Nova embarcação da COSCO para 20.000 TEUs é o primeiro a receber certificado AL3.

O MV COSCO ShippingAries, entregue ao COSCOS ontem (16), é a primeira embarcação de contêineres a receber o Cyber AL3 Secure Perform, da Lloyd’s Register (CES) para o sistema de gerenciamento de energia. O navio foi construído pela Nantong COSCOS KHI Ship Engineering Co. LTD (NACKS).

Através de avanços recentes em TI e Tecnologia Operacional, os “sistemas habilitados para cyber” são considerados sistemas instalados a bordo de navios que podem ser monitorados e/ou controlados de forma remota ou autônoma, com ou sem tripulação a bordo.

O Nível de Acessibilidade (AL) 3 é definido pelo Lloyd’s Register (LR) como acesso cibernético para monitoramento e controle autônomo, com permissão onboard necessária e substituição a bordo possível.

A versão revisada do procedimento ShipRight dos navios habilitados para Cyber LR, emitida em dezembro de 2017, fornece um AL para acesso autônimo ao sistema. Isso varia desde o AL0 – apenas de informação, sem acesso, AL1 – acesso manual e acesso cibernético, AL2 – monitoramento remoto ou autônomo, até AL5 – monitoramento e controle autônomo, sem permissão onboard necessária.

A funcionalidade dos sistemas habilitados para cyber pode variar de monitoramento remoto simples com uma tripulação a bordo até um navio totalmente autônomo sem tripulação. Consequentemente a avaliação desses sistemas precisa de uma abordagem que encontre riscos introduzidos pela habilitação cibernética, e diminua os riscos associados.

Shi Yongxin, Gerente Geral da COSCO Shipping disse: “O MV COSCO Shipping Aries é o primeiro navio de contêineres com capacidade para 20mil TEUs e cerca de 300m de comprimento, construído no estaleiro chinês de propriedade da COSCO Shipping Container Lines.

Não é apenas uma das maiores embarcações para contêineres do mundo, mas também um navio com funções cibernéticas de ponta. Nós sempre atribuímos grande importância à frota de navios com certificado cibernético para melhorar a gestão da frota, reduzir o consumo de energia e controlar as emissões. A Lloyd’s Register possui excelentes resultados de pesquisa e requisitos bem estabelecidos para liberar um navio cyber.

No entanto, durante a construção do Aries, tivemos a sorte de ter o grande apoio da LR e, conseguindo assegurar que o sistema pudesse ser certificado no prazo, e estamos muito satisfeitos por trabalhar em um projeto tão inovador.”

Enquanto isso, torcemos para que projetos tão inovadores quanto sejam desenvolvidos e implementados, prezando sempre pela segurança na operação, agilidade na entrega, e facilitando o tracking; resultando no aumento das vendas qualificadas e novas oportunidades de negócios. Conheça a plataforma de Big Data da LogComex e aumente suas vendas imediatamente.