Primeiro balanço do VTMIS no Porto de Vitória é positivo

Após o período de implantação, em setembro de 2017, a Coordenação de Gestão do Sistema de Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) divulga o primeiro balanço dos últimos três meses do ano. A avaliação é positiva. O Porto de Vitória é o primeiro porto público a operar com o VTMIS.

De outubro a dezembro de 2017 o VTMIS prestou assistência aos navios, evitando acidentes marítimos; acionou os órgãos responsáveis por auxílio; transmitiu informações de tráfego aos comandantes para controle de situações e atendeu pedidos de socorro às embarcações próximas dos fatos ocorridos.

Com a atuação rápida e eficiente foram evitadas perdas de vidas humanas no mar e houve o incremento da segurança da navegação na área de responsabilidade. Sobre os incidentes, o sistema registrou e pediu auxílio para os casos de falhas nos motores de embarcações de pesca e de uma embarcação Valemax.

Somando todas as ações de controle do tráfego marítimo na área de abrangência do VTMIS foram mais de 38 mil registros, nos últimos três meses de 2017. Foram situações de atracação e desatracação de navios, fundeio e outras movimentações.

O que é?

O VTMIS, sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System, tem como função a melhoria na eficiência da movimentação de cargas, utilização dos recursos e infraestrutura do Porto de Vitória, além da organização do tráfego aquaviário na área de fundeio e no canal de acesso.

O sistema também visa a segurança da navegação e proteção do meio ambiente nas áreas de intensa movimentação de embarcações ou riscos de acidente. O sistema está sob a responsabilidade do Capitão de Mar e Guerra da reserva, que responde pela Coordenação de VTS do Porto de Vitória, Agostinho Sobral.

Fonte: Coordenação de Comunicação da Codesa