, os principais armadores que realizam exportação marítima do Brasil para o mundo são:

  • MSC
  • Hamburg Süd
  • Hapag-Lloyd
  • Maersk.
Exportação marítima - Ranking de armadores. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex
Exportação marítima – Ranking de armadores. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex

Esses armadores são os responsáveis por grande parte da logística que leva produtos brasileiros para o mundo, nos tipos específicos de carga ideais para cada mercadoria.

Tipos de carga - Exportação marítima. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex.
Tipos de carga – Exportação marítima. Fonte: Big Data Exportação, Logcomex.

Como pesquisar informações de exportação no Logcomex Product Intel Export

Essa é a tela inicial do Logcomex Product Intel Export

Vamos pesquisar informações do código NCM de 07133190, para “Feijões das espécies Vigna mungo (l.) Hepper ou Vigna radiata (l.) Wilczek, secos, em grão, mesmo pelados ou partidos”.

Assim, você obtém um panorama completo da exportação do produto.

Você tem acesso a valor exportado, peso exportado, diferenciação por NCM, modais, país de destino, unidades de desembaraço, exportações por estado e detalhes dos embarques. Se interessou? Agende uma demonstração!