importações estados unidos

Principais produtos e estatísticas das importações dos Estados Unidos

Por muitos anos, os Estados Unidos foram considerados como o principal parceiro comercial do Brasil, tanto nas importações quanto nas exportações. Porém, com o crescimento da China, o gigante asiático se tornou a principal origem dos produtos importados e exportados, tanto para o Brasil quanto para a América. Neste artigo, você vai poder entender o cenário atual das importações dos Estados Unidos e identificar possíveis tendências. Vamos lá?

Cenário das importações nos Estados Unidos

No ano de 2021, as importações dos Estados Unidos para o Brasil movimentaram US$ 37,5 bilhões.

Os principais produtos importados dos EUA para o Brasil  em 2021 foram:

  1.  Gasóleo (Óleo Diesel);
  2. Turborreatores;
  3. Outros Aviões e Veículos Aéreos;
  4. Vacinas para medicina humana;
  5. Gás natural liquefeito;
  6. Partes de turborreatores;
  7. Gasolinas;
  8. Óleos brutos de petróleo;
  9. Hulha betuminosa;
  10. Adubos e fertilizantes minerais.

Já os principais produtos exportados do Brasil para os EUA foram:

  1. Obras de pedra;
  2. Madeira, Carvão vegetal e obras de madeira;
  3. Café, Chá, Mate e Especiarias;
  4. Borracha;
  5. Móveis;
  6. Produtos Cerâmicos.

As principais unidades de desembaraço foram Santos e Aeroporto de Viracopos:

Logística nos Estados Unidos e a influência para o Brasil

Em uma breve pesquisa no Search da Logcomex é possível observar que os principais modais utilizados das importações brasileiras. Em 2021, os modais que ficaram em primeiro e segundo lugar foram o marítimo e o aéreo

Já se tratando de portos, os que mais se destacaram nos Estados Unidos em 2021 foram:

  1. Porto de Houston;
  2. Porto de Jacksonville-FL;
  3. Porto de Norfolk;
  4. Portos de  Nova York.

Já os aeroportos americanos com maior movimentação de carga são:

  1. Aeroporto Internacional de Dallas / Fort Worth (DFW), Texas;
  2. Aeroporto Internacional JFK (JFK), Nova York;
  3. Cincinnati / Northern Kentucky International Airport (CVG), Ohio;
  4. Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), Califórnia.

Desafios na logística norte americana

Congestionamentos e atrasos

Assim como ao redor do mundo, a logística portuária dos Estados Unidos também enfrenta dificuldades. Em razão da pandemia e do aumento da demanda do comércio internacional, os portos norte-americanos estão cada vez mais congestionados. 

Os navios levam mais tempo para atracar, o que causa uma reação em cadeia: há muitos contêineres chegando, mas a falta de espaço nos armazéns e terminais não permite que eles sejam descarregados imediatamente. 

“As chances de sua embarcação chegar a tempo são de cerca de 40%, quando era de 80% no ano passado”, afirma Bob Biesterfeld, CEO da C.H. Robinson Worldwide, Inc. (uma das maiores empresas logísticas americanas), para a CNN Business.

Além do congestionamento, há uma outra questão que piora essa situação: a falta de motoristas de caminhão para levar as mercadorias para o consumidor ou importador. 

Dados da American Truck Associations (ATA) mostram que seria necessário contratar cerca de 1.1 milhão de motoristas para suprir a falta de profissionais para os próximos 10 anos. 

Esse problema está afetando a distribuição de combustível, uma vez que ele não é entregue a tempo nos aeroportos e o resultado disso é o atraso e cancelamento de voos, tanto no transporte comercial como nos de carga. 

Frete Internacional: China – Estados Unidos

Por muito tempo a China e os Estados Unidos viveram uma guerra comercial. Atualmente eles também são grandes parceiros comerciais e são interdependentes, por esse motivo hoje enfrentam um desafio muito maior do que as retaliações sofridas anteriormente: o valor do frete internacional.

No início de agosto, a tarifa da rota China (costa leste) – Estados Unidos (costa oeste), registrou um recorde histórico. Desde o início da história da utilização de contêineres, o valor nunca foi tão caro.

A temporada de compras americanas (Black Friday e Natal) mantém as importações ainda mais necessárias. Porém, em 2021, além do aumento nos surtos da variedade delta da COVID-19, importadores americanos precisarão enfrentar portos fechados e adversidades climáticas

Observa-se que eles já estejam buscando estratégias que variam desde aumentar o número de contratos com empresas de navegação a comunicar o cliente final uma possível falta de produtos. 

Leia mais: Paralisação em Ningbo: como isso afeta o Brasil e o mundo?

Em entrevista para CNBC (Consumer News and Business Channel), Hua Joo, consultor executivo da consultoria de pesquisa Alphaliner afirmou que:

“Os navios só podem ser operados de forma lucrativa em negócios onde as taxas de frete são mais altas, e é por isso que a capacidade está mudando, principalmente para os EUA”.

Leia mais: A importância da Inteligência de Mercado no Comércio Exterior

Tendências de mercado 

Tanto os Estados Unidos quanto o Brasil podem perceber que as importações com origem na China, além de mais demoradas que o normal, estão ainda mais caras. 

O motivo pelo qual acredita-se existir uma forte tendência de mercado para a chamada interregionalidade, que ocorre quando o comércio internacional se dá dentro de determinadas regiões, da qual Brasil e a América Latina podem se beneficiar com importações provenientes dos Estados Unidos e vice-versa.

As companhias de navegação não preveem uma melhora repentina dos custos de frete, tampouco para a organização da cadeia logística internacional. 

É possível perceber que a crise não se limita ao Brasil, mas está presente em todo o cenário mundial. Por esse motivo, é de extrema importância estudar e analisar dados para encontrar alternativas inteligentes para sua importação ou exportação. 

Quer saber como importar dos Estados Unidos?

A Logcomex preparou um guia completo explicando o passo a passo de como importar dos Estados Unidos. Ficou interessado? Preenche o formulário abaixo e faça um download gratuito.