Saiba como ter mais assertividade ao prospectar clientes na importação

Qual é o segredo para ter uma vantagem competitiva maior na hora de prospectar clientes? Seguir uma fórmula pronta não é eficaz e, por isso, um fator é essencial para estar à frente dos concorrentes: informação. A inteligência de mercado é uma arma poderosa para se utilizar na sua estratégia empresarial.

Ter sucesso nas vendas tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Com o constante progresso da tecnologia e da inovação, surgem novos modelos de negócio e é preciso elevar a régua para conquistar a maior fatia do mercado.

Fazer isso sem o auxílio de dados e de recursos tecnológicos é muito mais complexo. Desde a criação dos primeiros sistemas de CRM (Customer Relationship Management), as soluções para prospecção de novos clientes só evoluíram.

Além disso, mais do que gerenciar clientes, é preciso entender as tendências e o comportamento do mercado, conhecer a fundo os clientes atuais e os clientes em potencial, além de cultivar uma busca contínua pela compreensão do seu segmento de atuação. 

Por que usar tecnologia para prospectar clientes na importação?

É preciso muito mais do que um conhecimento completo da sua empresa ou produto. E, para isso, é essencial olhar para fora, com suporte da tecnologia. Afinal, quando as oportunidades estão claras e identificadas pela equipe de vendas, a abordagem com certeza é muito mais assertiva.

Como vantagem, há a economia do tempo da equipe e muitos outros benefícios. Entre eles, estão a identificação mais eficaz de gatilhos de vendas e de clientes em potencial. 

Como usar a tecnologia para prospectar clientes na importação?

Para aproveitar o potencial que a tecnologia oferece, é preciso aliar soluções de ponta, análises estratégicas e uma equipe que seja capaz de interpretar as informações disponíveis. 

Aperfeiçoar o conhecimento por meio dos dados e fundi-lo com a estratégia da empresa é extremamente importante. Por isso, é preciso que o posicionamento de mercado e objetivos estejam muito bem estabelecidos. 

Outro ponto indispensável é a necessidade de se ter um planejamento e KPIs bem definidos. Para que isso seja possível, os dados precisam estar estruturados e fáceis de serem interpretados. Ter uma ferramenta tecnológica que ofereça uma visão completa do mercado é essencial.

Leia mais: Indicadores KPI para o Comércio Exterior

Ferramentas: soluções de estudo de mercado na importação

A principal tendência para o futuro, especialmente no comércio exterior, é o uso da tecnologia para estudo de mercado e a análise de informações para gerenciar os processos de importação de ponta a ponta.

A Logcomex, provedora de soluções e aplicações para toda a cadeia do segmento, dispõe de uma plataforma completa para apoiar a prospecção de clientes de importação.

A plataforma oferece uma ampla visão do mercado de importação, com as informações de market share.

Leia mais: Software de Comex: conheça os benefícios

Com ela, é possível pesquisar o mercado de um produto específico e, com base nas informações apresentados, captar novos clientes.

Entre os principais recursos que a plataforma oferece, os dashboards possibilitam a análise dos principais importadores do mercado.

Esses dashboards também mostram o cenário da importação ao longo do tempo e oferecem o ranking das principais unidades de desembaraço e NCMs. Além disso, a plataforma oferece os valores FOB para análises mais detalhadas.

Quer saber as tendências do mercado de comércio exterior?

A Logcomex preparou um estudo rico mostrando quais serão as tendências para o comércio exterior nos próximos meses. Preencha o formulário abaixo e faça o download gratuito!