Por que automatizar a liberação de carga na importação?

Em qualquer segmento, a utilização da tecnologia é imprescindível para automatizar processos e auxiliar nas tomadas de decisão. Da mesma forma, as operações de comércio exterior também podem ser muito beneficiadas com o uso de soluções tecnológicas. Uma delas é a liberação de carga na importação.

Confira, neste artigo, mais informações sobre a automatização dos processos de importação. Vamos lá?

Por que precisamos automatizar?

Imagine um mundo que não dependa de trabalhos manuais, repetitivos, mecânicos e um tanto quanto burocráticos. Nele, todas as falhas humanas — como falta de atenção e demora — podem ser eliminadas quase que por completo.

Parece impossível, não é mesmo? 

Porém, com a tecnologia disponível atualmente, já é possível automatizar boa parte das tarefas mecânicas e rotineiras. Inclusive no comércio exterior. 

Com isso, acaba sobrando mais tempo para focar no que realmente interessa: no core business do seu negócio.

Leia mais: 5 motivos para automatizar Seus Processos

Quais as vantagens de automatizar os processos de importação?

São várias as vantagens de se automatizar os processos no comex, principalmente no que diz respeito à liberação de cargas na importação.

Entre elas, podemos citar:

  • Diminuição do tempo do processo
  • Menor incidência de erros
  • Garantia de qualidade
  • Redução de mão-de-obra
  • Melhora no tempo e qualidade de resposta para atendimento ao cliente
  • Informações atualizadas 24h por dia.

Bastante coisa, não é? Além disso, também podemos destacar os seguintes benefícios:

Aumento da assertividade

Como todo e qualquer ser humano, estamos suscetíveis a erros, tanto por falta de atenção quanto por falta de conhecimento. 

Além disso, existe um número limitado de processos que conseguimos executar em determinado período e tal performance varia de acordo com diversos fatores. Afinal: somos humanos! 

Ao automatizar a liberação de cargas na importação, isso deixa de ser um problema, uma vez que a automação seguirá um padrão pré-estabelecido.

Com ela, o robô lerá as informações e toda a documentação que está em outros sistemas para alimentar a si próprio, sem a intervenção humana.

Por exemplo, na hora de consultar um Conhecimento Eletrônico (CE), cuja conferência é importantíssima para o registro da Declaração de Importação (DI).

Mas, para isso, é necessário um sistema bem parametrizado capaz de atender às necessidades reais e cotidianas do setor.

Leia mais: Portos Automatizados

Diminuir tempo por processo

Qual empresa não precisa ganhar tempo, não é mesmo? Ou melhor: deixar de perder tempo.

Com as automatizações funcionando perfeitamente é possível economizar o tempo direcionado a trabalhos repetitivos e manuais.

Como é o caso da liberação de carga na importação, as consultas e análises de CE. Elas exigem tempo conferindo peso bruto, NCMs, consignatário, etc.

E é o próprio negócio que tende a ganhar com isso, permitindo focar naquilo que impulsiona o crescimento saudável da empresa, como definição de estratégias e melhorias.

Otimização de mão de obra

Automatizar a liberação de carga na importação também otimiza a mão-de-obra que seria empregada no processo.

Para um terminal alfandegado, por exemplo, já é possível automatizar a consulta de status de processos ou novas Ordens de Serviço.

O que reduz a necessidade de atenção dos profissionais para que fiquem apenas atualizando a tela, só com o objetivo de checar se há novidades. 

Até porque mesmo nessa checagem manual existe a possibilidade de ocorrência de erros ou de algo solicitado ficar para trás.

Sem contar que a otimização da mão-de-obra permite o direcionamento da equipe para tarefas mais estratégicas. Afinal, não há a necessidade de realizar afazeres mais operacionais.

Atualização automática 24 horas

Robôs podem trabalhar 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias ao ano. Isso significa que não será necessário esperar para ter acesso às informações. 

Até mesmo consultar canal de parametrização de DI, horários de carregamento, de vistoria, a liberação de carga na importação após o desembaraço fica mais simples. 

Com a automatização, você tem tudo isso em um clique.

Redução de custos

Menos pessoas realizando serviço “braçal” reduz o número de equipamentos exigidos para a execução do trabalho, que deixarão de ser necessários.

Sem contar a redução dos temíveis erros passíveis de multas. Menos erros significam menos dinheiro saindo desnecessariamente.

Automatize seu processo de liberação de carga

Até aqui você pôde acompanhar a importância de automatizar os processos e garantir mais eficiência operacional na liberação de cargas com o apoio de tecnologia de ponta — como a automação da Logcomex.

Desenvolvida com tecnologia de ponta, a solução da Logcomex possui integração com os sistemas da Receita Federal e dos órgãos anuentes.

O que permite que você obtenha — em um único local e atualizadas em tempo real — as principais informações sobre sua operação em poucos minutos.

Assim, você e a sua equipe não precisam mais gastar horas entrando em cada site correspondente em busca das informações que nem sempre são atualizadas em tempo hábil. 

Com a automação da liberação de carga, você compartilha os dados dos embarques com os seus clientes, ganha vantagem competitiva e amplia a sua capacidade de movimentação de cargas.

Quer saber mais sobre como otimizar a sua operação com a solução de automação da Logcomex? Clique aqui e fale com nossos especialistas.