Imagem de uma refinaria de petróleo ao por do Sol

Dia do petróleo: análise da importação e exportação

Você sabe qual é a situação da importação de petróleo no Brasil? O insumo é, sem dúvida, uma commodity de extremo valor no cenário geopolítico mundial, por seu grande valor de mercado e, por consequência, sua importância estratégica. 

Além disso, é matéria-prima de grande parte dos combustíveis e de diversos materiais, como o plástico, o PVC e a borracha. Sabendo dessa grande relevância, neste dia do petróleo, abordaremos este tema.

Falaremos não apenas sobre a importação, mas também sobre a exportação de petróleo, os maiores importadores e o maior exportador de petróleo.

Qual a importância das reservas de petróleo para o Brasil? 

O Brasil é um importante produtor e exportador de petróleo, embora também seja um grande importador. 

Em 2019, o país ocupou o décimo lugar no ranking mundial de produção de petróleo, contribuindo com 3,02% do mercado global. 

As reservas de petróleo sob controle brasileiro aumentaram significativamente em 2022, registrando um crescimento de 10,6% em comparação com o ano anterior, alcançando 26,91 bilhões de barris. 

No mesmo período, as reservas provadas de petróleo atingiram 14,9 bilhões de barris, um aumento de 11,5% em relação a 2021.

Essas reservas têm uma relevância geopolítica significativa para o Brasil, uma vez que o petróleo é uma commodity fundamental para diversas indústrias, incluindo o setor de transporte, produção de plástico e borracha. 

O controle de grandes reservas de petróleo confere aos países influência sobre várias cadeias produtivas e um recurso de alto valor.

Não é surpreendente que nações do Oriente Médio, conhecidas por suas vastas reservas de petróleo, abriguem algumas das pessoas mais ricas do mundo. 

As reservas brasileiras de petróleo oferecem ao país a oportunidade de estabelecer alianças estratégicas e fortalecer sua posição no cenário internacional, além de garantir a produção nacional de um recurso amplamente utilizado.

Por que o Brasil importa petróleo? 

Todo tipo de petróleo, bom ou ruim, deve passar por um processo de refino antes de virar combustível a ser utilizado nos meios de transporte.

Nessa atividade de refino, o óleo passa por muitos processos químicos que acontecem em indústrias complexas e caras, com alta tecnologia. Com isso, quanto mais denso (pesado) o petróleo, mais complicado é o processo de refino.

E aqui entra o X da nossa questão: o petróleo extraído no Brasil é mais pesado e, portanto, mais difícil de refinar, ao mesmo tempo que é mais barato para venda.

Por isso, ele precisa ser misturado com petróleo estrangeiro, mais leve, antes de ser utilizado, como afirmou Celso Grisi, da Fundação Instituto de Administração (FIA), “as refinarias brasileiras precisam misturar o óleo pesado nacional com o óleo leve importado para conseguir refinar”.

Contudo, o cenário brasileiro já foi pior: há cerca de 25 anos a importação de petróleo era muito maior que a atual porque a tecnologia necessária para o refino era quase inexistente no Brasil, de modo que era necessário importar altas quantidades de petróleo estrangeiro com maior qualidade (mais leve) para ser misturado com o petróleo brasileiro de qualidade inferior (mais pesado).

Hoje, após a construção e a melhoria de diversas refinarias no Brasil, o país possui maiores habilidades para processar esse petróleo pesado, o que faz com que a necessidade de importar, ainda que existente, seja menor.

Ainda assim, a exportação de petróleo é bastante recorrente no Brasil. Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior.

Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura. O problema com isso, ainda segundo Grisi, “é que o óleo pesado é mais barato que o leve”, ou seja, “ganhamos menos com a exportação e gastamos mais com a importação”.

De onde o Brasil importa petróleo? 

Aqui, vamos conhecer de onde o Brasil importa petróleo

Olharemos para os principais fornecedores de petróleo para o Brasil e para as quantidades importadas. A saber, analisando as origens do petróleo que vem pro Brasil, aparece em primeiro lugar a Arábia Saudita, seguida pela Argélia e Estados Unidos.

Captura de tela da tabela da plataforma Logcomex apresentando os principais países de origem da importação de petróleo.
Principais países de origem da importação de petróleo. Fonte: Logcomex

Importação de petróleo

Falando em números, em entre janeiro e julho de 2023, o Brasil importou mais de 8 milhões de toneladas de petróleo a um preço total de US$ +5 bilhões. Relativo à exportação, 38 milhões de toneladas saíram do país a um preço total de quase US$ 19 milhões.

Captura de tela da plataforma Logcomex apresentando os dados gerais da importação de petróleo
Dados gerais da importação de petróleo. Fonte: Logcomex

As principais unidades de desembaraço que receberam o óleo foram o Porto de Itaguaí, a alfândega de Porto Alegre seguida pela de Salvador.

Gráfico em barras horizontais mostrando as principais URFs da importação de petróleo
Principais URFs da importação de petróleo. Fonte: Logcomex

Como já era de se esperar, com base nas principais unidades de desembaraço já podemos concluir que o modal mais utilizado foi o marítimo, seguido do aéreo.

Gráficos em rosca apresentando os principais modais da importação de petróleo
Principais modais da importação de petróleo. Fonte: Logcomex

Maiores importadores de petróleo 

Em terceiro lugar, vamos conhecer os maiores importadores de petróleo do mundo. Uma vez que o material é utilizado como insumo para diversos produtos cotidianos, pode-se imaginar que os países mais habitados são também os principais importadores. E, de fato, é o que acontece. Os maiores importadores de petróleo do mundo são: 

  • Estado Unidos: 2,8 bilhões de barris por ano 
  • China: 2,7 bilhões de barris por ano e 
  • Índia: 1,5 bilhões de barris por ano. 

O Brasil, a saber, se encontra na 32ª posição, com 64,7 milhões de barris importados a cada ano, em média. 

Exportação de petróleo

O setor de petróleo e gás natural é um pilar fundamental da economia brasileira, representando 10% do PIB industrial. No primeiro semestre de 2023, esse setor teve um impacto notável na produção nacional, com um crescimento de 9,7% na produção de petróleo e 7,4% na produção de gás natural em comparação com o ano anterior.

As atividades relacionadas ao petróleo e gás foram a força motriz por trás do crescimento de 8,2% nas Indústrias Extrativas nos primeiros seis meses do ano, de acordo com dados do IBGE.

As exportações de petróleo também desempenharam um papel fundamental, com um aumento de 21,8% entre os semestres. 

O Brasil atingiu um recorde ao exportar uma média de 1,47 milhão de barris de petróleo por dia nos primeiros seis meses de 2023.

O país exportou 46% de sua produção de petróleo, que totalizou uma média de 3,226 milhões de barris diários. 

A Petrobras sozinha representou 39% desse volume, equivalente a 571 mil barris por dia, enquanto o restante foi compartilhado por outras petroleiras.

O aumento da produção de petróleo no Brasil foi impulsionado pelo pré-sal e pela entrada em operação de novas plataformas. 

Além disso, o aumento do Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias teve impacto no PIB, com previsões de crescimento significativo no segundo semestre.

A Petrobras tem desempenhado um papel fundamental, aumentando consistentemente sua produção de combustíveis e atingindo um FUT de 97,3% em agosto. Ou seja, o melhor resultado em quase uma década.

É notável que o número de exportação é maior que o de importação de petróleo, mas há um detalhe no qual devemos prestar atenção.

Em cidades muito distantes da região Sudeste, onde se concentra a maior parte das refinarias brasileiras, a importação de petróleo estrangeiro é mais vantajosa para as distribuidoras.

Por exemplo, para uma companhia que distribui combustíveis no Maranhão é mais oportuno negociar o produto com uma refinaria estadunidense presente no Golfo do México do que comprar das refinarias nacionais. Isso acontece porque o custo com transporte é mais barato dada a proximidade com o Golfo.

Bloqueio da exportação Russa de petróleo e óleo diesel para o Brasil

A Rússia anunciou a suspensão temporária das exportações de gasolina e diesel para todos os países, com exceção de quatro ex-estados soviéticos. 

A medida visa estabilizar os preços dos combustíveis no mercado interno russo e não é direcionada apenas ao Brasil. 

Até o momento, não houve impacto significativo no abastecimento de combustíveis no Brasil devido a essa decisão.

O mercado de combustíveis no Brasil está atento a essas restrições temporárias, pois a Rússia é um dos maiores fornecedores de diesel para o país. 

O especialista Adriano Pires explica que a Rússia tomou essa decisão devido à perda de seu principal mercado de diesel na Europa devido à guerra na Ucrânia. 

Para conquistar novos mercados, a Rússia começou a vender diesel a preços mais baixos, aumentando a demanda pelo produto. No Brasil, cerca de 80% das importações de diesel provêm da Rússia.

Com a suspensão temporária das exportações, os importadores brasileiros precisarão buscar novas fontes de diesel a preços mais elevados, o que pode impactar os preços dos combustíveis no país. 

No entanto, não se prevê um desabastecimento, pois há oferta externa que pode substituir esses volumes caso eles fiquem indisponíveis. 

A Petrobras será pressionada a aumentar os preços do diesel para se adequar aos preços internacionais, mas especialistas acreditam que o aumento não resultará em falta de diesel no mercado brasileiro.

Leia também: Repetro: quais as vantagens? Como me habilitar?

Maior exportador de petróleo 

Agora, vamos conhecer o maior exportador de petróleo do mundo. Analisando apenas as exportações de petróleo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o top 5 dos principais países é: 

  • Arábia Saudita: 6,5 milhões de barris por dia 
  • Rússia: 5,2 milhões de barris por dia 
  • Canadá: 3,9 milhões de barris por dia 
  • Iraque: 3,6 milhões de barris por dia e 
  • Emirados Árabes Unidos: 2,9 milhões de barris por dia. 

Contudo, se analisarmos as exportações de petróleo somadas às exportações de derivados do produto, o ranking possui algumas alterações: 

  • Rússia: 8,2 milhões de barris por dia 
  • Estados Unidos da América: 7,9 milhões de barris por dia 
  • Arábia Saudita: 7,7 milhões de barris por dia
  • Emirados Árabes Unidos: 4,8 milhões de barris por dia e 
  • Canadá: 4,6 milhões de barris por dia. 

O Brasil se encontra na 8ª posição nos dois rankings: tanto aquele que contabiliza como o que não contabiliza as exportações de derivados de petróleo. 

Segundo o IBP, entretanto, nosso país possui potencial para aumentar sua participação no mercado mundial de petróleo. Os motivos para esse possível avanço são o pré-sal e os leilões em andamento. 

Para quem o Brasil exporta petróleo? 

Por fim, vamos analisar os dados de exportação de petróleo. Os principais destinos foram China e Estados Unidos, seguidos de Chile, Países Baixos e Espanha.

A seguir, veremos quais são os principais destinos do petróleo brasileiro pelo mundo, bem como suas respectivas participações. 

Gráfico em barras horizontais em laranja, apresentando os principais compradores do petróleo brasileiro
Principais compradores do petróleo brasileiro. Fonte: Logcomex

Faça análises completas do mercado global