Importações e exportações do porto de Itajaí

Além da Portonave (na outra margem do Rio Itajaí-Açu, na cidade de Navegantes/SC), o Porto de Itajaí é uma das principais opções para os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina. 

Sua localização estratégica, moderna infraestrutura e mão de obra qualificada são os diferenciais que fazem do complexo um dos mais importantes no país.

Sobre o Porto de Itajaí 

Historicamente, os primeiros fundamentos do Porto de Itajaí começaram em 1914. Porém, somente em 1966 é que de fato e oficialmente o terminal veio a ser um Porto Organizado (através do Decreto 58.780/66, que também criou a Junta Administrativa do Porto de Itajaí (JAPI), responsável pela gestão e operação das atividades portuárias). 

Sua administração é uma parceria público-privada em que a autoridade portuária é delegada ao município de Itajaí e exercida pela Superintendência do Porto de Itajaí, autarquia municipal criada em 2000, e pelo terminal privado APM Terminals (do Grupo Maersk), que possui maior movimentação e importância, em termos financeiros e estatísticos.

Sua localização no centro da cidade de Itajaí/SC, próximo dos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil, distante poucos quilômetros das rodovias BR-101 e BR-470, o coloca no centro da Região Sul, englobando, num raio de aproximadamente 600 quilômetros, as capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de importantes municípios nestes quatro estados.

Estrutura portuária

A estrutura portuária fica na margem direita do Rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 quilômetros de sua foz e tem aproximadamente 14 metros de profundidade.

Na parte pública conta com dois berços de atracação de 500 metros de extensão, pátios asfaltados e alfandegados com o total de 60 mil metros quadrados e um retroporto alfandegado asfaltado de 25,5 mil metros quadrados.

Além disso, possui um píer turístico com um berço de atracação com 78 metros de comprimento e dois dolfins de amarração (uma espécie de extensão do ancoradouro), com distância entre si de 217 metros.

Já a APM Terminals Itajaí, que fica em uma área contígua ao Porto Público de Itajaí, possui dois berços de atracação com a extensão de 535 metros de extensão, uma área de 75 mil metros quadrados para armazenagem de contêineres e 744 tomadas para contêineres reefer.

Além disso, possui um armazém com 1,5 mil metros quadrados, dois portêineres do tipo twin-lift para operações de navios com capacidade de até 7 mil TEUs (lembrando que 1 TEU é igual a um contêiner de 20 pés), três guindastes com capacidade de 100 toneladas brutas e dois guindastes com capacidade de 140 toneladas brutas.

Em ambos, o tamanho máximo de navios que podem operar é de 350 metros de comprimento no período diurno e 306 metros de comprimento no período noturno.

Os principais armadores que utilizam o Porto de Itajaí, em conjunto com a APM Terminals são, em ordem de movimentação, Maersk, Hamburg Sud e CMA CGM, acompanhados de longe por COSCO, ONE, Hapag Lloyd e PIL, conforme aponta o gráfico abaixo:

Importações e Exportações do Porto de Itajaí

Focado em cargas gerais conteinerizadas, o Porto de Itajaí faz parte do complexo portuário de mesmo nome, que ocupa hoje a segunda colocação em movimentação de contêineres.

Importações do Porto de Itajaí 

Entre janeiro e maio de 2022, foram importados US$ 6 bilhões. Os três principais países de origem foram a China, Estados Unidos e Alemanha. A principais unidades federativas foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Os principais produtos importados foram Células Solares, Veículos Espaciais, Células Fotovoltaicas, Conversores Elétricos Estáticos e Copolímeros de etileno e alfa-olefina, de densidade inferior a 0,94.

Exportações do Porto de Itajaí

No mesmo período, foram exportados US$ 4 bilhões saindo do complexo portuário. Os principais produtos foram carne de frango, carne de porco, tabaco, madeira e carne de boi. Os principais países de destino foram Estados Unidos, China e México.

Os principais estados de origem foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Quer saber tudo sobre o porto de Santos?

Um dos maiores portos do mundo, o Porto de Santos é essencial para o comércio exterior brasileiro. A Logcomex preparou um guia completo sobre o complexo portuário, com dados detalhados sobre sua origem, funcionamento, operação e movimentação. Quer conferir? Preencha o formulário abaixo e leia o material na íntegra gratuitamente.