contêiner

Conheça os principais tipos de contêiner e suas características

O contêiner é muito utilizado no comércio internacional. Ele facilita o processo logístico, descomplica a movimentação, ajuda na economia de tempo e evita extravios e danos às suas cargas.

Existem diversos tipos de containers para que sua carga seja transportada da melhor forma possível. Todos seguem uma padronização com material de aço específico para sua construção, por conta disso, são resistentes e duráveis.

Neste artigo trouxemos para você os principais modelos. Confira abaixo:

1) Dry Box

O Dry Box é o container mais tradicional. Voltado para o transporte de cargas secas, como alimentos não perecíveis. Geralmente é ventilado, para que não haja retenção de calor. A carga e descarga podem ser feitas por duas portas traseiras.

Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (cerca de 6 metros) e 40 pés (cerca de 12 metros).

2) High Cube

O High Cube é usado para transportar grandes quantidades de mercadorias, possui altura externa e interna mais alta, e é indicado para projetos customizados.

Ele é disponibilizado na dimensão de 40 pés (cerca de 12 metros).

3) Graneleiro Dry

O Contêiner Graneleiro é revestido em sua parte interna e usado para transportar grãos e sementes.
Ele é disponibilizado na dimensão de 20 pés (cerca de 6 metros).

4) Open Top

O Open Top possui como diferencial sua parte superior que é composta por peças removíveis ou descartáveis cobertas por lona. Este modelo é ideal para o transporte de cargas pesadas e maiores, como máquinas de grande porte.

Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (cerca de 6 metros) e 40 pés (cerca de 12 metros).

➡️ Leia mais: Redestinação de Container: o que é? Quais os benefícios?

5) Open Side

O modelo Open Side tem as mesmas características do Open Top com a diferença de que a abertura é em uma das laterais, e não na parte superior do container. Ideal para cargas com laterais excessivas ou transporte de cargas vivas. Proporciona mais facilidade no processo de estufagem.

6) Reefer

O Reefer (refrigerado) tem o diferencial de contar com um revestimento térmico e equipamentos de refrigeração, desta forma, se torna ideal para transporte de cargas perecíveis que necessitam de conservação, como: carnes, peixes, frutas e outros.

Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (cerca de 6 metros) e 40 pés (cerca de 12 metros).

7) Tanque

Este container é utilizado para transportar líquidos e gases. Por conta da carga transportada, o Tanque é revestido e equipado por vários mecanismos de segurança e construído dentro de normas rigorosas, das quais, diminuem extremamente o risco de acidentes em casos de produtos químicos perigosos.

8) Flat Rack

Utilizado para transporte de cargas pesadas, compridas ou de formatos irregulares, que costumam exceder o tamanho padrão dos demais containers. Indicados para transporte de tubos, bobinas, máquinas, entre outros.

Ele é disponibilizado em duas dimensões: 20 pés (cerca de 6 metros) e 40 pés (cerca de 12 metros).

Como apresentamos existem diversos tipos de containers, para diversas situações. Com a escolha correta você garante a segurança de sua carga.

Você sabia que com a LogComex você tem como monitorar sua carga no cenário de transporte internacional? Confira clicando aqui.

➡️ Leia mais: Demurrage de Contêiner, o que é e como a tecnologia pode evitar esse prejuízo?